Quais os riscos da simpatectomia? Sofro também de bromidrose, já não sei mais o que fazer, já usei

2 respostas
Quais os riscos da simpatectomia? Sofro também de bromidrose, já não sei mais o que fazer, já usei alguns medicamentos tópicos e a dermatologista me aconselhou a procurar um especialista. O que devo fazer?
Dr. Marcos Balieiro
Cirurgião torácico
Rio de Janeiro
Os riscos de uma simpatectomia estão inicialmente no prórpio ato anestésico. É um procedimento realizado sob anestesia geral. Das complicações cirúrgicas podemos destacar hemorragias, infecções, dor, dor crônica por inflamação de nervos intercostais, formação de pneumotórax ( entrada de ar na pleura e com compressão pulmonar e falta de ar). Ao bem da verdade essas complicações em mãos experientes, estatisticamente não passarão de 1%. A complicação mais temida é a sudorese compensatória, que dependendo dos níveis seccionados pode estar presente em até 90% dos casos. Em 30% dos casos ela costuma ser severa, comprometendo a qualidade de vida sobremaneira. Entretanto, se seccionarmos apenas um nível, o índice dessa complicação é quase desprezível. Logo a complicação de uma certa forma está diretamente relacionada com a técnica utilizada e com o distúrbio que o paciente tem. Se sua só nas mãos ou se sua nas mãos e axila, ou até mesmo em outras partes do corpo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Igor Renato Abreu
Cirurgião torácico
São Paulo
O tratamento da hiperidrose / bromidrose pode ser executado de 3 maneiras:

1) uso de medicamento oral: esta é uma alternativa não invasiva, indicada para pacientes que tenham contra indicação cirúrgica ou para aqueles que não querem operar. A grande desvantagem desta modalidade é que se o paciente interrompe o uso da medicação a sudorese volta.

2) aplicação de toxina botulínica: uma alternativa de tratamento pouco invasiva, eficaz, contudo o custo é elevado e a aplicação deve ser renovada periodicamente para que o efeito seja mantido.

3) tratamento cirúrgico: executado através de Simpatectomia torácica por vídeo. É um tratamento seguro, eficaz e definitivo. A desvantagem é o risco de desenvolvimento de hiperidrose compensatória pós operatória.

Além destas três modalidades terapêuticas eu particularmente tenho utilizado acupuntura como um tratamento complementar com uma boa aceitação entre os pacientes.

Especialistas

Tales Rubens de Nadai

Tales Rubens de Nadai

Cirurgião torácico

Bauru

Agendar uma visita
Sandino Ragnini Sá

Sandino Ragnini Sá

Cirurgião torácico

Florianópolis

Agendar uma visita
Rodrigo Pires de Souza Lima

Rodrigo Pires de Souza Lima

Cirurgião torácico, Endoscopista

Aracaju

Agendar uma visita
Cristiane Mignot Meyer

Cristiane Mignot Meyer

Cirurgião torácico

Curitiba

Agendar uma visita
Felipe Pagnoncelli Fachin

Felipe Pagnoncelli Fachin

Cirurgião torácico

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Airton Schneider

Airton Schneider

Cirurgião torácico

Canoas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 217 perguntas sobre Simpatectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.