Qual a diferença entre Transtorno de Personalidade Narcissista e "Tendências Narcissistas"?

15 respostas
Qual a diferença entre Transtorno de Personalidade Narcissista e "Tendências Narcissistas"?
Olá! Primeiramente é importante pontuar que todas as pessoas, na melhor das possibilidades, são narcisistas. O narcisismo desempenha um papel tanto como mecanismo de defesa quanto como forma de estabelecer limites em relação ao mundo externo e aos indivíduos que nos cercam. Ou seja, todos tem certas "tendências narcisistas" e isso não é algo para ser aniquilado e sim, trabalhado. Do outro lado há o transtorno de personalidade narcisista, esse é caracterizado como distúrbio, um transtorno em que o indivíduo apresenta uma ideia superestimada e excessiva de sua própria relevância.

O que você nomeia como transtorno, nós nomeamos como Perversão. Todos passamos pela fase narcísica, que envolve a formação da auto-imagem e a separação entre o Eu e o mundo exterior. Por isto, todos teremos traços narcisistas. Mas algumas pessoas se fixam nesta fase, vivem ao lado da pulsão e não introjetam as leis sociais, então se auto-satisfazerem é sua grande lei, à revelia do outro, que é sempre tratado como objeto para sua satisfação, e isso pode se dar de formas mais amenas, como em relacionamentos descartavéis até ter tirado proveito de tudo que a pessoa poderia dar, até formas mais severas, como em assassinos em série. Se estiver se relacionando com uma pessoa assim, não deixe de procurar ajuda profissional! Fico a disposição.
Em resumo, a diferença entre o TPN e tendências narcisistas é que o TPN é uma condição mental mais grave e incapacitante, enquanto as tendências narcisistas podem ser consideradas traços de personalidade que são menos extremos e não necessariamente prejudicam a vida da pessoa ou de outros ao seu redor.
Olá, Transtorno de Personalidade Narcisista é um quadro que descreve uma forma específica da pessoa ser. Nesse caso, ela se considera mais importante e especial do que os outros, espera por tratamentos diferenciados e regalias e se frustra muito quando isso não acontece. Além disso, há um déficit importante de empatia com o outro, o que dificulta ainda mais as relações interpessoais.
Já as "tendências narcisistas" dizem respeito a emissões pontuais de comportamento que fazem parte do Transtorno de Personalidade Narcisista, mas que ocorrem com menos frequência e com menor prejuízo das relações entre as pessoas.
Olá, como vai? O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é um transtorno de personalidade, ou seja, um quadro clínico com uma série de sintomas que surgem como um padrão difuso e persistente de comportamentos, atitudes e emoções que aparecem em várias áreas da vida. Como um diagnóstico, você precisa ter uma certa quantidade de sintomas intensos, frequentes e persistentes para o TPN ser considerado. Por outro lado, "tendências narcisistas" pode se referir a certos traços dessa personalidade. Em outras palavras, você pode ter comportamentos e atitudes que fazem parte do quadro clínico do TPN, mas são menos persistentes, intensos e/ou causam menor sofrimento/comprometimento nas suas relações. De qualquer forma, sendo TPN ou tendências, esses sintomas podem causar prejuízos importantes e podem ser trabalhados de maneira segura a partir da psicoterapia. Espero que tenha ajudado e fico à disposição!
Olá! Espero que esteja bem! O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é uma condição mental em que a pessoa tem um padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia pelos outros, o que pode levar a problemas significativos nas áreas pessoal, profissional e social. É considerado um transtorno mental e requer tratamento especializado.

Por outro lado, "tendências narcissistas" ou "traços narcissistas" referem-se a comportamentos ou traços de personalidade que podem ser encontrados em indivíduos que não atendem aos critérios diagnósticos completos para TPN. Esses traços podem incluir um senso de auto-importância, necessidade de atenção ou admiração, falta de empatia pelos outros, e uma tendência a se gabar ou exibir comportamentos ostensivos.

Enquanto algumas pessoas podem ter tendências narcissistas sem desenvolver um transtorno completo, outras podem ter esses traços como parte de outros transtornos de personalidade ou problemas de saúde mental.

