Qual a diferença entre os medicamentos oxalato de escitalopran VS clroridrato de Sertralina ? Ambos

6 respostas
Qual a diferença entre os medicamentos oxalato de escitalopran VS clroridrato de Sertralina ? Ambos são indicados para o mesmo tratamento (patologia) ?
De acordo com Dr. João Marcelo e Dra. Maris V. Botari.

Só gostaria de ressaltar, nenhum medicamento deve ser utilizado sem orientação médica .

Forte Abraço.
Sayonara Machado

São indicados para tratar as mesmas patologias, de uma forma geral, que são a depressão e transtornos assemelhados e transtornos de ansiedade.
Ambos pertencem à categoria de antidepressivos que aumentam especificamente a ação da serotonina, embora tenham estruturas moleculares bem diversas. O escitalopram é ainda mais específico.
Concordo com meus colegas, porém de forma mais leiga e mais facil o escitaloplan é mais indicado para medos e fobias e a sertralina depressão, desanimo, falta de motivação. Acho que esta resposta fica mais facil do paciente compreender.
Os antidepressivos tendem a combater os sintomas da depressão, eles são aliados do bom funcionamento do cérebro, porém é fundamental seguir a prescrição médica.

Att;
As ultimas metaalises e o roteiro do STARD, recomendam escitalopram ou sertania como primeira opção de tratamento para depressão, basedado na eficácia e perfil de efeitos colaterais. Ambos podem ser usados também para tratamento da ansiedade, não havendo a distinção feita pela psicologa acima. A resposta individual é característica de cada um, havendo pois uma preferencia por um ou outro. Hoje ja existem testes de farmacogenômica que podem direcionar ainda mais a escolha dos medicamentos, e diminuir assim a taxa de efeitos colaterais dos pacientes. Converse com seu medico sobre isso.
Tanto o escitalopram como a sertralina são drogas da classe dos ISRS (inibidores seletivos de captação de serotonina), cuja função é o melhor aproveitamento do neurotransmissor serotonina na fenda sináptica (espaço microscópico entre neurônios em conexão). Num estudo feito entre 1991 e 2007, analisados 12 medicamentos, estes dois foram considerados os de maior eficácia (Revista Lancet, 2009).

O escitalopram deriva do citalopram, mas com uma eficácia cerca de 4 vezes maior. Ambos apresentam menos efeitos colaterais na área sexual, e costumam ser mais indicados para pacientes depressivos com ansiedade associada.

A sertralina é uma molécula diferente do escitalopram, mas a função é a mesma. O perfil funcional é semelhante à fluoxetina, mais antiga, mas a sertralina é cerca de 40% mais eficaz. Porém, as queixas de náuseas são mais frequentes do que em outros ISRS.

Os efeitos de ambos variam conforme cada tipo de organismo. OBS: SÓ TOME REMÉDIO PASSADO POR SEU MÉDICO.