Quais são os sintomas da Doença por Corpos de Lewy?

4 respostas
Quais são os sintomas da Doença por Corpos de Lewy?
O consenso frente ao diagnóstico diferencial do DCL (que é a segunda maior causa de demência neurodegenerativa em idosos) passa por: a) declínio cognitivo progressivo de tal forma que interfira nas funções sociais e ocupacionais entendidas como normais; b) danos persistentes na memória, que não ocorrem necessariamente nos estágios iniciais que são evidentes a partir da evolução do quadro; c) déficit de atenção. As características basilares essenciais pra o provável diagnóstico de DCL são: cognição irregular; alucinações visuais repetidas, bem formadas e detalhadas; além das demais características de demência precoce.
É um diagnóstico difícil de fazer, normalmente envolvendo uma equipe multidisciplinar.
Caso haja suspeita de suspeita de que tal patologia esteja em desenvolvimento, o ideal é buscar um/a neurologista para averiguar a fundo essa dúvida.

Boa tarde,
É uma doença neurológica que afeta as funções cignitivas do individuo.
Apreesenta sintomas que surgem aos poucos e pioram lentamente. Os principais são:
Perda da memória, concentração , atenção, comunicação e linguagem; confusão mental e desorientação, que são oscilantes entre momentos de extrema confusão e momentos mais calmos, tremores e rigidez muscular parecidos com os da doença de parkinson.
Muitas vezes pode aparecer alucinações visuais,alterações visoespaciais, alterações de humor(apatia e depressão).
O tratamento deve ser orientado por um neurologista, geriatra ou psiquiatra para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Assim como a fisioterapia e a terapia ocupacional favorece no tratamento como um todo.
O quadro clínico é normalmente caracterizado por demência, sintomas parkinsonianos e sintomas psiquiátricos.
Observe se há flutuação no desempenho cognitivo e no nível de consciência. Essa flutuação pode ocorrer de um dia para o outro ou em questão de horas.
As manifestações dos sintomas parkinsonianos são: bradicinesia(lentidão do movimentos voluntários), rigidez de membros e distúrbio da marcha.
É comum as alucinações visuais com reações afetivas variadas diante desse fenômeno.
Para um diagnóstico diferencial, sugiro que procure um médico especialista (geriatra, psiquiatra ou neurologista) para solicitar todos os exames necessários para o diagnóstico.
A Demência com Corpos de Lewy (DCL), está no grupo dos transtornos neurodegenerativos. A causa ainda não está estabelecida, mas sabe-se que no cérebro dos pacientes acometidos ocorre o acúmulo da proteína chamada: Corpos de Lewy, o que leva a uma perturbação mental. A doença não tem cura, assim como no Alzheimer e no Parkinson.

Apresenta dificuldades cognitivas na atenção e também dificuldade para realizar tarefas que antes eram comuns, como preparar um café, fazer uma compra ou mesmo sacar dinheiro. Tem lentidão dos movimentos: Ações como tomar banho, caminhar ou comer tornam-se mais demoradas. Quedas frequentes e perda de consciência.
pode ter alucinações visuais: É comum o paciente ver pessoas e animais que não existem. Sono agitado: O paciente apresenta à noite, enquanto dorme, movimentos bruscos, como se estivesse vivenciando o sonho.
Flutuações dos sintomas no decorrer do dia: o paciente pode apresentar momentos em que está normal e outros em que fica confuso.
Ainda não existe um tratamento que consiga reverter a doença, então hoje o que se busca para estes pacientes é amenizar os sintomas.