Quais sao os sinais e sintomas da insuficiencia renal cronica?

3 respostas
Quais sao os sinais e sintomas da insuficiencia renal cronica?
Insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Por ser lenta e progressiva ela pode acontecer sem que o paciente perceba os sintomas da doença. São muitos os sinais e sintomas que podem aparecer quando a pessoa começa a ter problemas renais, como a alteração na cor da urina, dor ou ardor quando estiver urinando, passar a urinar toda hora, levantar mais de uma vez à noite para urinar, inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos, dor lombar, pressão sanguínea elevada, anemia (palidez anormal), fraqueza e desânimo constante, náuseas e vômitos frequentes pela manhã e muitos outros.
As doenças que levam à insuficiência renal crônica são muitas. As três mais comuns no nosso país e no mundo são a hipertensão arterial, o diabetes e a glomerulonefrite. Se você tem hipertensão ou diabetes, pergunte ao seu médico como esta a saúde dos seus rins ou consulte um médico nefrologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Insuficiência Renal Crônica é uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas) comum a diversas doenças que acometem os rins, tendo uma elevada prevalência na população geral (aproximadamente 10%) e sendo associada às complicações tardias das doenças crônicas comuns, como diabetes e hipertensão. Os sintomas classicamente atribuídos à disfunção renal (anemia, dor óssea, prurido, nausea, vômitos, soluços, edema, "inchaço" e hipertensão) podem ser indicativos da necessidade de complementar a saúde renal com uso de aparelhos (hemodiálise). Deste modo, previamente aos sintomas os pacientes que se encaixam em fatores de risco para a insuficiência renal crônica devem ter exames de função renal realizados e procurar seguimento com nefrologista, com objetivo de retardar a progressão da doença. Destacam-se nesse grupo: diabéticos, hipertensos, obesos, idosos, pessoas com antecedentes (pessoais ou familiares de problemas renais), uso crônico de medicações, litíase urinária e infecção urinária.
É muito importante fazer check-up para ver a saúde do seu rim. Como a Insuficiência Renal Crônica é uma doença silenciosa faça regularmente exame de sangue, constando valores de ureia e creatinina. Caso dê alguma alteração procure um nefrologista e um nutricionista , pois ambos são essenciais para o controle da doença.

Especialistas

Mariana Barreto Marini

Mariana Barreto Marini

Nefrologista, Médico clínico geral

Goiânia

Caio Albert Costa

Caio Albert Costa

Nefrologista, Internista

Rio de Janeiro

Natalia Bassani Schuch

Natalia Bassani Schuch

Nefrologista

Passo Fundo

João Paulo Lopes da Silva

João Paulo Lopes da Silva

Nefrologista, Especialista em clínica médica

Maceió

Amandha Bittencourt

Amandha Bittencourt

Nefrologista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Insuficiencia Renal Crônica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.