Quais sao as causas de uma pessoa ter desrealização?

27 respostas
Quais sao as causas de uma pessoa ter desrealização?
Olá! A desrealização é um sintoma psiquiátrico, cujas raízes não são plenamente compreendidas. Sabe-se que está presente em eventos pós-traumáticos, em mudanças de contextos ou pelo modo como a pessoa lida com a pressão no dia a dia.

Apesar dessa complicação quanto as suas raízes, seu tratamento é realizado a partir do trabalho conjunto da psicoterapia e do tratamento psiquiátrico.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.

Desrealização ou despersonalização são bastante comuns em transtornos de ansiedade, pode se apresentar juntamente com outros sintomas de ansiedade támbem, como taquicardia e falta de ar.
Porém a desrealização e despersonalização podem ser sintomas de outros transtornos, como transtornos dissociativos, por exemplo.
Esse tipo de sintomas costumam gerar bastante desconforto nos pacientes, um profissional de saúde pode ajudar você a identificar corretamente os sintomas e relacionar isso com um diagnóstico e tratamento apropriado.
Olá, a desrealização é um sintoma muito comum nos transtornos de ansiedade, principalmente nas crises de pânico, podendo ser acompanhada por outros sintomas físicos característicos das crises, como: falta de ar, taquicardia, tremor, náuseas e etc. Pode fazer parte de outros quadros psicológicos também, para um diagnóstico mais preciso procure por um Psicólogo, ele pode fazer o diagnóstico e avaliar a necessidade ou não de encaminhamento para um psiquiatra.
Fico à disposição.
Olá, o que se pensa sobre a desrealização é que possa ser um mecanismo de defesa e adaptação da pessoa frente ao seu sofrimento, ansiedade ou dor que lhe é insustentável fisicamente ou emocionalmente naquele momento. É como se fosse uma forma que a nossa mente encontrou de se desligar do mundo lá fora para reduzir algo que já não está sendo capaz de aguentar. Uma tentativa desesperada e desajeitada do nosso cérebro de nos proteger. Como nossa mente não para de funcionar quando esta desconexão acontece, o mundo parece abruptamente irreal e estranho, como se do nada você não fosse capaz de processar as informações, interagir ou perceber as coisas à sua volta. A desrealização é algo sério e traz muitos problemas e sofrimentos para quem a tem. Veja como seria para você procurar um psicólogo. Ele poderá lhe ajudar na sua situação e, caso veja necessidade, poderá também lhe encaminhar para um psiquiatra.
Olá! A desrealização pode surgir associado a pânico, ansiedade ou medo e fazem parte de sensações e sentimentos dissociados, ou seja, com sensação de estar "separada" do mundo e do próprio do corpo. Geralmente esta sensação é desencadeada devido a um forte estresse, depressão ou uso de drogas licitas/ilícita. O tratamento com medicação e psicoterapia são os indicados. Espero ter ajudado. Coloco-me a disposição!
As causas da pessoa ter desrealização são várias, conforme meus colegas apontaram. O que ficou em dúvida para mim é: o que é desrealização para essa pessoa? Porque o significado que a pessoa dá para isso é um caminho importante para entender as causas. Não adianta só olhar por um lado, é preciso considerar todo o contexto de vida da pessoa a fim de ter uma resposta personalizada e não generalizada - até porquê isso pode não ajudar nada e só deixar a pessoa mais preocupada ainda.
Olá, a desrealização quase sempre é causada por um estresse grave, ansiedade/ pânico/ medo com grande intensidade. Pessoas diagnosticadas com desrealização ou despersonalização sentem-se desligadas daquilo que as rodeiam e ficam apreensivas de ficarem loucas no momento que sofrem este transtorno. Esta sintomatologia é passageira, porém é necessário a procura de um psiquiatra e psicólogo para cuidar do que ocasionou este episódio dissociativo.
