Quais são as situações de risco para fumar estão ligadas a determinantes intrapessoais e interpessoa

2 respostas
Quais são as situações de risco para fumar estão ligadas a determinantes intrapessoais e interpessoais ?
Olá, como vai? As situações de risco para fumar associadas a determinantes intrapessoais e interpessoais envolvem elementos ligados tanto ao mundo interno da pessoa quanto ao seu contexto relacional. No campo intrapessoal, incluem-se estados emocionais como ansiedade, tristeza, estresse ou tédio, que podem funcionar como gatilhos para a busca do cigarro como forma de autorregulação. Questões ligadas à autoestima, à percepção de autocontrole e ao manejo de frustrações também têm papel relevante, assim como hábitos e rotinas automáticas que associam o ato de fumar a determinados momentos do dia.

Já no âmbito interpessoal, destacam-se as interações sociais que favorecem ou estimulam o uso do tabaco. Estar em ambientes onde outras pessoas fumam, participar de encontros sociais em que o cigarro é um elemento comum, ou até mesmo a influência de pares e familiares que fumam, pode aumentar a probabilidade de recaída. Relações conflituosas ou estressantes também podem funcionar como contexto para retomar o comportamento, sobretudo quando o tabagismo se consolidou como uma estratégia de enfrentamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Situações de risco para fumar podem vir de fatores internos, como estresse, ansiedade ou tédio, e de fatores sociais, como conviver com fumantes, pressão de amigos ou eventos em que o cigarro está presente. Reconhecer esses gatilhos ajuda a prevenir recaídas.

Especialistas

Lai Shao Chi

Lai Shao Chi

Médico de família

Venâncio Aires

Jose Luna

Jose Luna

Médico de família, Homeopata

Rio Branco

Rodrigo Rodrigues Borato

Rodrigo Rodrigues Borato

Médico de família

Bom Despacho

Juliano Valeriano Rego de Paula

Juliano Valeriano Rego de Paula

Psiquiatra

Goiânia

Rafael Quintes Ducasble Gomes

Rafael Quintes Ducasble Gomes

Psiquiatra

Campinas

Airton Ferreira dos Santos Filho

Airton Ferreira dos Santos Filho

Psiquiatra

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Transtorno por uso de tabaco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.