Qual a diferença entre Terapia Cognitivo-Comportamental ( TCC ) e Psicologia "normal" ou e tudo igua

22 respostas
Qual a diferença entre Terapia Cognitivo-Comportamental ( TCC ) e Psicologia "normal" ou e tudo igual?
Terapia cognitiva comportamental é uma das abordagens da psicologia "normal". Abordagem é a orientação teórica do profissional, em que ele se direciona para guiar o tratamento.
Alguns pontos da TCC é que ela é baseada em evidencias cientificas, ou seja, todas as estruturas e técnicas são comprovadas cientificamente com base em estudos e experimentos. É uma abordagem breve e focada no problema do paciente e estruturada. Em que se trabalha tanto os aspectos cognitivos como comportamentais, com o foco no aqui agora (o que pode ser feito no presente, por mais que o passado faça parte do tratamento o foco sempre é como iremos resolver no presente).
Espero ter ajudado!

Dentro da Psicologia é possível trabalhar um mesmo problema de diferentes formas e essas formas são as abordagens. TCC, Psicanálise, Gestalterapia, são diferentes formas de se trabalhar uma mesma questão. Todas elas tem respaldo científico e tem sua fundamentação teórica pra continuar existindo. Se você tem um problema como “ANSIEDADE” por exemplo, você pode trabalhar essa questão dentro da TCC ou pode trabalhar dentro da Psicanálise. Não existe melhor ou pior, existe o que mais se adapta a você. Converse com diferentes especialistas e encontre o que melhor atende às suas expectativas.
Terapia cognitiva comportamental é um tipo de aborgagem dentro da psicologia,em que há várias linhas teóricas e de tratamento psicológicos com olhares diferentes para as questões emocionais do paciente.Todas são eficazes,o que você precisa se atentar é a forma como cada uma trabalha,pois geralmente a TCC é mais diretiva e passa exercícios,outras abordagens trabalham com insights,interpretação de sonhos e assim por diante.O mais importante é que você se sinta bem e acolhido com o profissional que for te atender e para isso é sempre importante fazer contato inicial e marcar uma sessão de avaliação!
Terapia Cognitiva é utilizada por psicólogos para entender o comportamento, o pensamento e as emoções de um paciente, a fim de tratá-lo. A terapia comportamental cognitiva, é utilizado para uma série de terapias. Isto destaca que a terapia cognitiva, e terapia cognitivo-comportamental, não as mesmas, vamos examinar as principais diferenças elas, Trabalhamos com os pensamentos, que influenciam o comportamento. Na TCC, vimos resultados cognitivos e comportamental, mais rápidos. Utilizamos além das terapias, orientações para prática de respiração diafragmática, exercícios físicos e mentais, e outros.