A desrealização é uma condição onde nos sentimos deslocados da realidade, como se o que estivéssemos vivendo não fosse real. Muitas vezes, ela pode vir acompanhado da despersonalização, condição onde nos sentimos desconectados de nós mesmos. A desrealização pode ter causas diversas desde condições de privados de sono, uso de drogas ou até em decorrência a exposição a violência e situações de risco de vida. Essa condição quando recorrente precisa ser investigada e acompanhada por médicos e psicólogos, pois a vivência recorrente da desrealização pode trazer prejuízos para a vida do paciente, além, de ser muito desagradável.
A percepção de desrealização ou despersonalização é um sintoma que pode ter a sua origem por uso de drogas alucinógenas, cansaço demasiado, privação de sono, estresse pós-traumático (pessoas que foram vítimas de abuso na infância, testemunharam cenas de violência), entre outras ocorrências. São sintomas extremamente angustiantes que dificultam ou incapacitam o paciente do exercício de suas atividades e rotinas diárias. É imprescindível a investigação a ser realizada por um profissional especializado, como psiquiatra e psicólogo.
Desrealizacao ou despersonalização é um transtorno psiquiátrico que tem múltiplas causas. Stress, depressão, traumas, uma vida difícil demais na infância, abusos físicos e psicológicos. Procure um
Psicólogo e um psiquiatra. Juntos farão um excelente trabalho.
Oi! Como está?
A desrealização é um sintoma presente em alguns transtornos, especialmente no Transtorno do Estresse Pós-Traumático e no Transtorno de Pânico. Todavia, também pode ocorrer em outros Transtornos Dissociativos e no Transtorno de Personalidade Borderline. É importante que você passe por uma consulta com um psiquiatra qualificado para averiguar quais são os outros sintomas associados e, consequentemente, determinar o quadro nosológico. Assim ele poderá prescrever o tratamento mais indicado - seja farmacoterapia isolada ou associada com psicoterapia. Não deixe de procurar ajuda especializada.
Atenciosamente,
Victor.
Bom dia!! É um sintoma que sim precisa ser avaliado por um profissional. Pode estar presente nos transtornos ansiosos ou depressivos. Busque ajuda.
A despersonalização e desrealização são sintomas psiquiátricos caracterizados respectivamente por uma sensação de desligamento do próprio corpo (como se a pessoa fosse uma observadora externa da própria vida) e por uma sensação de desligamento do ambiente onde está. Sensações temporárias de despersonalização ou desrealização são comuns, mas se for intensa e recorrente, pode se configurar como um transtorno mental. Suas causas podem estar associadas estresse ou traumas, mas é importante a avaliação de um especialista.
Boa noite!
A desrealização quase sempre é causada por um estresse , ansiedade, pânicos medo com grande intensidade.Não adianta só olhar por um lado, é preciso considerar todo o contexto de vida da pessoa a fim de ter uma resposta personalizada e não generalizada - até porquê isso pode não ajudar nada e só deixar a pessoa mais preocupada ainda.Procure um Psicólogo Clínico e inicie um tratamento sério que os resultados aparecerão no médio e longo prazos.
Olá. As causas para a pessoa não se sentir realizada podem ser muitas. É interessante procurar um psicólogo para investigar mais a fundo às causas. Atenciosamente.
Muitas vezes devido a trauma ou estresse.Ela também pode ocorrer como característica da Esquizofrenia ou de alguns Transtornos Dissociativos.
A desrealização é a sensação de sentir desconectado do ambiente onde a pessoa se encontra, e a despersonalização é a sensação de estar fora do próprio corpo, como se fosse um observador externo. A desrealização e/ou despersonalização podem fazer parte dos sintomas de um transtorno emocional como transtorno de ansiedade, ocorrer diante de uma crise de ansiedade sem que haja um transtorno específico, vivência de uma situação traumática ou estressante, pode também ser sintoma do transtorno de desrealização/despersonalização. Geralmente pessoas com histórico de traumas precoces como abusos (físico, sexual, emocional), negligência, perda repentina de um familiar próximo, ser testemunha de violência, dentre outros, têm uma predisposição aumentada a sofrer despersonalização e/ou desrealização. De qualquer forma é importante procurar um psicólogo ou psiquiatra que lhe ajude a entender e tratar a sua dificuldade de forma adequada.
