Qual a distinção entre língua geográfica e candidiase, a aparência entre ambas são muito semelhantes,

4 respostas
Qual a distinção entre língua geográfica e candidiase, a aparência entre ambas são muito semelhantes, que especialista e exame é o mais indicado para ter um diagnóstico preciso?
A língua geográfica possui sulcos ou fissuras que normalmente não ocorre dor durante a alimentação ou espontaneamente. Já na candidíase possui uma área avermelhada como se estivesse no vivo ou branca sobre o local e ocorre coceira ou ardência espontânea ou quando se alimentar. Para diagnostico podemos coletar material para cultura e teremos um exame com a resposta e também pode-se receitar a terapêutica de prova que no caso em questão pode ser feita com bochechos com bicarbonato de sódio. Conselho marcar uma consulta com um dentista isso é um caso simples qualquer especialidade odontológica pode resolver.

Procure um estomatologista. Ele é o melhor profissional para identificar inclusive se a sua lingua geográfica está secundariamente contaminada por candida.
Abraços
A principal diferença é que na candidíase há uma infecção por fungos, que terá que ser tratada.
A língua geográfica tem sua manifestação atrelada à baixa imunidade, stress. Esses favores fazem com que se manifeste em pessoas que já tem esta tendência.
Qualquer dentista pode diagnosticar e tratar, sendo idealmente o estomatologista.
Obrigado pela pergunta. Tentarei ajudar.
A Candida albicans é o organismo que causa a candidíase oral e outras formas de infecção. É um organismo oportunista, o que significa que só invade quando as condições para seu crescimento são ideais.

Os sintomas clássicos da candidíase oral incluem o aparecimento de placas esbranquiçadas e aveludadas na membrana mucosa da boca e da língua. Se o material esbranquiçado for eliminado por meio de raspagem, a base pode ficar vermelha (eritematosa) com pontos de sangramento.

Nos indivíduos imunodeprimidos a infecção pode ser grande, cobrindo a maior parte da superfície da boca e da língua. Além disso, pode se alastrar para o esôfago, produzindo esofagite por cândida, resultando em dificuldade e dor para engolir. Finalmente, a infecção pode se alastrar por todo o corpo.

A incidência de candidíase oral em adultos cresceu dramaticamente com a disseminação da AIDS. Pessoas infectadas pelo HIV são de alto risco para a candidíase oral, que pode, frequentemente, ser um dos primeiros sinais de infecção por HIV. (Obs: nas mulheres, a vulvovaginite por Cândida persistente e recorrente pode ser um sinal de infecção por HIV). Cifras exatas quanto à incidência de candidíase oral em adultos não estão disponíveis, mas acredita-se que a incidência tenha dobrado na última década. A extensão da infecção candidiásica também é mais frequente, incluindo a candidíase disseminada (por todo o corpo). A taxa de mortalidade da candidíase disseminada pode atingir os 70%.
Algumas informações poderão ser extraídas de sites específicos.
Espero ter ajudado.
Dr. Fábio J. Turco (CRO-DF 3642)