Quais são os principais sinais de um adolescente com Asperger? Esses sinais sempre o acompanham desd

21 respostas
Quais são os principais sinais de um adolescente com Asperger? Esses sinais sempre o acompanham desde o início da vida?
A síndrome de Asperger se manifesta desde a infância e provoca alterações na forma de se relacionar e de se comunicar com os outros. A intensidade dos sintomas pode variar, estando mais aparente em algumas pessoas. Entretanto, em casos mais leves, é possível não se notar a presença dos sintomas por muitos anos antes de ser feito o diagnóstico.

Principais sintomas: Dificuldade para se relacionar com outras pessoas; Dificuldade para se comunicar; Hipersensibilidade ao estímulos; Comportamentos rotineiros; Não compreender as regras; Interesses específicos e intensos; Pouca paciência; Descoordenação motora; Descontrole emocional; Nenhum atraso na linguagem ou desenvolvimento;

Para diagnosticar a síndrome de Asperger, os pais devem levar a criança ou adolescente à consulta com psiquiatra infantil assim que os sinais forem notados, de forma que uma avaliação física e psicológica da criança e adolescente podem ajudar a confirmar esta doença.
Quando mais precoce for feito o diagnóstico e iniciadas as intervenções para tratamento da criança, melhor pode ser a sua adaptação ao ambiente e qualidade de vida.

Ola,
A síndrome de Asperger é um disfunção neurológica . Os sintomas aparecem na primeira fase de desenvolvimento .e vai se intensificam para outras fases. O comprometimento é mais no nível social, assim envolve todas as áreas . Pode vir acompanhada de outros sintomas e alterações. O tratamento envolve como sempre uma equipe multidisciplinar. É importante o acompanhamento psicológico para os familiares .
Obrigada
Geralmente a criança tende a mostrar algum traço que levante suspeitas da necessidade de um acompanhamento desde muito nova.
É um diagnóstico que requer muita atenção, pois os sinais podem variar bastante de pessoa para pessoa, mas os que costumam ser de mais fácil percepção são: dificuldade de interação social (manter conversas, começar um diálogo); interesse restrito a determinado tema ou objeto; padrões repetitivos e muita dificuldade de demonstrar empatia pelo interesse das outras pessoas.
Boa noite, concordo com quanto as colegas acima falaram respeito a síndrome de Asperger e que é importante um diagnostico precoce para a criança se adaptar a socialização e se inserir no convívio social. Como psicologa tive a possibilidade de me deparar com dois casos uma criança e um adolescente, os dois com problemas de socialização. Os pais procuraram a terapia por problemas de socialização e inclusão social, mas nenhum com diagnostico da síndrome de Asperger. Tempo depois conseguiram o diagnostico com o psiquiatra infantil e foram transferidos no centro onde o psiquiatra acompanhava criança e adolescente com sua equipe. O que aprendi dessa experiencia:- os dois muito inteligentes mas com problemas de socialização e difícies de lidar. Ser contrariados era motivos de se recusar a interagir e se isolar. Agressivos quando as coisas não iam do jeito que eles queriam a tal ponto de agredir professores, familiares, até a se auto machucar pela raiva. Os dois muitos apegados a utilizar os jogos eletrônicos no computador e no celular. Sempre deveriam ganhar porque chegavam a ser charques absolutos não aceitavam perder de jeito nenhum, não gostavam de ser interrompidos, nesse casos a agressividade se acentuava. Bom, com este relato estou de certa forma respondendo a pergunta:- quais sinais. Sem um diagnostico e sem experiencia no tratamento é difícil lidar com os altos e baixo de humor que os adolescentes tem a causa do desenvolvimento emocional tipico da idade. Em seguida compreendi um pouco mais sobre a síndrome, um psiquiatra explicou que o tempo que a criança e o adolescente passa isolado nos jogos eletrônico no computador, tablete ou cell está se tornando uma causa do desenvolvimento da síndrome ou até do adoecimento no decorrer do anos de uso. Ele sugeria aos pais de controlar o horário de uso dos aparelhos eletrônicos:
- até dois anos nada de tablet
- até 6-7 anos uma hora de uso por dia ou a cada dois dias
- de 8/9 até 18/19 anos de uma a duas horas por dia. Estudo recentes sobre esta síndrome encontram uma causa no tempo de uso desses aparelhos e não somente numa causa congênita. È importante estar em alerta estudos apontam que esta síndrome pode ser adquirita sem ter causas congênitas como se pensava antes.
Dificuldade de interação social. Segue pra vida toda, mas com psicoterapia há melhoras significativas.
A síndrome de Asperger tem como principais sintomas a dificuldade de interagir socialmente e de se relacionar com os demais. Os sintomas na adolescência dependem muito de como o paciente desenvolveu habilidades sociais na infância. É possível desenvolver estas habilidades através da psicoterapia que também é recomendada aos pais para uma melhor compreensão e equilíbrio durante esta fase.
Olá!
A principal dificuldade do asperger é a interação social e por ser um espectro não há um aspeger igual ao outro.
Os sintomas são relativos, por aquisição de aprendizagem por observação ao longo da vida, o que acaba confundindo.
São diversas as características desse quadro de difícil diagnóstico.
Se você tem dúvida sobre o diagnóstico
ou dificuldades inerentes ao quadro, procure um profissional, a terapia Cognitivo-comportamental pode ajudar muito com suas técnicas e o treinamento em habilidades sociais.
Olá,Geralmente, a síndrome é diagnosticada após os 3 anos de idade, com maior incidência entre os 5 e 9. Porém, em casos leves pode ser identificada somente na adolescência ou até mesmo na idade adulta.
Principais sinais é a dificuldade de se relacionar com outras pessoas.
Porém,necessidade fazer um diagnóstico para constatar essa realidade.

