Qual a melhor forma de cicatrização? Do pé diabético?

2 respostas
Qual a melhor forma de cicatrização? Do pé diabético?
Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Bauru
Realizar cuidados locais que consistem em remover cirurgicamente todos os tecidos desvitalizados (mortos), limpar a ferida, fazer curativo estéril, ministrar antibióticos e eliminar a pressão sobre a região afetada. Feridas na planta dos pés não cicatrizam porque o paciente apoia o peso do corpo quando caminha. Uma vez que não sente dor em decorrência da neuropatia periférica (complicação tardia da doença) e a ferida não o incomoda, ele continua pisando. Para obter a cicatrização é necessário reduzir drasticamente o apoio sobre a área ulcerada utilizando muletas e calçando sandálias ortopédicas especiais (em rampa) ou utilizar gesso de contato total. Na presença de infecção no local da ferida é necessário internação imediata para tratamento cirúrgico na tentativa de evitar a amputação da extremidade. Dependendo da gravidade e da profundidade da infecção, assim como do estado circulatório local do pé, o risco de amputação está sempre presente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem várias formas de se conduzir o tratamento de uma lesão de um pé diabético ,mas o essencial é o acompanhamento multiprofissional envolvendo várias categorias pois várias vertentes são necessárias para o sucesso e cicatrização dessa lesão tais como controle da glicemia capilar, ausência de infecção da lesão, comprometimento sensorial e vascular, idade,etc..enfim o pé diabético é muito complexo e precisa de acompanhamento de perto e contínuo de profissionais devidamente capacitados para tratar como também para prevenir as lesões e complicações.

Especialistas

Sarah Patury

Sarah Patury

Angiologista

Salvador

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Elias Abdala Tauil Filho

Elias Abdala Tauil Filho

Cirurgião vascular

Guaxupé

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Pé Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.