No campo da psicologia existem várias especificidades e diferentes linhas de atuação. Em âmbito cientifico, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das mais pesquisadas devido a seu alto grau de eficácia com evidência cientifica por meio de estudos norte americanos. Existe uma alta correlação no que tange a eficácia dos tratamentos e os diversos tipos de transtorno como: ansiedade, depressão, personalidade etc. Alguns autores cognitivistas dialogaram com a psicanalise e, apesar de haver um entrelaçamento teórico-conceitual não se espelha a prática efetiva e concreta. Nós, psicanalistas, nos diferenciamos da TCC, sobretudo, ao não pressupor um paradigma modulatório diante do comportamento humano. Nossa premissa tangencia o social mas não se apropria dele. Especialmente no que condiz a uma adequação comportamental. Estabelecemos no setting terapêutico uma relação de implicação mútua com o desejo e o inconsciente. Não se trata de se apropriar diretamente de técnicas e ideias mas de verdadeiramente ser conivente ao desejo do analisando e aos seus caminhos de subjetividade.
Olá! O curso de Psicologia tem a duração de 05 anos. Nesse tempo, conhecemos diferentes linhas de atuação e escolhemos uma para direcionar a nossa prática. Todas tem o mesmo objetivo, que é desenvolver o autoconhecimento e ajudar o paciente na compreensão e resolução dos seus conflitos. O que muda de um processo para o outro é o caminho a ser percorrido. A Terapia Cognitivo Comportamental, mais conhecida como TCC, é uma dessas abordagens. A abordagem nada mais é que uma linha teórica. Cada abordagem tem sua forma particular de ver e trabalhar com o ser humano, possuindo assim conceitos e técnicas distintas para promover melhorias na vida do paciente. A escolha pela abordagem, tanto nossa quanto do paciente, se dá por identificação. Decidimos qual abordagem seguir por meio da adaptação a ela. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Olá, boa tarde!
Na psicologia existem várias técnicas, vários tipos de psicoterapias, mas todas elas são capazes de identificar conflitos emocionais e estimular o autoconhecimento, que é o propósito básico.
Existem sim algumas considerações referente a abordagem da terapia cognitivo comportamental, ela ajuda a investigar e mudar as relações com o ambiente, traz a possibilidade do indivíduo aprender atividades que irão controlar melhor as emoções, ou seja, ela foca no problema atual, como você sente, entende e age frente as situações. enquanto outras abordagens irão focar mais nas situações já vividas, passadas, por exemplo.
Em termos de resultado, todas podem ser consideradas iguais, o caminho que levará á esse resultado é que poderá ser diferente!
Espero ter contribuído para um melhor esclarecimento de sua dúvida!
A terapia cognitivo comportamental é uma linha teórica dentro da psicologia, assim como a psicanálise, terapia do Esquema etc. Para você ter certeza de estar sendo atendido por um psicólogo formado peça o número de seu CRP pois as vezes existem psicanalistas com outra formação.
Olá. Existe algumas correntes na psicologia, ou seja, abordagens diferentes. O profissional psicólogo, escolhe a linha que mais se identifica, para nortear o seu atendimento.
A terapia cognitivo comportamental é uma das abordagens da psicologia que trabalha com pensamento, emoção e comportamento.
O terapeuta cognitivo comportamental é um psicólogo especialista nesta abordagem, como existe outros psicólogos especialistas em outra correntes da psicologia.
Abraços!
Na terapia cognitiva o analista desenvolve a capacidade do paciente em observar os pensamentos e discernir entre os pensamentos construtivos que são em prol do desenvolvimento daqueles que são destrutivos e tóxicos e o paciente poderá escolher os pensamentos úteis e construtivos. Esse hábito faz a pessoa viver uma vida mais saudável e feliz!
Um abraço,
Lea
Olá, entendo que a psicologia "normal" é o profissional que concluiu o ensino superior, no curso de psicologia. Quando falamos de psicologia, existem várias abordagens que irão orientar o trabalho destes profissionais, como por exemplo: a psicanálise, análise junguiana, behaviorismo, entre outras.
A TCC é uma destas abordagens que tem o seu foco voltado para mudar pensamentos disfuncionais, que nos impedem de ter confiança ou fé em nós mesmos, por exemplo.
Todas as abordagens visam ajudar o indivíduo, o importante é descobrir qual é a melhor pra você!
A terapia cognitiva comportamental é uma das abordagens da psicologia, assim como a psicanálise, a existencial humanista, entre outras. Cada abordagem possui pressupostos teóricos e técnicas específicas.
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma abordagem baseada em evidências cientíificamente comprovadas. É uma abordagem que vai direto ao ponto, com foco no aqui é agora. Lógico que abordamos o passado do paciente, mas o foco é no presente.a TCC trabalha com técnicas muito eficientes e a resposta ao tratamento costuma ser mais breve, dependendo do empenho de cada paciente. Pois cada um é um indivíduo diferente de outros. Cada pessoa é diferente da outra em sua forma de pensar, de interpretar , de sentir, de reagir. Pois nos construímos desde pequenos com base nas crenças de nossos cuidadores.
Espero ter ajudado
Um abraço
A TCC (terapia cognitivo comportamental|) é uma das linhas teoricas ensinadas no curso de Psicologia no Brasil. Fora do país e um das mais usadas por conta da evidencia cientifica.
Considera a modificação do comportamento como um pilar fundamental, mas acrescenta a importância da cognição (pensamentos). A TCC compreende que a interpretação que damos aos fatos (os pensamentos automáticos) tem grande influência na forma como nos sentimos e nos comportamos. Além disso, a TCC também separa em instancias diferentes pensamentos, emoções e comportamentos.
Dentro do campo a Psicologia, existem várias Psicologias, ou seja, uma variedade de teorias antagônicas ou complementares. A TCC é um método de psicoterapia que tem como premissa de que os comportamentos são influenciáveis pela forma de pensar do indivíduo. Esse método (ou teoria) diverge de outros, como a Psicanálise de Freud ( que defende que os comportamentos são "influenciados" pelo inconsciente, e como a Psicoterapia Comportamental de Skinner, que defende que os comportamentos são "influenciados" pelo ambiente e pelas consequências produzidas pelo próprio comportamento.
Sintetizando, cada método ou teoria tem seu modelo próprio de ser humano.

