Qual a difereça entre agranulocitose e neutropenia e qual o risco de cada uma durante o tratamento c
2
respostas
Qual a difereça entre agranulocitose e neutropenia e qual o risco de cada uma durante o tratamento com clozapina?
Neutropenia é a queda dos leucócitos ("células brancas" do sangue) do tipo "neutrófilos" (com base na coloração para exame microscópico) para abaixo do limite inferior para a espécie (pode haver também algumas diferenças raciais). Agranulocitose é a queda dos leucócitos para abaixo de cerca de 200 células/mm3 de sangue. Os estudos divergem um pouco, porém em adultos os riscos de uma neutropenia com neutrófilos abaixo de 1500 mm3 é de cerca de 3% e, de agranulocitose é de cerca de 0,8%. Ao longo do tratamento, a tendência é de o risco DIMINUIR.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A agranulocitose é um evento raro no tratamento com clozapina, porém é muito grave. É fundamental que o paciente faça a coleta de hemograma conforme a programação do médico prescritor. Se o protocolo for cumprido rigorosamente, a segurança do paciente fica garantida, já que a medicação poderá ser suspensa antes que o quadro se instale.
É importante lembrar que a clozapina é indicada em casos refratários, e que é uma medicação muito potente e eficaz se o tratamento é feito corretamente.
É importante lembrar que a clozapina é indicada em casos refratários, e que é uma medicação muito potente e eficaz se o tratamento é feito corretamente.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.