Abraço!

Começa na infância, geralmente brinca sozinha, não interage com outras criancas no momento do brincar, olhar é menos intenso, onde pode expressar sua falta de interesse em se relacionar, pode ter interesse e não conseguir, e pode ter amigos ancoras, brinca com um ou dois amigos, mesmo em um ambiente onde estão presentes dezenas de crianças. A interação é dificil que muitos mesmo querendo , desistem diante das dificuldades, a inteligência é normal, não há atraso na fala, sendo mais elaborada do que o esperado para o cotidiano, as vezes chega a ter um formato erudito. Há defict na prosodia e na pragmatica, pode as vezes não saber o significado das palavras. A mimica facial é pobre, isso é mais evidente em mulheres, ha literalidade na compreensão da linguagem, o que gera dificuldade na interpretação de textos, nas tarefas escolares e profissionais. Tem habilidades inatas e fantásticas, a mais comum é a memoria visual. Para verificar esses quadro clinico é necessário um diagnóstico com um neuropediatra. Necessário acompanhamento psicológico.

Requer um diagnóstico médico
Pessoas com essa condição podem ser desajeitadas em interações sociais e ter interesse em saber tudo sobre tópicos específicos.
As pessoas podem ter:
No comportamento: agressão, automutilação, comportamento antissocial, comportamento compulsivo, gritos, hiperatividade, impulsividade, inquietação, isolamento social, movimentos repetitivos ou repetição persistente de palavras ou ações
Nos músculos: incapacidade de coordenar movimentos musculares, má coordenação, tique ou falta de jeito
No humor: ansiedade, apreensão, raiva ou solidão
Também é comum: depressão, dificuldade de aprendizagem, gagueira, interesse acentuado em um número limitado de coisas, pesadelos ou sensibilidade ao som
Olá, com relação aos sinais as pessoas com Síndrome de Asperger tem dificuldade em “ler” outras pessoas. Reconhecer ou entender os sentimentos e intenções dos outros. Expressar suas próprias emoções. Para eles a interação no mundo social é algo muito difícil. Eles podem: parecer ser insensíveis, procurar tempo sozinho quando sobrecarregado por outras pessoas, não procurar o conforto e carinho de outras pessoas, se comportar “estranhamente” ou de uma maneira considerada, por outros, como socialmente inapropriada, pode ser difícil criar amizades. Alguns podem desejar interagir com outras pessoas e fazer amigos, mas podem não ter certeza de como fazer isso. Os sinais geralmente aparecem sim deste a primeira infância, porém podem passar despercebidos devido às diversidades dentro do Transtorno do Espectro Autista,
O diagnóstico na maioria das vezes é demorado o que traz sofrimento para família, Para se chegar a um diagnóstico é necessário que o indivíduo seja avaliado por uma equipe de multiprofissionais (psicólogo, fonoaudiólogo, psiquiatra, neurologista entre outros.).
Olá, A síndrome de Asperger, que no DSM-IV, era uma classificação separada do Autismo, passou a fazer parte do espectro do autismo agora na nova classificação do DSM-5, o Asperger é a forma mais leve dentro do espectro do Autismo, geralmente os sintomas mais comuns são as altas habilidades para algumas coisas, e em geral, os componentes cognitivos e linguagem não são comprometidos, não há atrasos da linguagem, porém, existem déficits na comunicação social e interação social. Indivíduos com Asperger são hiper inteligentes e tendem a manter o foco em algo especifico, o que acaba por prejudicar o lado socioemocional devido a esse hiper foco. Os sintomas ou comportamentos podem melhorar significamente a ponto de remissão quase que total, com o tratamento multiprofissional, não estou falando de cura, mas, sim, de estabilização dos sintomas, e comportamentos disfuncionais. A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das mais indicadas, aliada a ABA ( Análise do Comportamento Aplicada), para o tratamento de indivíduos com TEA. Atenciosamente. Psicóloga Xasmênia Neco, CRP 07.32583
A síndrome de Asperger inicia desde a infância. A fase da adolescência, segundo a ciência moderna é o ciclo da vida que vai a partir dos 10 anos de idade indo até cerca de 19 anos, quando o jovem deixa de ser adolescente e passa a ser um jovem adulto.
É na adolescência que portadores do Asperger sofrem muito por conta de suas dificuldades em fazer novas amizades, não pelo fato de não quererem isso, mais porque não sabem bem como realizar essa tarefa simples.
Isso pelo fato deles não saberem ao certo como iniciar um dialogo que possa ser compreendido por outros da sua idade, já que jovens com Asperger tendem a ter interesses não muito convencionais ao resto dos jovens tidos pela sociedade como “normais”.
Por conta de todos esses fatores muitas vezes esses adolescentes portadores do Asperger se tornam seres isolados e solitários, por não se aproximarem de outros pelo medo de ser visto ou rejeitados.
Sim, os "sinais" ou comportamentos comuns ao espectro autista estão presentes desde a infância. No caso do autismo leve e de alto desempenho por vezes é mais difícil nota-los uma vez que não são tão acentuados, na maioria das vezes.
Alguns destes sinais (mas e importante observar que e muito particular de cada individuo que se enquadra no espectro) são: um atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldade na interação social, estereotipias ( como movimentos repetitivos com as mãos ou balanço do corpo por exemplo), presos a rotinas dentre outros.
de qualquer forma o ideal e buscar por uma equipe multidisciplinar ( neurologista, fonoaudióloga , neuropsicóloga e terapeuta ocupacional) para avaliação e posterior terapia.
Síndrome de Asperger, se constitui no inicio da infância, quando já pode ser percebido pelos pais, pois é muito difícil a socialização .
Na adolescência o quadro pode se agravar se não for bem trabalhado com ajuda de profissionais.
Hoje diagnosticado como autismo leve, na Síndrome de Asperger questões relacionadas a comunicação e socialização estão mais presentes, bem como uma tendência a comportamentos mais rígidos. Esses aspectos variam de pessoa para pessoa, e mesmo já estando presentes desde a infância nem sempre é percebido pelos pais ou diagnosticado. Pode-se observar dificuldade em fazer amizades, dificuldade para manter uma conversa fora dos seus interesses, sair de uma rotina, que pode ser referente a atividades do dia a dia, mas também uma maneira de lidar com as situações que seguem um padrão, podem apresentar sensibilidade sensorial para sons, seletividade alimentar, dificuldade em estar em lugar com muitas pessoas, enfim os interesses e como se comunica muitas vezes é percebido por quem não é autista, como incomum, de maneira singular. De qualquer forma um especialista na área poderá ajudar.
Att.
Olá vi que muitas pessoas responderam mas acho interessante recomendar a leitura de uma biografia em quadrinhos.