É importante lembrar que nem todos os comportamentos ou traços de personalidade que são associados ao narcisismo indicam um transtorno de personalidade narcisista. No entanto, se esses traços estão interferindo significativamente na vida de uma pessoa, é sempre recomendável procurar ajuda profissional.
Abraço!
Transtorno de Personalidade Narcisista é o diagnóstico que configura uma série de sintomas e comportamentos. Traços ou tendências narcisistas seriam características de personalidade que se encontram presentes, mas de forma difusa, sem chegar ao ponto de configurar um diagnóstico.
Olá, todos temos traços de personalidade narcísica, pois o narcisismo faz parte da formação da nossa personalidade, porém sem prejuízo próprio ou danos ao outro, são percebidos como decisões egocêntricas, muitas vezes necessárias na manutenção das relações pessoais e profissionais, já o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é uma condição mental formada pela combinação entre estrutura do pensamento, temperamento e apego.
Esse desvio é caracterizado por um senso exagerado de importância, e como sintomas mais comuns temos comportamentos, falas e pensamentos que enaltecem a si mesmo, baseados na crença de ser merecedor de tratamento especial e atenção, necessidade de ser admirado e bajulado, podem até ser populares, mas raramente conseguem construir muitos relacionamentos sólidos, sem empatia, é comum julgar os outros com acidez reforçando seu autoempoderamento, sem hesitar em se aproveitar de uma pessoa em prol do que desejam, sendo inaceitável a demonstração de sentimentos e fragilidades, por isso escondem sua vulnerabilidade usando de seu poder ou agressividade de forma estratégica, transferindo a culpa, punindo o outro e agindo com indiferença.
Dificilmente se mantem em tratamento psicoterápico, sendo muito comum participarem do processo de adoecimento de pessoas próximas.
Olá, tudo bem? Quando falamos de transtorno nos referimos a uma série de comportamentos presentes no repertório do indivíduo, onde sua frequência e intensidade geram problemas, dificuldades, no dia a dia da pessoa. No transtorno de personalidade narcisista, características comportamentais como uma sensação de auto importância elevada, uma dificuldade em receber críticas comumente associada a desrespeito com outras pessoas, ideias como "nunca estar errado". São alguns exemplos que para serem entendidos como de um transtorno, necessitam ser analisado o nível que se encontram no repertório e seu prejuízo. Mas devemos pensar também que algumas dessas características podem estar presentes em uma pessoa, contudo em menor intensidade não tendo malefícios para o indivíduo. Agora pensando em "tendências narcisistas" imagino que seria pensar que essas características potencialmente e visivelmente estejam aumentado a frequência e intensidade, tendendo a se tornarem problemáticas no futuro sem a pessoa perceber. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, tudo bem?

Quando se fala em Transtornos da Personalidade, ou os TPs, é importante frisar que eles se caracterizam por alterações profundas e severas da personalidade, incluindo comportamentos, pensamentos e visões de mundo exageradamente incomuns, ou fora do esperado. Essas alterações causam impactos profundos na vida da pessoa e das que convivem com ela. Para se ter um diagnóstico de Transtorno da Personalidade Narcisista, então, faz-se necessário cumprir uma série de critérios descritos em manuais internacionais, como o DSM-5 e o CID-10/11.
Traços, ou tendência ao narcisismo são apenas algumas características, que são atribuídas à própria personalidade da pessoa, que lembram esse transtorno, mas não significa que ela possua o transtorno em si. Geralmente esses traços podem ser muito bem trabalhados em psicoterapia, com bons resultados.

Espero ter esclarecido a sua dúvida, estou à disposição.

