Quais os sintomas de ataque de panico ?

9 respostas
Quais os sintomas de ataque de panico ?
Lembrando que os ataques de pânico devem ter um cuidado especial, procure ajuda profissional de um psiquiatra e psicólogo.

Os sintomas mais comuns do Ataque de Pânico são:
-Medo de Morrer
-Palpitações e taquicardia
-Sudorese
-Tremor ou abalos
- Sensação de sufocamento
-Medo de perder o controle
-Parestesias
-Calafrios ou ondas de calor
-Dificuldade para respirar
-Tonteira ou desequilíbrio
-Náuseas
-Desconforto Abdominal
-Dor no peito
Esses são os mais comuns, mas alguns pacientes relatam as vezes alguns outros.
O medo de morrer é um dos mais angustiantes, visto que alguns dos sintomas sugerem que o individuo está sofrendo um ataque cardíaco.
Qualquer pessoa pode ter um ataque de pânico dependendo das circunstâncias. O que é preocupante é o conjunto de sintomas que caracteriza a sindrome, onde precisa ser vista com maior atenção, e de preferência com um profissional capacitado.
Quem sofre de pânico além de sentir esses sintomas tendem a evitar situações comum do seu dia a dia prejudicando sua rotina e evoluindo os sintomas a cada fato não enfrentado ! Sozinho será difícil enfrentar os medos então procure ajuda profissional!
O que caracteriza o pânico é a forma abrupta que os sintomas aparecem. Os sintomas frequentes são: tonturas, boca seca, sufocamento, tremores, falta de ar, mal-estar na barriga ou no peito e taquicardia, além da forte sensação de que algo trágico está por acontecer (morte súbita/enlouquecimento). Procure ajuda profissional de um Psicólogo e de um Psiquiatra.
Sintomas comuns associados a um ataque de pânico incluem:batimentos cardíacos acelerados ou palpitações, falta de ar, sentindo como se estivesse engasgando, tontura (vertigem), náusea, sudorese ou arrepios, tremendo ou tremendo mudanças no estado mental, incluindo um sentimento de desrealização (sentimento de irrealidade) ou despersonalização (ser desapegado de si mesmo), dormência ou formigamento nas mãos ou pés, dor no peito ou aperto, temer que você morra.
Os sintomas de um ataque de pânico ocorrem frequentemente sem razão clara. Normalmente, os sintomas não são proporcionais ao nível de perigo existente no ambiente. Como esses ataques não podem ser previstos, eles podem afetar significativamente seu funcionamento.
O tratamento do transtorno do pânico concentra-se em reduzir ou eliminar seus sintomas. Isto é conseguido através da terapia com um profissional qualificado e, em alguns casos, medicação. A terapia tipicamente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC). Esta terapia ensina você a mudar seus pensamentos e ações para que você possa entender seus ataques e administrar seu medo.
Ajuda profissional é fundamental. Psiquiatras e psicólogos devem ser procurados.
Grande abraço,
Josué Wesley

O ataque de pânico se origina em um primeiro evento traumático, no qual o ser humano sentiu uma espécie de dor tão grande que se começa a ter medo de voltar a ter. Após esse acontecimento traumático, ele apresenta episódios súbitos de medo intenso, que desencadeiam reações físicas e emocionais severas, quando, normalmente, não há um perigo real ou aparente. Quer dizer, o homem que tem ataques de pânico carrega um peso emocional de um ou mais eventos traumáticos, esse peso se mostra presente em situações que possam lembrar de alguma forma esse evento, porém costumam ser situações que não apresentam perigos reais. Durante o ataque pode haver sensação de ameaça e perigo iminente, medo de perda de controle ou morte, frequência cardíaca rápida e pulsante, sudorese, tremor, falta de respiração, aperto na garganta, arrepios, ondas de calor, náusea, cólica abdominal, diarreia, dor no peito, dor de cabeça, tonturas, fraqueza, sensação de entorpecimento, formigamento, sensação de irrealidade ou alienação. A ocorrência repetida de ataques de pânico geralmente é um sintoma de transtorno de pânico. Se você tiver qualquer um desses problemas, ataque ou transtorno de pânico, considere procurar um psicólogo e psiquiatra.
O ataque de pânico é um pico de ansiedade, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, pode ser dores, desconfortos, enfim, o ataque se caracteriza pelo medo de morrer, ou seja a pessoa sente um desconforto e imagina que esta tento algo grave e que pode ou vai morrer, é comum elas irem a PS e la feito todos os exames nota se que não se tem nada. A psicoterapia pode auxiliar. Espero ter ajudado.
Boa noite, meus colegas já explicaram os possíveis sintomas do ataque de panico, o que posso sugerir é procurar um/uma profissional que trabalhe com EMDR ou Brainspotting que possa te ajudar a superar esse transtorno que complica bastante a vida da pessoa acometida. Para saber um pouco mais sobre estas duas linhas de trabalho terapêutico procure no youtube, tem muitos videos que mostram a eficacia dessas duas terapias. Espero ter ajudado.