Qual a diferença entre a psicoterapia sistêmica e a cognitiva-comportamental?

8 respostas
Qual a diferença entre a psicoterapia sistêmica e a cognitiva-comportamental?
Terapia Cognitiva Comportamental:trabalha prevenção da recaída e treinamento de habilidades, são tratamentos limitados no tempo, utiliza-se sessões estruturadas.
O foco principal é ajuda-lo entender os problemas e a desenvolver maneiras de lidar com ele.

A terapia sistêmica considera não só como foco o sujeito mas toda a sua dinâmica familiar, e seus relacionamentos. O terapeuta dá uma atenção na estrutura familiar e seus processos. Trabalhar a comunicação em família, reduz conflitos, desenvolve autonomia, deixam mais flexíveis as relações, etc.

A Psicologia cognitiva Comportamental trabalhará a questão que o pensamento gera comportamento. Tem como princípio o contínuo desenvolvimento do cliente/paciente em seus termos cognitivos (pensamento). Enfatiza a colaboração e participação do cliente/paciente nas sessões e fora dela por meio de atividades (dever de casa). Enfatiza mais as situações de problemas atuais e sobre situações que são conflitivas para o paciente. Visa a ensinar ao cliente/paciente a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais (distorcidos), ou seja ensina a ele a ser seu próprio terapeuta a fim de evitar recaídas. Utiliza de várias técnicas.

Espero ter ajudado.
A psicoterapia sistêmica leva em conta o sistema (família, trabalho, escola, relacionamentos) em que a pessoa está incluída. Acredita que o sofrimento do individuo se relaciona com seu ambiente e suas intervenções são específicas para isso. Enquanto que a terapia cognitivo-comportamental dá enfase nos pensamentos, seu pressuposto básico é que diante de um evento do cotidiano temos pensamentos que surgem de forma rápida e espontânea e eles influenciam como nos sentimos e agimos. Acredita que falta alguma habilidade para o indivíduo lidar com seus problemas e juntos como uma dupla terapêutica (terapeuta e paciente) vão buscar colocar em prática habilidades que mais funcionam para o problema vivenciado.
A Terapia Cognitivo-Comportamental baseia-se no pressuposto de que os comportamentos são controlados pelos pensamentos e pelas crenças individuais que se estruturam através do amadurecimentos cognitivo e da relação do indivíduo com o meio. Sendo assim, seu objetivo é levar o paciente a compreender e a modificar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. É uma abordagem da psicologia que tem se mostrado bastante eficiente tanto na modificação de comportamentos inadequados quanto no tratamento várias patologia, dentre elas: depressão, ansiedade, dependência química dentre outros.
Todas as abordagens são de grande valia no momento de sofrimento que acomete o paciente. Não importa a forma e sim o conteudo, o cuidado que este paciente for conduzido, com muita ética e respeito.
Grande abraço!
Atenciosamente.
Trabalho com psicologia somática na acepção da palavra, uma psicologia que envolve o soma, o corpo. O corpo é visto como um corpo subjetivo onde vivemos todas as nossas experiências , não existe vida sem corpo.Um corpo vivo pulsante, mesmo uma pessoa com tetraplegia tem sensações no seu rosto ou nas mãos com as quais experimenta o mundo e a si mesmo. A Psicologia Formativa com a qual trabalho tem uma teoria e metodologia inovadora, que vai em busca de como a pessoa experiencia o que lhe acontece, como ela responde; com ansiedade, muita excitabilidade ou com hipotonia, se esvaziando ou se endurecendo e não sentindo nada, assim por diante. Partimos da experiência para chegar à história, aos sentimentos e aos pensamentos da pessoa.
É um tanto complicado para pessoas fora da área de psicologia entender profundamente as diferenças entre as várias abordagens de intervenções em psicoterapia que as integram, já que cada uma possui uma vasta rede conceitual específica. Ambas são formas válidas e muito estudadas de intervenção na clínica, recomendaria que você buscasse primeiramente um profissional recomendado e com boa formação em quem possa confiar.
Mas, respondendo a sua pergunta, de forma bem resumida, a terapia sistêmica centra seu foco de atuação nas relações intersubjetivas, das relações amorosas, de grupos e especialmente nos efeitos constitutivos de suas relações familiares.
Já a terapia cognitivo comportamental é famosa por uma intervenção bem direta no problema a partir de uma análise funcional das contingências que determinam tal comportamento considerado pelo paciente enquanto alvo, um comportamento para ele problemático. Nesse processo busca-se também transformar o conjunto de crenças que sustentam tal disfuncionalidade.
Espero ter ajudado.
Sendo bem conciso, a Terapia Sistêmica irá se debruçar no entendimento dos Sistemas (familiar, profissional, escolar, amizades, marital) em que o sujeito faz parte e nas suas múltiplas influências. A Terapia Cognitivo-Comportamental entende que a forma com que você interpreta a realidade (crenças, pensamentos automáticos) está intimamente relacionado com a maneira que você se sente (emoções e sentimentos), suas reações fisiológicas e seus comportamentos. Então suas intervenções visam ajudar ao paciente a ter pensamentos menos distorcidos sobre a realidade.