Qual a relação entre o uso de antidepressivos e o aumento de pesadelos? Que efeitos negativos eles

5 respostas
Qual a relação entre o uso de antidepressivos e o aumento de pesadelos?
Que efeitos negativos eles podem gerar no tratamento?
Alguns antidepressivos podem mesmo levar a sonhos mais vívidos, mas geralmente não são pesadelos, apenas parecem mais "reais", possivelmente relacionado à atividade sobre a serotonina. Mas os antidepressivos podem levar a alterações do sono normal, mas que dificilmente causam problemas e esta interferência costuma diminuir com o tempo de uso. De resto, são medicações muito seguras, que podem ser tomadas em longo prazo, de anos seguidos. Quanto a detalhes sobre os antidepressivos, sugiro que pergunte ao seu médico, que saberá dar as respostas específicas para seu caso, até porque mesmo seus pesadelos podem ter outra origem, mesmo que você atualmente esteja usando antidepressivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, em geral os medicamento psiquiátricos quando usado provocam algum efeito colateral, algum desses mais que outros estimulam o sono. O sono é necessário para se regenerar e recomeçar outro dia mais ativamente; porem nem sempre é tão benéfico, a pessoa fica mais lenta e faz muito esforço para se manter ativa. Os pesadelos podem aparecer devido ao sono mais profundo que a pessoa está tendo estimulado pelo comprimido utilizado na cura. Se ajude com a psicoterapia, converse com seu psicologo/a
Concordo com a resposta do psiquiatra Ivan Braun. Além disso, apesar do grande avanço da indústria farmacêutica, ainda não se tem uma precisão tão assertiva ao se recomendar antidepressivos. Isso acontece porque existe um efeito mais geral que beneficia o paciente, mas não se tem controle sobre os efeitos colaterais, que serão próprios da reação do organismo de cada pessoa. De qualquer forma, apenas o uso de remédios não resolve o problema em si. Os pesadelos também podem ser uma fonte subjetiva para o entendimento do que acontece no seu inconsciente e, consequentemente, para compreender os seus sintomas. Procure seu psiquiatra e converse sobre o efeito dos pesadelos com o uso do antidepressivo, ele poderá pensar em outro medicamento que também auxilie. E busque apoio psicológico para tratar de fato sua depressão ou ansiedade.
Alguns medicamentos interferem na qualidade do sono. Quando sonhamos em demasia, isso significa que não conseguimos alcançar o sono profundo pois os sonhos acontecem em uma faixa de sono mais leve chamada sono REM. Pesadelos tem mais a ver com nossos medos, inseguranças e angústias que estão em uma instância da psique inconsciente. Sugiro que converse com seu psiquiatra sobre os efeitos colaterais da medicação e que procure um psicanalista para ajudá-lo a compreender a representação desses pesadelos. Espero ter te ajudado.
Nosso corpo é um conjunto, não temos como separar as partes e tratar em separado deixando de lado o restante. No caso, quando é feito o tratamento para depressão a indicação é, além da prescrição de medicamentos, é fundamental que o paciente faça psicoterapia. Consultar um psicólogo e fazer uma avaliação da sua saúde emocional é muito importante. Os sonhos e pesadelos fazem parte da nossa vida, nos trazem elementos que remetem a questões passadas ou vivenciadas atualmente. Na psicoterapia você terá uma oportunidade de entender melhor o que pode estar acontecendo.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.