Quais os principais sintomas da hérnia de disco?

5 respostas
Quais os principais sintomas da hérnia de disco?
Dra. Luciana dos Passos e Silva
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Porto Alegre
A maioria das hérnias discais são assintomáticas e quando os sintomas aparecem, na maioria das vezes, o quadro já é bastante avançado.
Sintomas como dor localizada aos movimentos, sensação de travamento da coluna e dores irradiadas para braços e pernas são os mais comuns. Outros sintomas como falta de ar, dor abdominal, disfunção intestinal e perda de força muscular sem motivo também são sintomas prevalentes nos casos de hérnias discais.
É importante consultar um neurologista para descartar os diagnósticos diferenciais. O melhor exame de imagem para detectar disfunções discais é a ressonância magnética nuclear que permite um diagnóstico preciso e precoce, facilitando a intervenção terapêutica e evitando complicações.

Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Ginecologista
Cotia
A hernia de disco as vezes provoca muitas dores, o tratamento com acupuntura e a fitoterapia muitas das vezes resolve o problema.
Dr. Paulo Henrique C. Araujo
Fisioterapeuta
Goiânia
Gostaria de colocar que a HÉRNIA DISCAL é anunciada como grande vilã para todas as dores anteriormente citadas, contudo vale dizer para os pacientes que uma vértebra em disfunção de movimento é sempre esquecida pelos profissionais de saúde.
A hérnia quando está comprometendo a saúde do paciente, irá gerar perda de força devido a posição que ocupa no canal medular, ou seja, está mais próximo da raiz motora, e por isso este deve ser um quadro onde o paciente deve correr para o Médico, pois pode já ser um caso cirúrgico emergencial.
A hérnia pode ser um dos fatores que colaboram para as dores sim, mas deveríamos atentar também para a vértebra que pode ser em muitos casos a verdadeira vilã no quadro de dor dos pacientes mesmo na presença das hérnias ...
Porque então que: tratar apenas a hérnia, muitas vezes geram casos de insucesso!?!
Procure um Osteopata! O profissional de saúde que trabalha com a disfunção de movimento vertebral.
Dr. Luciano Pellegrino
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Uma grande parte das hérnias de disco são assintomáticas, isto é, são achadas em exames complementares e não causam sintomas ao paciente. Nem sempre a presença de hérnia corresponde a dor do paciente.
Quando a hérnia de disco leva a sintomas, os principais são dor na coluna vertebral e até dor irradiada para algum membro (braço ou perna, dependendo da localização da hérnia). Além da dor, pode também causar alguns sintomas neurológicos como amortecimentos e formigamentos no membro e até perda da força muscular.
O ideal é sempre procurar uma avaliação médica ao ter qualquer tipo de sintoma doloroso. Dessa forma, é possível realizar um diagnóstico precoce e um tratamento mais efetivo.
Dr. Andre Torres
Fisioterapeuta, Quiropraxista
Rio Branco
Além de tudo que foi citado pelos colegas dependendo da extensão da hérnia discal e do nível da coluna em que ela esteja pode-se ter sintomas viscerais como uma gastrite, problemas intestinais, no homem pode até comprometer a ereção se houver compressão nervosa significativa. Procure um especialista e com certeza terá ajuda.

Especialistas

Jailson Franco Freitas

Jailson Franco Freitas

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

André Meireles Borba

André Meireles Borba

Neurocirurgião

Brasília

Thiago Pedro Alves

Thiago Pedro Alves

Ortopedista - traumatologista

Caruaru

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Francisco Bottino

Francisco Bottino

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 644 perguntas sobre Hérnia de disco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.