Abraço.
O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é um distúrbio mental que afeta a forma como uma pessoa pensa, sente e se comporta em relação a si mesma e aos outros. As pessoas com TPN tendem a ter um senso exagerado de auto-importância, necessidade de admiração constante e falta de empatia pelos outros.
O TPN pode afetar significativamente a vida de uma pessoa e suas relações interpessoais. O tratamento para o TPN geralmente envolve terapia comportamental e psicoterapia, bem como o uso de medicamentos em alguns casos. É importante lembrar que o tratamento pode ser difícil, pois as pessoas com TPN tendem a ter dificuldade em reconhecer que têm um problema e em aceitar ajuda.
Tendência narcisista não entraria como um distúrbio e sim uma pessoa com comportamento mais auto centrado, mas que não chega a possuir um transtorno.
O Transtorno de Personalidade Narcisista é um diagnóstico psiquiátrico que descreve um padrão de comportamento e pensamento caracterizado por um senso inflado de importância pessoal, uma necessidade constante de atenção e admiração, falta de empatia em relação aos outros e um comportamento grandioso e arrogante. Essas características são persistentes e afetam negativamente a vida social, profissional e pessoal do indivíduo.

Por outro lado, "tendências narcisistas" é um termo mais geral que se refere a traços de personalidade que se sobrepõem ao Transtorno de Personalidade Narcisista, mas que podem ser considerados normais em graus menores. Algumas tendências narcisistas comuns incluem um forte senso de autoconfiança, preocupação com a aparência física, a busca por elogios e reconhecimento, e uma necessidade de se destacar dos outros. É importante ressaltar que ter tendências narcisistas não é necessariamente uma coisa ruim e pode ser considerado um traço de personalidade normal, desde que não afete negativamente a vida do indivíduo ou das pessoas ao seu redor.
O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é um distúrbio mental em que a pessoa tem um senso exagerado de importância própria, falta de empatia e necessidade de admiração constante. Já as "tendências narcisistas" se referem a traços de personalidade comuns em pessoas saudáveis, como autoestima elevada, confiança em si mesmas e um desejo saudável de se destacar e realizar objetivos pessoais. A principal diferença é que o TPN é um distúrbio psicológico que causa sofrimento e prejuízo na vida da pessoa e das pessoas ao seu redor, enquanto as tendências narcisistas são consideradas parte normal do desenvolvimento da personalidade. Sempre `a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, seria necessário entender melhor o que você chama de "tendências narcisistas". Mas antes de tudo é importante saber que o narcisismo é algo que existe em todo ser humano e que faz parte da constituição de nossa personalidade. Já o Transtorno de personalidade narcísica é algo patológico, que ganha uma proporção maior na vida da pessoa e que em geral tende a comprometer suas relações de forma mais impactante. É sempre necessário uma avaliação para compreender melhor o quadro.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 200
Olá como vai?
O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) e as "tendências narcisistas" são conceitos relacionados, mas distintos. Vou explicar a diferença entre eles:
Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN): O TPN é uma condição psiquiátrica caracterizada por um padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. As pessoas com TPN tendem a ter uma visão inflada de si mesmas, a buscar constantemente admiração e a exibir comportamentos e atitudes arrogantes. Eles podem ter dificuldade em reconhecer ou se relacionar com as necessidades e emoções dos outros, e podem ser insensíveis ou desrespeitosos em seus relacionamentos interpessoais. O TPN é diagnosticado com base em critérios específicos estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) ou em outras classificações diagnósticas.

Tendências Narcisistas: "Tendências narcisistas" refere-se a traços de personalidade narcisista que podem estar presentes em pessoas sem necessariamente atenderem aos critérios para um diagnóstico completo de TPN. Esses traços podem incluir um senso exagerado de autoimportância, necessidade de atenção e admiração, desejo por sucesso e poder, e falta de empatia em certas situações. Muitas pessoas podem exibir algumas características narcisistas em graus variados sem que isso represente um transtorno mental. Por exemplo, um indivíduo pode ter momentos de vaidade excessiva ou comportamentos egoístas sem que isso interfira significativamente em suas vidas ou relacionamentos.

Em resumo, enquanto o Transtorno de Personalidade Narcisista é uma condição psiquiátrica definida por um padrão persistente e mal adaptativo de comportamentos e atitudes narcisistas, as "tendências narcisistas" se referem a traços de personalidade narcisista que podem estar presentes em pessoas sem necessariamente atenderem aos critérios para um diagnóstico completo de TPN. Espero ter ajudado e te desejo um feliz dia!!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!