A autora Marguerite tem 27 anos e conta como descobriu que tinha Asperger muito sensível e tocante o relate abraço.

A diferença invisível editora nemo
Olá! Tudo bem? Existem alguns sinais que podem revelar asperger em um indivíduo, como: interação social comprometida, comportamentos repetitivos, dificuldade na comunicação, problemas de coordenação, habilidades aprimoradas entre outras características.
Para você saber realmente se alguém tem esses sintomas seria prudente você consultar um especialista nesta área.
Espero ter ajudado!
Abraços
A Sindrome de Asperger (autismo leve) é caracterizada por dificuldades na comunicação social (linguagem verbal e não verbal); na interação social; podem apresentar interesses restritos, padrões repetitivos, apego a rotina, incomodo com barulho, etc. A capacidade verbal pode ser bem preservada, costumam ter um bom vocabulário e a interação com adultos aparentemente na infância é preservada e a dificuldade aparece mais em relação aos pares. Na adolescência as habilidades sociais são maiores e as dificuldades começam a aparecer mais e o déficit na interação fica mais evidente se comparado aos pares. Muitas vezes, principalmente se a criança tem um QI alto o diagnóstico pode passar batido.
Ainda criança ela brinca sozinha, e não aproveita os momentos para interagir com as demais crianças. Não mostra interesse em ter amiguinhos os se restringe muito nas interações sociais. Podem ser muito inteligentes, não há atraso na fala.
Podem ter um comportamento agressão, automutilação, comportamento antissocial, gritos, hiperatividade, impulsividade, inquietação, movimentos repetitivos ou repetição persistente de palavras ou ações.
São muitos os sintomas porém podemos destacar a dificuldade de interagir socialmente e de se relacionar com as crianças/pessoas. A qualquer sinal o mais importante é procurar um profissional da saúde para tomar as primeiras providências.
Os principais sinais de um adolescente com Asperger incluem:

• Dificuldade em compreender as intenções e sentimentos dos outros.

• Dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos sociais.

• Dificuldade em se comunicar verbalmente.

• Interesse intenso em um assunto específico.

• Dificuldade em se adaptar a mudanças na rotina.

• Dificuldade em compreender o humor e a ironia.

• Movimentos repetitivos ou estereotipados.

• Dificuldade em compreender as regras sociais.

• Dificuldade em se concentrar em tarefas.

Esses sinais não sempre acompanham o indivíduo desde o início da vida, mas podem se desenvolver ao longo do tempo.