Quais são as diferenças entre a fluoxetina e a paroxetina para quadros ansiosos e depressivos?

3 respostas
Quais são as diferenças entre a fluoxetina e a paroxetina para quadros ansiosos e depressivos?
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
Os dois medicamentos são da mesma classe ISRS, atuando na inibição da SERT (receptor neurotransmissor), vamos dizer que essa seria a atuação principal dos ISRS.

Além disso, eles tem atuação secundária, atuando em outros neurotransmissores (transportadores/receptores), em outros processos enzimáticos.

Dessa forma, eles tem mecanismo de ação diferentes, processos enzimáticos diferentes, e respostas diferentes, mas a resposta principal seria a mesma.

Em geral, a fluoxetina tem um tempo de meia-vida longo e a paroxetina é geralmente considerada mais sedativa do que a fluoxetina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rochelle Affonso Marquetto
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Tanto a Fluoxetina como a Paroxetina são antidepressivos que atuam na Inibição da Recaptação de serotonina, porem eles tem diferenças em outros receptores. A Fluoxetina desinibe a liberação de dopamina e noradrenalina levando ao efeito energizante, redução da fadiga, melhora da concentração ( pode piorar a agitação insônia e a ansiedade). A Paroxetina tem uma ação anticolinérgica e muscarínica tendo efeitos mais tranquilizantes e sedativos. Existem outras opções de tratamento para ansiedade e depressão que podem ser mais adequadas.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Fluoxetina e paroxetina são ambos antidepressivos da classe dos ISRS (Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina), mas apresentam diferenças importantes que podem influenciar a escolha do medicamento para ansiedade e depressão.

A fluoxetina tende a ter efeito mais energizante, podendo ajudar pessoas com fadiga, apatia e depressão mais “lenta”, mas também pode causar mais insônia, agitação e ansiedade no início do tratamento. Tem meia-vida longa, o que significa que sai do organismo lentamente, facilitando a transição ou descontinuação sem sintomas de abstinência marcantes. É menos sedativa, portanto pode ser menos indicada se o problema principal for ansiedade intensa ou insônia.

A paroxetina, por outro lado, é mais sedativa e ansiolítica, podendo reduzir sintomas de agitação e ansiedade mais rapidamente, mas tem maior risco de ganho de peso, boca seca, constipação e sintomas de abstinência se interrompida abruptamente, devido à sua meia-vida curta. Também pode provocar sonolência, o que às vezes é útil para pacientes com ansiedade e insônia, mas menos indicado se o paciente precisa de mais energia durante o dia.

Demonstro preocupação com seu bem-estar: a escolha entre fluoxetina e paroxetina depende do quadro predominante (ansiedade, depressão, insônia, apatia), efeitos colaterais toleráveis e histórico médico. Por isso, apenas um psiquiatra pode definir qual é mais adequado para cada pessoa.

Especialistas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1131 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.