Quais são as consequências do masking em mulheres autistas ?
3
respostas
Quais são as consequências do masking em mulheres autistas ?
O masking (camuflagem) em mulheres autistas pode causar exaustão emocional, ansiedade, depressão e baixa autoestima. O esforço constante para esconder suas dificuldades gera estresse crônico e sensação de desconexão consigo mesmas, dificultando o autoconhecimento e o acesso a suporte adequado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O masking em mulheres autistas pode causar exaustão mental, ansiedade, depressão, perda de identidade e atraso no diagnóstico.
O masking, ou camuflagem social, acontece quando a pessoa autista tenta esconder ou adaptar características naturais do seu jeito de pensar, sentir ou se comportar para parecer “mais socialmente aceita”. Muitas mulheres autistas aprendem isso desde cedo, observando outras pessoas, copiando expressões faciais, ensaiando conversas, forçando contato visual ou suprimindo comportamentos que ajudam na autorregulação. Embora isso possa ajudar em alguns contextos sociais, manter esse esforço por muito tempo pode gerar consequências emocionais e físicas. Entre as mais comuns estão cansaço mental intenso, sensação de estar sempre “atuando”, ansiedade, tristeza, perda da sensação de identidade e dificuldade de perceber os próprios limites e necessidades. Algumas pessoas também relatam sensação de solidão, mesmo estando socialmente inseridas, além de maior risco de esgotamento (burnout autista). Outro impacto importante é o atraso no diagnóstico, já que a camuflagem pode fazer com que sinais do autismo fiquem menos visíveis, dificultando o acesso a suporte adequado. Entender o masking não significa que a pessoa precise “parar de se adaptar”, mas sim que pode aprender a equilibrar adaptação social com respeito às próprias necessidades, energia e bem-estar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que ocorre com o processamento de ironia em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está associado ao canhotismo?
- Por que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm dificuldade com piadas?
- A dificuldade com pensamento abstrato é característica do Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) ?
- A dificuldade com pensamento abstrato é característica do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Quais os benefícios da abordagem ecológica para o paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o processamento figurativo?
- Quais são os objetivos da avaliação neuropsicológica funcional no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é comportamento socialmente inadequado de uma pessoa Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta a compreensão não literal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1099 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.