Qual a relação entre psiquiatria e nutrição? .

3 respostas
Qual a relação entre psiquiatria e nutrição? .
Olá! A relação entre psiquiatria e nutrição é cada vez mais reconhecida e estudada. A psiquiatria nutricional é um campo emergente que explora como a alimentação e os nutrientes afetam a saúde mental, o humor e o comportamento. O que comemos tem um impacto direto no funcionamento do nosso cérebro, na produção de neurotransmissores (substâncias químicas que regulam o humor) e na inflamação do corpo, fatores que estão intimamente ligados ao desenvolvimento e à progressão de diversas condições psiquiátricas, como depressão, ansiedade e transtornos do humor.
Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais (como vitaminas, minerais, ácidos graxos ômega-3) e pobre em alimentos processados, pode ajudar a proteger a saúde cerebral, otimizar a resposta aos tratamentos psiquiátricos e até mesmo atuar na prevenção de alguns transtornos mentais. Por outro lado, deficiências nutricionais ou padrões alimentares inflamatórios podem contribuir para o desequilíbrio e piora dos sintomas psiquiátricos. Por isso, a abordagem nutricional está se tornando uma parte importante do tratamento integral em saúde mental.
De qualquer forma, é preciso passar por consulta médica para avaliar melhor essa questão. Fico à disposição, caso precise!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leone Almeida da Matta Goncalves
Médico de família, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Boa noite, espero que você esteja bem. Essa relação vai surgir principalmente do entendimento da presença do eixo intestino-cérebro, bem como da relação que a microbiota intestinal tem com o nosso humor. Além disso existem alguns nutrientes, vitaminas e minerais que estão diretamente ligados com a saúde cerebral e saúde emocional sendo a sua deficiência inclusive o principal causador de alguns distúrbios.
A relação entre psiquiatria e nutrição é cada vez mais reconhecida e estudada, com diversos estudos e linhas de pesquisa envolvendo múltiplos profissionais. Essa área explora como os nutrientes e os padrões alimentares influenciam o funcionamento do cérebro, na saúde mental e no desenvolvimento ou manejo de transtornos psiquiátricos.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.