Quais são os principais domínios de sobreposição e convergência cognitivo-comportamental na comorbid

1 respostas
Quais são os principais domínios de sobreposição e convergência cognitivo-comportamental na comorbidade entre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), sob uma perspectiva da psicologia clínica contemporânea, considerando processos de regulação emocional, padrões de pensamento, controle comportamental e flexibilidade cognitiva, e quais são as implicações dessa interação para a avaliação e formulação clínica baseada em modelos atuais de psicopatologia?
Na comorbidade entre Transtorno de Personalidade Borderline e Transtorno Obsessivo-Compulsivo, a convergência cognitivo-comportamental se expressa em desregulação emocional com alta reatividade e intolerância à angústia, padrões de pensamento marcados por ruminação, intrusões e polarizações, controle comportamental instável que alterna entre compulsões e impulsividade, e rigidez com prejuízo na flexibilidade cognitiva, configurando um funcionamento em que repetição e descarga operam como tentativas de manejar o excesso psíquico; na avaliação e formulação clínica contemporânea, isso implica ultrapassar categorias isoladas e compreender a função dos sintomas dentro de um modelo integrativo, diferenciando o que é estratégia de regulação de curto prazo do que constitui padrão estruturado de funcionamento, o que exige uma escuta que articule dimensões cognitivas, emocionais e subjetivas para orientar intervenções mais consistentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4093 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.