Quais são os alimentos ricos em vitamina H? e quais suas funções?
Dra. Elisa Lerch
Dra. Elisa Lerch
Alergista, Nutricionista
Fortaleza
A Biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou Vitamina B8, é uma vitamina que funciona como uma coenzima, tendo importante função na produção de energia, participando do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Ela age diretamente na formação da pele, e tem como uma de suas funções neutralizar o colesterol.

A sua carência pode causar dermatite, pele seca e fina, alterações no sistema nervoso central, dores musculares, conjuntivite, aumento do colesterol, entre outros.

Dentre os alimentos fontes de biotina, podem ser citados: fígado de preferência orgânico, ovos inteiros, soja desidratada, amendoim, avelã, amêndoas, germe de trigo, aveia, acelga cozida, batata-doce, salmão, alguns vegetais, tais como couve-flor, ervilha, espinafre e frutas como banana, morango, melancia, mamão papaia e laranja.

O ideal é que você procure um profissional Nutricionista para lhe orientar melhor e elaborar uma dieta voltada para a sua real necessidade e tolerância.

 Dra. Andressa Oliveira da Silva Cordeiro
Dra. Andressa Oliveira da Silva Cordeiro
Nutricionista
Cachoeiro de Itapemirim
A biotina é uma vitamina sulfurada, muito importante como coenzima para metabolismo proteico, lipídico e energético do organismo. Além de ter funcionalidade na estética, como recuperação de unhas fracas e quebradiças. Suas principais fontes é gema de ovo, fígado de galinha, levedo de cerveja, e figado bovino.

 Andrea Ferrari
Andrea Ferrari
Nutricionista
Cotia
A Biotina, também conhecida como vitamina H ou vitamina B8, atua no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos. Age diretamente na formação da pele, unhas e cabelos, neutraliza o colesterol e tem função calmante por atuar no sistema nervoso.
Por ser uma vitamina hidrossolúvel, não se acumula no organismo, não havendo assim, toxicidade.
Deficiência:
Em adultos: dermatite seca, palidez, náuseas, vômitos, alopecia (queda de cabelos e pelos do corpo), furunculose, seborreia, eczema e aumento de fungos no corpo.
Em bebês abaixo de 6 meses: dermatite seborreica e alopecia.
Fontes (da mais rica para a menos rica):
Levedo de cerveja, figado de galinha, figado de boi, gema crua, amendoim, chocolate, noz pecã, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de aveia, (alimentos integrais), amêndoa, melado, carne bovina.
A faixa etária de cada indivíduo e praticantes de atividade física necessitam de quantidades específicas para o seu perfil.
Consulte sempre uma nutricionista!

Especialistas em Vitamina H, Vitamina B8: Biotina

Ana Lara

Ana Lara

Nutricionista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Pedro Neviani

Pedro Neviani

Nutrólogo, Internista

Goiânia

Agendar uma visita
Flávio Rotman

Flávio Rotman

Endocrinologista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Médico de família

Samambaia

Taissa Muller

Taissa Muller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Vitamina H, Vitamina B8: Biotina

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.