Qual a origem do ataque de panico numa pessoa?

9 respostas
Qual a origem do ataque de panico numa pessoa?
Não existe uma origem apenas, os ataques de pânico vem geralmente associados a uma inabilidade da pessoa em lidar com determinada situação que pode ou não estar ligada a um evento traumático.

Devemos lembrar que o pânico faz parte dos transtornos ansiosos. Falar de uma origem única é uma questão complicado. Pense há milhões de anos atrás onde nossa espécie liberava grande quantidade de adrenalina a cada vez que se sentia ameaçada, sendo um fator importante para a nossa sobrevivência. Agora, em pleno 2015 somos frutos de nossa história filogenética, porém vivendo em ambiente completamente diferente. Dependendo da história de vida da pessoa, forma em que foi criada pelos pais, repertório comportamental, ambiente cultural, junto com os aspectos filogenéticas, uma pessoa pode vir a desenvolver o pânico ( o corpo sinaliza que está em ameaça, por algo que aparentemente não tem qualquer ameaça). Um terapeuta Comportamental pode ter excelentes resultados. Para saber mais procure por textos na Análise do Comportamento, autor: Roberto Alves Banaco.
Desconexão com a fonte e consigo mesmo, sentimento de medo e rejeição, baixa auto estima, ph ácido, energia desequilibrada, falta de nutrientes essenciais e muitos outros fatores.
todos temos algo que nos faz temer, mesmo inconscientemente, nosso corpo manda sinais de que estamos amedrontados com certas exposições, ações e ocasiões que passamos durante a vida. Se a origem dessas manifestações de pânico,não forem tratadas corretamente, podem se tornar frequentes e ainda mais intensas; impedindo uma pessoa de ter sua vida normal. A melhor maneira de descobrir o que gera essas manifestações é tratando se com um profissional adequado, podendo ser um Psicólogo ou Psicanalista, dependendo da intensidade do problema. Recomendo que em casos mais graves procure o Psicanalista.
Um ataque de pânico é uma intensa onda de medo, caracterizada por sua inesperada e debilitante intensidade imobilizadora. Ataques de pânico muitas vezes surgem do nada, sem qualquer aviso, e às vezes sem gatilho claro. Eles podem até ocorrer quando você está relaxado ou dormindo.
Ataques de pânico recorrentes são frequentemente desencadeados por uma situação específica, como atravessar uma ponte ou falar em público - especialmente se essa situação já causou um ataque de pânico. Normalmente, a situação de indução de pânico é aquela em que você se sente ameaçado e incapaz de escapar, desencadeando a resposta de luta ou fuga do corpo.
Independentemente da causa, os ataques de pânico são tratáveis. Existem estratégias que você pode usar para lidar com os sintomas, bem como tratamentos eficazes.
A forma mais eficaz de tratamento profissional para combater ataques de pânico, transtorno do pânico é a psicoterapia .
A conceituação do transtorno de pânico como um medo adquirido de algumas sensações corporais relacionadas e da agorafobia como uma resposta comportamental à previsão dessas sensações ou sua evolução para um ataque de pânico completo. O indivíduo que passa por algum conflito ou trauma cria uma memória inconsciente que ressurge quando um gatilho é acionado. O principal fator para tratamento é localizar a causa e ressignificar o conteúdo que dispara os sintomas de medo, ansiedade extrema, sensação de morte, suor frio, etc. Muitas vezes só a ação medicamentosa não é suficiente, é necessário psicoterapia.
Ataques de pânico muitas vezes surgem do nada, sem qualquer aviso, e às vezes sem gatilho claro. Eles podem até ocorrer quando você está relaxado ou dormindo. Ataques de pânico recorrentes são frequentemente desencadeados por uma situação específica, como atravessar uma ponte ou falar em público - especialmente se essa situação já causou um ataque de pânico. Normalmente, a situação de indução de pânico é aquela em que você se sente ameaçado e incapaz de escapar, desencadeando a resposta de luta ou fuga do corpo. Independentemente da causa, os ataques de pânico são tratáveis. Existem estratégias que você pode usar para lidar com os sintomas, bem como tratamentos eficazes. A forma mais eficaz de tratamento profissional para combater ataques de pânico, transtorno do pânico é a psicoterapia .
Não existe um conjunto de fatores específicos que possam ser atribuídos a todas as pessoas que apresentam ataques de pânico.

Apesar disso, a boa notícia, é que atualmente existe tratamento eficaz para o problema.

Vivemos em uma sociedade que adquiriu o hábito de classificar os fenômenos do mundo para lidar com eles.

Felizmente, na atualidade, percebemos as limitações desse modelo. Minha sugestão para qualquer pessoa que apresente crises de pânico é se preocupar menos com possíveis diagnósticos e focar em tratamentos que melhorem sua qualidade de vida.
Olá, o gatinho para o ataque de pânico pode ser muitos, é um pico de ansiedade, a terapia comportamental cognitiva vai auxiliar o individuo a manejar os comportamentos ansiosos. Espero ter ajudado.