Qual a melhor abordagem para alguém com depressão profunda?

14 respostas
Qual a melhor abordagem para alguém com depressão profunda?
Oi! Mais importante que a abordagem é a relação que você pode (ou não) estabelecer com o profissional de saúde. De alguma forma, toda abordagem psicológica dá conta do sofrimento humano. Como orientação básica, eu posso te dizer: deve-se buscar um psicólogo que responda ao que a pessoa quer, ao que ela vai buscar na terapia. Alguém que acolha, que receba, que lhe dê um lugar de fala, que ouça e escute, que veja e enxergue, com o qual a pessoa se sinta bem, ou, se não se sentir bem, que tenha abertura, coragem e confiança de falar sobre isso. A pessoa deve ser escutada, acolhida, reconhecida, enfim, tratada com seus sintomas sem julgamento.
Enfim, de nada adiantará, para a superação da depressão, a melhor abordagem, vindo de um psicólogo com o qual você não se deu bem, com o qual não se sente à vontade.

Todas abordagens estão preparadas para ajudar em qualquer sintoma, vai de vc se sentir confortável e gostar da que escolheu.
Olá, boa noite. Todas as abordagens podem te ajudar, o importante é você procurar ajuda de um profissional que se identifique. Cuide de você. Abraços
Olá, a TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental, tem protocolos de excelência no tratamento da depressão. Mas, o mais importante nesse momento do que a abordagem é procurar ajuda especializada de um psicólogo e ser for necessário de um psiquiatra também para um tratamento em conjunto, a depressão é uma doença muito seria que pode incapacitar a pessoa e no seu extremo levar a morte. A depressão precisa ser tratada. Cuide-se. Abraço.
Olá! Todo psicólogo é capaz de atender uma pessoa com transtorno depressivo. Independente da abordagem que se especializou! Acredito que você deva dar prioridade para alguém com empatia, experiência e que faça sentido para você. Boas escolhas e bom caminho. Abraços
Mais importante que a abordagem utilizada é o conhecimento, dedicação, empenho do psicoterapeuta e comprometimento ético
O manejo que o profissional terá com a apresentação de cada caso, o respeito pela pessoa em sua subjetividade, particularidade e singularidade.
Como trabalho com a abordagem Psicodinâmica e estou em constante formação, percebo o que possibilita uma aproximação real com os casos mais complexos é a possibilidade de ampliar o cuidado, permitindo que o objetivo da psicoterapia facilite que o sujeito aceite e integre todas as diferentes partes de si em um todo que faça sentido.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 150
Olá! É importante que esteja passando - ou busque - uma psicoterapia em que haja real conexão com o profissional (seja de abordagem cognitivo-comportamental ou outra), e também um psiquiatra para acompanhamento.
Olá, tudo bem?
No geral, todos os profissionais são capacitados para te auxiliar. Mas, é fundamental a relação entre vocês.
Olá! Todas as abordagens são aptas a trabalhar com depressão em todos os níveis. Então não existe abordagem melhor que outra e sim afinidade... afinidade sua com a abordagem e principalmente afinidade entre você e o psicólogo.
Eu posso falar da abordagem junguiana, a que trabalho, na qual entendemos o ser como um todo, onde há sua parte consciente e a inconsciente. O foco está em trazer consciência para os conteúdos do inconsciente que "pulam" em nosso dia a dia. Quer um exemplo?! Quantas vezes você já disse para você mesma que se expressaria de tal forma, ou falaria com determinada pessoa?! Mas mesmo super decidida (conscientemente) na hora de fazer o que planejava você não conseguiu, é como se tivesse sido "tomada", e depois de perceber ainda sente às vezes raiva e culpa por não ter feito. E isso vai se repetindo como um ciclo. Então fica a pergunta: o que acontece quando conscientemente tomamos uma decisão, mas não conseguimos mantê-la? Algo nos toma dentro de nós e deixa nosso "eu" em segundo plano, isto é nosso inconsciente agindo, e há algumas formas de achá-lo em nossa vida diária. Desta forma durante a terapia vamos dando consciência para estes conteúdos, conforme for tomando consciência, o eu fica mais atento e já não se permite ser tomado, tendo maior controle da situação. É como um assaltante, quem ele vai assaltar quem está atento e poderá prever seus movimentos e antecede-lo ou a quem está inconsciente na situação?!
Espero que tenha compreendido um pouco da abordagem da qual trabalho e vejo na minha própria vida o resultado. Qualquer dúvida estou a disposição. Espero que encontre alguém que tenha afinidade. Bom Caminho!
Bom dia
A indicação da OMS é a terapia cognitivo comportamental
Olá!! O mais importante no processo psicoterapêutico é a relação estabelecida entre o profissional e o paciente. Na psicoterapia o paciente deve encontrar um profissional empático, acolhimento, poder falar e não ser julgado. Abraço.
Olá, em caso de depressão profunda a abordagem é algo que não impacta, desde que o paciente esteja vinculado/transferido com o terapeuta/analista, mas o que eu vejo como fundamental no tratamento é que em conjunto esteja tendo um acompanhamento psiquiatrico sério, pois nesse caso é realmente necessário a ajuda farmacológica bem prescrita.

Abraço.
Boa tarde. A depressão profunda é uma condição séria que requer atenção e cuidados adequados. A melhor abordagem pode variar de pessoa para pessoa, cada individuo vai se identificar mais com um tipo e com um perfil de profissional, é algo bem particular. Geralmente o tratamento envolve uma combinação de tratamento médico, terapia e apoio familiar e dos amigos.
Olá! Como você está? Neste caso, é importante considerar uma abordagem terapêutica que valorize a vontade da pessoa em compreender e trabalhar sobre seus sintomas, além de promover um vínculo terapêutico seguro. A Gestalt-terapia enfatiza esses aspectos, mas também existem outras abordagens que podem auxiliar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!