Qual a diferença na ação do Ansitec em comparação com antidepressivos ISRS no tratamento de TAG?

3 respostas
Qual a diferença na ação do Ansitec em comparação com antidepressivos ISRS no tratamento de TAG?
O Ansitec tem um efeito mais rápido; os ISRSs tem um tempo maior para iniciar a resposta, porém tem uma resposta mais sustentada a longo prazo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Ansitec age direto na ansiedade, costuma ser bem tolerado, não dá dependência e geralmente não causa sono nem piora da ansiedade no início. Ele ajuda mais na preocupação constante do dia a dia.

Já os antidepressivos ajudam tanto na ansiedade quanto na tristeza, desânimo e outros sintomas emocionais. No começo, algumas pessoas podem sentir um pouco mais de ansiedade ou desconfortos, mas isso costuma melhorar com o tempo.

A escolha do tratamento depende dos seus sintomas e de como seu corpo responde à medicação. Em alguns casos, as medicações podem até ser usadas juntas, sempre com acompanhamento.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Ótima pergunta. No tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), o Ansitec (buspirona) e os antidepressivos ISRS atuam por mecanismos distintos, o que explica diferenças clínicas importantes.

Do ponto de vista farmacológico, a buspirona é um agonista parcial dos receptores serotoninérgicos 5-HT1A, com ação predominantemente ansiolítica. Ela não atua diretamente na recaptação de serotonina, não possui efeito sedativo significativo, não causa dependência e não apresenta ação anticonvulsivante ou relaxante muscular. Seu efeito é mais específico para a ansiedade psíquica crônica, com início gradual, geralmente após 2 a 4 semanas, sendo menos eficaz para crises agudas ou sintomas somáticos intensos.

Já os ISRS (como sertralina, escitalopram e fluoxetina) inibem a recaptação da serotonina, promovendo aumento difuso desse neurotransmissor em várias vias cerebrais. Por isso, têm ação mais ampla, tratando não apenas a ansiedade, mas também depressão, comorbidades ansiosas e sintomas físicos, embora possam causar ativação inicial, efeitos gastrointestinais e alterações do sono nas primeiras semanas.

A escolha entre eles depende do perfil clínico, gravidade dos sintomas e tolerabilidade. Recomendo uma avaliação com um psiquiatra para definir a melhor estratégia terapêutica para o seu caso. Estou à disposição para tirar dúvidas e conversar com você aqui pelo chat sempre que precisar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.