Quais são os tratamentos possíveis para endometriose profunda retro-cervical? A critério informat

3 respostas
Quais são os tratamentos possíveis para endometriose profunda retro-cervical? A critério informativo.
O tratamento da Endometriose, doença extremamente complexa, depende de uma avaliação individual. É importante saber o desejo gestacional e se enquadra em idade fértil. Caso não haja desejo gestacional no momento e apresente sintomatologia, seria indicado tratamento com DIU de Mirena ou pilula de Dienogeste. Caso haja desejo gestacional ou esteja fora da idade fertil, o tratamento cirurgico tem importante indicação. O zoladex é utilizado para casos graves.

Olá. A causa que provoca o surgimento da endometriose ainda é indefinida. Existem diversas teorias. Como não sabemos como surge a endometriose, o tratamento fica prejudicado. Pode variar desde o uso de anticoncepcionais simples até a cirurgias envolvendo a bexiga e intestino.
No caso da endometriose do septo reto-vaginal, além da dor pélvica e das cólicas menstruais, a mulher geralmente tem dor nas relações sexuais e pode sintomas relacionados com o funcionamento intestinal (dor ao evacuar, sangramento ao evacuar e até constipação intestinal). O uso de anticoncepcionais (seja oral, injetável, implante, DIU hormonal) pode ser tentado assim como medicações moduladoras da dor e anti-inflamatórios. As atividades físicas, controle de sintomas de humor e dieta podem ajudar no tratamento. Mas a endometriose de septo reto-vaginal ou retro-cervical tem grande chance de evoluir para o tratamento cirúrgico, principalmente quando tem acometimento do reto e sigmoide.
Converse com o seu médico.
Oi , como é uma endometriose profunda , o tratamento é cirúrgico e complementado por medicamentos que os colegas já falaram