Quais sintomas de uma pessoa que sofre o transtorno Bordeline?

6 respostas
Quais sintomas de uma pessoa que sofre o transtorno Bordeline?
Os principais sintomas são: pensar e/ou sentir medo de um possível abandono sem motivos aparentes, dificuldades em controlar as emoções e a impulsividade, insegurança (principalmente com a sua própria identidade), pensamentos e ideias paranóicas, dissociações, automutilação, tentativas de suicídios entre outros. É um transtorno complexo, pois pode ser facilmente associado à outros transtornos, daí a importância da realização de avaliações e exames criteriosos. Um abraço

Permito-me questionar o intuito da sua pergunta. Imagino que você esteja falando de um ser humano, talvez de você mesmo, querendo comparar o comportamento dele com a nomenclatura psiquiátrica. Mas rotular uma pessoa com o nome de um transtorno mental não é banal. Deveria ser feito só sabendo para quê serve. Algumas pessoas com comportamento difícil para elas mesmas e para as pessoas que convivem com ela se sentem aliviadas ouvindo que o comportamento delas tem nome, por saber que ela não é a única pessoa no mundo com este tipo de problema. Ela pode se desculpar nos momentos bons, usando esta explicação. Tudo bem. Mas não existe um "tratamento" específico. Nem o "diagnóstico" é muito específico mas sobreposto com vários outros transtornos mentais.

O saber do nome do comportamento da pessoa não substitui os esforços para compreender o sentido que ele tem para ela em cada momento. Isto se chama de empatia. Rotular uma pessoa atrapalha a empatia.
Prezada ou prezado,

A sintomatologia descrita pelas colegas está correta, mas muitas vezes é comum o paciente achar que apresenta determinado transtorno ao ler as características do mesmo, porém alguns transtornos apresentam sintomatologia parecida podendo ocasionar confusão ou mesmo o paciente equivocando-se sobre apresentar ou não determinado quadro clínico.

Assim, oriento que você realize uma avaliação psicológica para esclarecer esta dúvida, isso não significa que você necessita fazer psicoterapia, esta vai servir inclusive para avaliar a necessidade de psicoterapia ou não.
Fico à disposição
Os sintomas são: esforços frenéticos para evitar o abandono real ou imaginário;
Padrão de relacionamento interpessoal intenso e instável;
Perturbação da identidade;
Comportamento impulsivo;
Comportamento, gestos ou ameaças recorrentes de suicídios ou comportamento auto-mutilante;
Rápida variação das emoções;
Sentimentos persistente de vazio e tédio;
Sentimentos de raiva inadequada;
Ideação paranóide transitória reativa de stress ou sintomas dissociativos graves.

Espero ter ajudado.

Att, Milena Mendoça Gomes.
Indivíduos com o Transtorno de Personalidade Borderline se caracterizam por sofrerem grande instabilidade emocional, é altamente sensível a rejeição, sentimentos intensos, medo de ser abandonado e esta sempre se sentindo derespeitado.
Pessoas Bordeleines apresentam alterações súbitas e expressivas de humor e suas relações interpessoais são intensas e instáveis.
É importante que pessoas com esse transtorno procure ajude.
O Transtorno Borderline é caracterizado por uma enorme flutuação e instabilidade emocional. Diferentemente da personalidade Bipolar, que oscila de humor em intervalos grandes de tempo, a pessoa Borderline oscila diversas vezes num mesmo dia. Tendem a sentir as frustrações do meio como agressões e com isso se defendem, podendo apresentar comportamentos violentos, agressivos (fisicamente ou em palavras) e/ou autopunitivos, em contraponto com um pedido de atenção e carinho e momentos de maior afetividade, o que costuma tornar o convívio social bastante difícil. O trabalho psicoterapêutico, além do medicamentoso, é essencial para a manutenção da qualidade das relações e convívio social.