Qual a melhor posição para quem apresenta o pé de charcot, para ajudar na circulação e melhora dos

3 respostas
Qual a melhor posição para quem apresenta o pé de charcot, para ajudar na circulação e melhora dos machucados?
O Pé de Charcot é uma quadro agudo, acompanhado de edema, eritema, neuropatia e fratura aguda de ossos do pé simulando um processo infeccioso. O tratamento é a imobilização, sem liberação de carga.

Se você tem pé de Charcot relacionado a complicações de neuropatia pelo diabetes, além do repouso (que dependendo do estágio da doença será maior ou menor), para o controle dos "machucados" é importante o ajuste dos níveis de glicemia, manutenção da higiene dos pés e curativos especializados. A consulta com o cirurgião vascular também é indispensável, já que geralmente há doença vascular associada.
É necessário cuidadosa avaliação clínica e dos exames de imagem (radiografias simples do pé e tornozelo) para identificar a localização da lesão osteoarticular, o estágio evolutivo da doença com relação ao processo de consolidação óssea, o potencial de instabilidade (colapso do arco no mediopé ou desconexão perna-pé no tornozelo), e desarranjo complexo na arquitetura óssea do pé e/ou tornozelo. Desta forma é possível classificar o tipo da lesão e estabelecer um prognóstico, além de estabelecer o plano de tratamento, que varia desde: 1) imobilização prolongada com aparelho gessado (gesso de contato total) tentando obter consolidação óssea e prevenir o desenvolvimento de deformidades maiores; 2) cirurgia minimamente invasiva (ressecção de proeminências ósseas plantares nas áreas de carga que favorecem ulceração plantar); 3) cirurgias reconstrutivas de grande porte realizadas na tentativa de corrigir deformidades grosseiras e estabilizar o pé e tornozelo; 4) amputação da extremidade.