Qual a diferença entre ansiedade e depressão. Existe alguma correlação

2 respostas
Qual a diferença entre ansiedade e depressão? Existe alguma correlação?
A ansiedade é uma emoção comum como qualquer outra: tristeza, alegria, raiva, etc. Diante de situações potencialmente ameaçadoras, é natural que sintamos ansiedade. No entanto, quando essa emoção passa a ocorrer na maior parte dos dias, trazer grande sofrimento psíquico e prejuízo na vida cotidiana, estamos diante de um Transtorno de Ansiedade. Vale lembrar que existem vários tipos de transtornos ansiosos. Já a Depressão ou Episódio Depressivo Maior é uma condição em que o indivíduo sente-se triste na maior parte dos dias, por pelo menos 14 dias, ou apresenta perda de interesse e prazer no que antes lhe era aprazível. Além de um desses dois sintomas, outros sintomas devem estar presentes, como alteração do sono e do apetite, redução da energia, concentração diminuída, dentre outros. Uma pessoa exposta a um Transtorno Ansioso cronicamente, sem tratamento, poderá evoluir com um Episódio Depressivo.

Boa tarde! Todo mundo sente ansiedade, é normal do ser humano senti-la, porém quando extrapola o sentimento passa a ser um transtorno de ansiedade. É uma sensação difusa, desagradável e vaga de apreensão, muitas vezes acompanhada por sintomas autonômicos como dor de cabeça, palpitações, suores excessivos, desconforto estomacal, um aperto no peito, a pessoa fica inquieta, não consegue às vezes ficar sentada por muito tempo ou ficar em pé parada, tais sintomas é individual variando sua intensidade entre as pessoas. Ansiedade é um sinal de alerta e atua como uma advertência de uma ameaça externa ou interna, previne prejuízos ao alertar a pessoa a fazer certos atos que evitam o perigo. A experiência de ansiedade pode ser patológica, e aí chamamos transtorno de ansiedade, que pode apresentar sintomas motores e viscerais, pode afetar o pensamento e o aprendizado. Os transtornos de ansiedade constituem um dos grupos mais comuns de doenças psiquiátricas.
A depressão é um transtorno do humor. O humor é uma emoção ou tipo de sentimento difuso que influencia o comportamento de uma pessoa e dá o colorido de como a pessoa percebe o mundo. Quando a pessoa enxerga o mundo preto ou cinza, e não com o colorido azulado ou normal, apresenta alterações do apetite e peso, dorme mal, com suas atividades prejudicadas, falta de energia, sentimento de culpa, problema para pensar ou tomar decisões e pensamentos recorrente de morte ou suicídio, dizemos que esta pessoa está com depressão maior. Temos também a depressão menor (menos grave), a distimia que é a crônica e outras mais...