Qual a relação entre o uso de antidepressivos e o aumento de pesadelos? Que efeitos negativos eles

5 respostas
Qual a relação entre o uso de antidepressivos e o aumento de pesadelos?
Que efeitos negativos eles podem gerar no tratamento?
Alguns antidepressivos podem mesmo levar a sonhos mais vívidos, mas geralmente não são pesadelos, apenas parecem mais "reais", possivelmente relacionado à atividade sobre a serotonina. Mas os antidepressivos podem levar a alterações do sono normal, mas que dificilmente causam problemas e esta interferência costuma diminuir com o tempo de uso. De resto, são medicações muito seguras, que podem ser tomadas em longo prazo, de anos seguidos. Quanto a detalhes sobre os antidepressivos, sugiro que pergunte ao seu médico, que saberá dar as respostas específicas para seu caso, até porque mesmo seus pesadelos podem ter outra origem, mesmo que você atualmente esteja usando antidepressivos.

Boa noite, em geral os medicamento psiquiátricos quando usado provocam algum efeito colateral, algum desses mais que outros estimulam o sono. O sono é necessário para se regenerar e recomeçar outro dia mais ativamente; porem nem sempre é tão benéfico, a pessoa fica mais lenta e faz muito esforço para se manter ativa. Os pesadelos podem aparecer devido ao sono mais profundo que a pessoa está tendo estimulado pelo comprimido utilizado na cura. Se ajude com a psicoterapia, converse com seu psicologo/a
Concordo com a resposta do psiquiatra Ivan Braun. Além disso, apesar do grande avanço da indústria farmacêutica, ainda não se tem uma precisão tão assertiva ao se recomendar antidepressivos. Isso acontece porque existe um efeito mais geral que beneficia o paciente, mas não se tem controle sobre os efeitos colaterais, que serão próprios da reação do organismo de cada pessoa. De qualquer forma, apenas o uso de remédios não resolve o problema em si. Os pesadelos também podem ser uma fonte subjetiva para o entendimento do que acontece no seu inconsciente e, consequentemente, para compreender os seus sintomas. Procure seu psiquiatra e converse sobre o efeito dos pesadelos com o uso do antidepressivo, ele poderá pensar em outro medicamento que também auxilie. E busque apoio psicológico para tratar de fato sua depressão ou ansiedade.
Alguns medicamentos interferem na qualidade do sono. Quando sonhamos em demasia, isso significa que não conseguimos alcançar o sono profundo pois os sonhos acontecem em uma faixa de sono mais leve chamada sono REM. Pesadelos tem mais a ver com nossos medos, inseguranças e angústias que estão em uma instância da psique inconsciente. Sugiro que converse com seu psiquiatra sobre os efeitos colaterais da medicação e que procure um psicanalista para ajudá-lo a compreender a representação desses pesadelos. Espero ter te ajudado.
Nosso corpo é um conjunto, não temos como separar as partes e tratar em separado deixando de lado o restante. No caso, quando é feito o tratamento para depressão a indicação é, além da prescrição de medicamentos, é fundamental que o paciente faça psicoterapia. Consultar um psicólogo e fazer uma avaliação da sua saúde emocional é muito importante. Os sonhos e pesadelos fazem parte da nossa vida, nos trazem elementos que remetem a questões passadas ou vivenciadas atualmente. Na psicoterapia você terá uma oportunidade de entender melhor o que pode estar acontecendo.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 150