Qual as chances de contrair HIV em uma única relação vaginal ? Após quantos dias posso fazer um test

3 respostas
Qual as chances de contrair HIV em uma única relação vaginal ? Após quantos dias posso fazer um teste ? Um único teste descarta uma infeção ?
Dr. Renato Ferneda de Souza
Infectologista
São José do Rio Preto
As chances de contrair HIV em relação (sem proteção), vaginal, é menor que 0,002%, considerando que se tenha relação com algum portador sem tratamento, o que reduz ainda mais a chance. Os exames devem ser realizados após 21 dias no mínimo. Dentro do periodo correto, 1 exame basta. Com proteção nas relações, não há transmissão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As chances de contrair HIV em uma única relação vaginal desprotegida variam com base em vários fatores, como a carga viral da pessoa portadora do vírus e a presença de outras infecções sexualmente transmissíveis. Em média, o risco estimado de transmissão do HIV por relação vaginal é baixo, mas não inexistente. É importante lembrar que qualquer atividade sexual sem proteção com uma pessoa que tem HIV ou cujo status é desconhecido apresenta algum risco.

Testagem para HIV:
Testes de 4ª geração (antígeno/anticorpo): Podem geralmente detectar o HIV de 18 a 45 dias após a exposição.
Testes de 3ª geração (somente anticorpos): Podem levar de 23 a 90 dias para detectar a infecção.
Para um resultado confiável, é recomendado fazer o teste após a janela de detecção específica do teste utilizado. Se o primeiro teste for realizado logo após a exposição, pode ser necessário repetir após o período de janela para garantir precisão.

Um único teste negativo após o período de janela adequado é altamente confiável, mas em situações de exposição recente ou preocupações contínuas, os médicos podem recomendar testes de acompanhamento. Sempre busque orientação de um profissional de saúde para se testar e interpretar os resultados corretamente, além de discutir sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) como uma medida preventiva para o futuro.
Dra. Adryelle Luetz
Infectologista, Generalista
Brasília
Os estudos mais recentees mostram que há uma proporção de cerca de 1000 relações vaginais-penianas receptivas para um caso de infecção pelo HIV. Os testes atuais conseguem identificar infecção aguda com aproximadamente 14 dias da exposição ou menos. Entretanto, é necessário mais de um teste, realizado em outro momento, para descartar totalmente a infecção após atividade de risco. Agende uma consulta com infectologista para tirar dúvidas sobre sua saúde sexual e saber como se proteger e prevenir após uma exposição sexual de risco.

Especialistas

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Ricardo Ribeiro de Almeida

Ricardo Ribeiro de Almeida

Infectologista

Goiânia

Vanessa Levien Strelow

Vanessa Levien Strelow

Infectologista

Curitiba

Valéria Ribeiro Gomes

Valéria Ribeiro Gomes

Médico clínico geral, Infectologista

Rio de Janeiro

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Infectologista

Rio de Janeiro

Cesar Augusto Castro de Barros

Cesar Augusto Castro de Barros

Infectologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6612 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.