Grande abraço.
Olá!
A Psicologia tem inúmeras abordagens.
A Terapia Cogniitvo Comportamental é uma das abordagens.
O Psicólogo escolhe o seu método de trabalho específico, bem como tem psicólogos que entendem ser melhor utilizar abordagens complementares.
Para você escolher um psicólogo é indicado que o foco esteja na relação, no vínculo. Ser de uma ou outra abordagem não é garantia de resultados.
Abraço
Olá, boa noite, tudo bem ?
Espero que sim!

Sobre a questão das psicologias no geral, cada uma trabalha de forma singular e diferente, dependendo da metodologia e abordagem teórica, mas todas tem o mesmo objetivo da regulação/homeostase entre corpo e mente.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das linhas da psicologia, que trabalha de forma breve e focada no problema. Utilizando o sistema de pensamentos, dividido em crenças centrais e intermediárias, bem como pensamentos automáticos, erros cognitivos, tríade cognitivas, entre outros, para identificar possíveis gatilhos internos e externos, o buscando formas através da descoberta guiada, auxiliar nas questões que a pessoa traz na sessão.

A interação é bem dinâmica e exploratória, buscando a origem das crenças para ressignifica-las, tendo como uma de suas bases principais a psicoeducação (educar sobre o processo cognitivo e comportamental) em prol de tornar o(a) próprio(a) paciente ser seu/sua próprio(a) psicólogo(a).

Grande abraço!
Olá, como vai?
Como bem colocado pelos colegas acima, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma dentre as muitas abordagens da psicologia.
Resumidamente, a abordagem de um psicólogo diz respeito à forma como ele entende o paciente e o mundo que o envolve. É o que, em parte, vai guiar a prática e a maneira como o psicólogo conduz o processo de psicoterapia.
Especificamente sobre a TCC, trata-se de uma abordagem que se baseia na premissa de que não é uma situação que vai determinar as reações emocionais e comportamentais de um indivíduo, mas sim a interpretação que é feita sobre a mesma. Dessa forma, um dos focos dessa abordagem consiste na avaliação dos pensamentos do paciente em uma determinada situação e na eventual reestruturação dos pensamentos que apresentem distorções significativas.
Saber de antemão a abordagem do seu terapeuta pode te dar dicas importantes sobre a forma como ele trabalha e te ajudar a descobrir se esse estilo de terapia combina mais ou menos com você.
É importante ressaltar, contudo, que toda terapia vai ser diferente, tanto pelas características pessoais do terapeuta quanto pelas do cliente. Assim, mesmo terapeutas que trabalham sob a luz de uma mesma abordagem ainda podem divergir na maneira como conduzem o processo de terapia. Fico à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. Grande abraço.
Olá! A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das abordagens da Psicologia. Há muitas outras como a Psicanálise, a Gestal Terapia, a Humanista. Cada uma delas tem uma forma de enxergar o paciente, técnicas diferentes. A abordagem da terapia cognitivo comportamental, ela ajuda a investigar e mudar as relações com o ambiente, traz a possibilidade do indivíduo aprender atividades que irão controlar melhor as emoções, ou seja, ela foca no problema atual, como você sente, entende e age frente as situações, enquanto outras abordagens irão focar mais nas situações já vividas, passadas, por exemplo. A TCC trabalha com técnicas muito eficientes e a resposta ao tratamento costuma ser mais breve, dependendo do empenho de cada paciente. Pois cada um é um indivíduo diferente de outros. Cada pessoa é diferente da outra em sua forma de pensar, de interpretar, de sentir, de reagir. Pois nos construímos desde pequenos com base nas crenças de nossos cuidadores. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, bom dia. Dentro da psicologia existem diversas abordagens. A terapia cognitivo-comportamental, conhecida como TCC, é uma delas. A abordagem psicológica é a linha teórica que o profissional utiliza para trabalhar junto com o paciente. A TCC é uma das abordagens psicológicas baseada em evidências. Espero ter ajudado.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem (Como se fosse um Método), é "Psicologia normal".

