quais os exames necessários para o tratamento da tiroide?

3 respostas
quais os exames necessários para o tratamento da tiroide?
A Tireoide pode ser sede de diversos tipos de doença.
Pelo que vi em sua pergunta, entendo que deseja saber sobre os exames necessários para poder se preparar para uma tireoidectomia total.
Cada situação é única, logo os exames podem variar.
Mas alguns são bem comuns de serem pedidos pelos especialistas.
De modo geral solicitamos exames de sangue (hormônios, anticorpos para avaliar tireoidite, hemograma, entre outros), eletrocardiograma e radiografia do tórax, para termos uma ideia geral sobre a saúde do paciente.
A realização da laringoscopia, para se avaliar as pregas vocais, também é recomendada muitas vezes.
Se for um caso de câncer de tireoide, a ultrassonografia cervical é importante para avaliação completa do pescoço.
O cirurgião de cabeça e pescoço e o endocrinologista deverão contribuir no preparo cuidadoso e bem feito.
Um excelente tratamento!

Olá!

Sua pergunta ainda é muito vasta.. a resposta ainda é: Depende!
Se as alterações da tireoide são funcionais: alterações dos hormônios, os exames para acompanhamento e eventualmente durante o tratamento, são exames de sangue: TSH, T4livre, T4 total e T3 para avaliar outras disfunções, bem como a dosagem de anticorpos antiperoxidade e antitireglobulina e eventualmente o TRAB que podem ser úteis dependendo de qual é a doença tireoideana.
Se as alterações são anatômicas: nódulos de tireoide, aumento ou diminuição, além destes exames de sangue, geralmente são pedidos ultrassonografia com ou sem doppler e até biópsia aspirativa dependendo das características dos nódulos.
Assim, respondendo sua pergunta, para decidir quais são os exames, é necessário consultar um especialista na área e avaliar caso a caso o porquê e para que cada exame.
Consulte um Cirurgião de Cabeça e Pescoço ou um Endocrinologista para esta avaliação.
Espero ter ajudado!
Os exames necessários após uma tireoidectomia total para acompanhamento são os exames para avaliar função tireoideana (tsh é t4 livre), no entanto, dependendo do motivo da tireoidectomia podem ser necessários outros exames como tireoglobulina, antitireoglobulina, ultra-sonografia de pescoço e exames para avaliar complicações da cirurgia como alterações do cálcio. Procure seu endocrinologista para acompanhamento. À disposição.