Quais os perigos da Perlutan e do Diane 35, para transexuais femininas, que fazem terapia hormonal?

4 respostas
Quais os perigos da Perlutan e do Diane 35, para transexuais femininas, que fazem terapia hormonal?
Olá. Nunca inicie um anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose.
O Perlutan e o Diane são anticoncepcionais e não as melhores medicações para a terapia hormonal.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Veja a melhor medicação para você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto o Perlutan e o Diane tem estrógenos de alto efeito trombogênico - enantato de estradiol 10 mg e etinilestradiol 0,035 mg respectivamente, ou seja, usuárias dessas medicações tem maior chance de trombose se compararmos com as que usam estrógenos de menor efeito, como o valerato de estradiol.
Além disso, ambos tem derivados de progesterona na sua composição- no caso do Diane, que tem ciproterona, poderia até auxiliar no processo de feminização, caso não seja operada, já que bloqueia a ação da testosterona. Mas no caso do Perlutan, que tem a algestona alcetofenida, além de não trazer benefícios no processo de feminização, o uso crônico poderia aumentar o risco cardiovascular e o risco de câncer de mama.
O perlutan possui em sua composição tanto estrogênio quanto progesterona assim como o diane 35. Não há indicação de resposicao de progesterona na mulher transgênero, além de aumentar risco de trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar, AVC. Dados estes respaldados pela diretriz americana de transgêneros. A via mais segura é a via tópica em gel ou adesivo do estrogênio.
Atenciosamente.
Acredito que os colegas médicos possuem um parecer técnico pertinente quanto aos riscos da composição química, dentro do organismo, que pode responder cada qual distintamente.
Quanto a questões das consequências emocionais, por inúmeras variáveis, pode seu organismo, supostamente, reagir aos efeitos colaterais do tratamento químico. Portanto, seu emocional pode ser afetando de modo singular. Indicar-lhe-ei, paralelamente aos fármacos, o trabalho psico-terapêutico.

Atenciosamente.

Flávia Almeida

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.