Qual a diferença entre os medicamentos oxalato de escitalopran VS clroridrato de Sertralina ? Ambos

6 respostas
Qual a diferença entre os medicamentos oxalato de escitalopran VS clroridrato de Sertralina ? Ambos são indicados para o mesmo tratamento (patologia) ?
De acordo com Dr. João Marcelo e Dra. Maris V. Botari.

Só gostaria de ressaltar, nenhum medicamento deve ser utilizado sem orientação médica .


Forte Abraço.
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São indicados para tratar as mesmas patologias, de uma forma geral, que são a depressão e transtornos assemelhados e transtornos de ansiedade.
Ambos pertencem à categoria de antidepressivos que aumentam especificamente a ação da serotonina, embora tenham estruturas moleculares bem diversas. O escitalopram é ainda mais específico.
Concordo com meus colegas, porém de forma mais leiga e mais facil o escitaloplan é mais indicado para medos e fobias e a sertralina depressão, desanimo, falta de motivação. Acho que esta resposta fica mais facil do paciente compreender.
Os antidepressivos tendem a combater os sintomas da depressão, eles são aliados do bom funcionamento do cérebro, porém é fundamental seguir a prescrição médica.

Att;
As ultimas metaalises e o roteiro do STARD, recomendam escitalopram ou sertania como primeira opção de tratamento para depressão, basedado na eficácia e perfil de efeitos colaterais. Ambos podem ser usados também para tratamento da ansiedade, não havendo a distinção feita pela psicologa acima. A resposta individual é característica de cada um, havendo pois uma preferencia por um ou outro. Hoje ja existem testes de farmacogenômica que podem direcionar ainda mais a escolha dos medicamentos, e diminuir assim a taxa de efeitos colaterais dos pacientes. Converse com seu medico sobre isso.
Tanto o escitalopram como a sertralina são drogas da classe dos ISRS (inibidores seletivos de captação de serotonina), cuja função é o melhor aproveitamento do neurotransmissor serotonina na fenda sináptica (espaço microscópico entre neurônios em conexão). Num estudo feito entre 1991 e 2007, analisados 12 medicamentos, estes dois foram considerados os de maior eficácia (Revista Lancet, 2009).

O escitalopram deriva do citalopram, mas com uma eficácia cerca de 4 vezes maior. Ambos apresentam menos efeitos colaterais na área sexual, e costumam ser mais indicados para pacientes depressivos com ansiedade associada.

A sertralina é uma molécula diferente do escitalopram, mas a função é a mesma. O perfil funcional é semelhante à fluoxetina, mais antiga, mas a sertralina é cerca de 40% mais eficaz. Porém, as queixas de náuseas são mais frequentes do que em outros ISRS.

Os efeitos de ambos variam conforme cada tipo de organismo. OBS: SÓ TOME REMÉDIO PASSADO POR SEU MÉDICO.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2604 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.