Quais resultados a terapia ocupacional pode dar pra quem está com depressão grave unipolar?

3 respostas
Quais resultados a terapia ocupacional pode dar pra quem está com depressão grave unipolar?
Primeiro é necessário entender quem foi o profissional que diagnosticou, pois, dependendo da gravidade a psicoterapia deve ser realizada junto com antidepressivos. O resultado esperado é a melhora gradual do quadro do paciente. Att. Jenniffer Mendes.

A terapia ocupacional sempre está relacionada com a participação e desempenho nas ocupações. Caso a pessoa esteja com dificuldades de realizar certas atividades cotidianas devido à depressão grave é indicado procurar uma terapeuta ocupacional.
Numa observação ampla, a depressão grave unipolar vai apresentar sintomas que, muito provavelmente, estejam interferindo e impactando na vida cotidiana desse indivíduo, desde suas Atividades de Vida Diária (AVD) como por exemplo, higienização, vestir-se, alimentar-se, até as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), muitas relacionadas a autonomia e independência, a própria volição – que seria “a vontade”, o próprio humor para baixo, deprimido, que acabam reverberando no impedimento, muitas vezes, de “conseguir ter ânimo para fazer qualquer coisa”. Então, é interessante procurar um profissional de saúde mental como o Terapeuta Ocupacional, pois ele é o profissional habilitado e preparado para lidar com estas questões e auxiliar nos ajustes necessários nesta rotina. Fazer uma psicoterapia seria, também, uma boa estratégia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!