Olá. A desrealização e a despersonalização são transtornos dissociativos que têm como principais sintomas a sensação persistente de estranheza, irrealidade, anestesia e separação do próprio corpo. Apesar dos sintomas, o paciente é capaz de separar a fantasia da realidade e se manter consciente.
Os transtornos podem surgir por diversos motivos e origens. Alguns deles são traumas vividos na infância, estresse pós-traumático, depressão, ansiedade e até uso de drogas ilícitas.
Recomendo que procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia e caso julgue necessário um psiquiatra para diagnostico e medicação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Boa tarde!
Geralmente surge quando sofremos de estresse grave como depressão, ansiedade e outros transtornos. Também pode acontecer que durante a infância a pessoa tenha sofrido abuso emocional ou negligência e até mesmo abuso físico.
Sessões com um psicólogo poderia lhe ajudar a investigar como esse processo acontece e lhe ajudar a descobrir como tratá-lo para que você consiga se ajustar.
Abraços.
Olá! As causas podem ser estresse, ansiedade e alguns outros transtornos. A sensação de estar com pessoas, lugares e achar que não são reais é um dos sintomas. Procure um psiquiatra e veja a necessidade de medicação e em seguida psicoterapia . Fique bem.
Olá! As causas para que alguém seja acometido por desrealização geralmente possuem relação com índices de estresse insuportáveis para quem os está sentindo. A desrealização vem quase como um mecanismo de preservação da psiquê, protegendo o indivíduo de vivenciar a dor psíquica em sua total abrangência. Isso explica porque a desrealização pode acontecer acompanhada de sintomas que envolvam amnésia e despersonalização.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 125
Oi, a desrealização pode surgir associada a pânico, ansiedade ou medo, estresse e depressão. É uma sensação de como estar "separada" do mundo e do próprio do corpo. Essa sensação
pode ser desencadeada por estresse, depressão ou uso de drogas licitas/ilícita. A frequencia de surge, a duração e intensidade pode variar. Dependendo de como é o quadro dela, será a forma de tratamento, tanto com o médico, como com o psicólogo.
Olá, espero encontrá-lo(a) bem! A desrrealização está presente em transtornos de ansiedade, mas suas causas precisam ser observadas por meio de uma avaliação psicológica. Somente assim, pode-se traçar um caminho objetivo e que atenda as suas demandas de maneira satisfatória. Não deixe de buscar um auxílio psicológico. Espero tê-lo(a) ajudado(a)! =)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 110
A desrealização pode ser causada por diversos fatores, incluindo ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos dissociativos, uso de substâncias, entre outros. Além disso, situações estressantes e traumáticas também podem desencadear a desrealização. É importante buscar ajuda profissional para identificar as causas específicas e receber o tratamento adequado. Espero ter colaborado com a sua dúvida!
Olá, pode estar relacionada a quadros de ansiedade, estresse pós-traumático, depressão e em casos menos, causas orgânicas.
A desrealização ou despersonalização se caracteriza por uma sensação persistente ou recorrente de desligamento do próprio corpo ou dos próprios processos mentais, como se a pessoa fosse um observador externo da sua vida (despersonalização) e/ou por uma sensação de desligamento do ambiente em que se encontra (desrealização). Causas para esses sintomas podem incluir estresse, ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou outros transtornos mentais. Além disso, algumas condições médicas e o uso de substâncias podem contribuir para esses sentimentos, além de fatorem ambientais como alterações no sono, alimentação ou rotina. É fundamental buscar um profissional para avaliar e conduzir o melhor tratamento.
A desrealização é um sintoma, oriundo de algum tipo de quadro que a pessoa esteja passando. É necessário avaliar a situação do indivíduo dentro um contexto geral (personalidade, relacionamentos e o cenário em que a pessoa está inserida).
Alguns casos podem ser reduzidos ou até mesmo suprimidos, sem necessidade de medicação, mas para sermos mais assertivos em qualquer "diagnóstico", é necessário pelo menos algumas sessões de psicoterapia pra saber qual a melhor conduta para o paciente.