Na psicologia existem várias abordagens (métodos) e a TCC é uma delas. Nesse tipo de terapia o psicólogo e o cliente buscam juntos identificar e resolver os problemas de forma prática e objetiva, estabelecendo com isso a mudança de comportamento com base na reestruturação do pensamento e das crenças que resultam na superação das dificuldades, mudanças de estados emocionais e comportamentos duradouros.

A base principal da TCC são os três pilares Pensamento, Emoções e Comportamentos. Você pode encontrar pesquisas que apontam sua eficácia em transtornos emocionais, como depressão, Transtornos de Ansiedade (Fobias, Ansiedade Generalizada, Pânico, TOC, Transtornos alimentares, dependência química entre outros.

Olá, bom dia! A TCC é uma das linhas abordadas na psicologia clínica. Todas buscam ajudar o cliente nas suas dores, além de desenvolver o seu crescimento emocional e autoconhecimento. Eu trabalho seguindo a Gestalt e a terapia sistêmica. A Gestalt ressalta a consciência do aqui e agora, trabalhando o passado e o futuro quando esses estão influenciando o presente. É focada na experiência concreta do sujeito, englobando a sua totalidade: mente, corpo, sensações, emoções, sentimentos, pensamentos, fantasias, sonhos e tudo que estiver presente naquele momento, tudo que constituir o campo de experiência do sujeito único, com seus valores e significados. Além disso, entende-se o ser como um todo, integrando as partes conhecidas e desconhecidas, mesmo que essas estejam ocultas ou sendo negadas. Dessa forma, a terapia é capaz de torná-lo mais consciente a respeito de si mesmo, aceitando o todo que forma sua essência. ​Sendo assim, no trabalho psicoterapêutico, busca-se uma ampliação da consciência do indivíduo sobre seu próprio funcionamento. Procura se uma “awareness” (consciência) sobre como o cliente funciona, como se interrompe no seu processo de contato consigo mesmo e com o ambiente. Também procura encontrar seu próprio equilíbrio e plenitude, já que só assim é possível tomar decisões e escolhas que atendam suas reais necessidades.
Assim, a Gestalt-Terapia desenvolve no cliente o auto apoio, auto aceitação, autovalorização e autoconfiança, ensinando-o a confiar em seus próprios recursos e utilizá-los de maneira correta. Fazendo com que, por conseguinte, o cliente estabeleça uma relação mais saudável e construtiva com ele mesmo e com as pessoas que o cercam. A Terapia Sistêmica tem como foco principal o indivíduo integrado ao seu contexto relacional. Nós somos seres em relações. Essa abordagem enfatiza olhar o quanto o indivíduo impacta o seu meio e o quanto o seu meio o impacta, propondo um distanciamento da visão linear de mundo para uma visão voltada para suas redes e suas relações, sejam estas familiares, profissionais, escolares, de amizade ou amorosas. Durante as sessões, o cliente começa a aumentar sua consciência a respeito de si mesmo e de como sua história pessoal, e principalmente familiar, interferem em seu modo de ver, entender e relacionar-se com a realidade. Através dessa linha terapêutica, adquire-se a capacidade de enxergar os fatos de diferentes perspectivas, de forma a tomar as melhores decisões para levá-lo à mudança e à melhoria nos relacionamentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!