Qual dieta alimentar devemos seguir quem fez gastrectomia?

3 respostas
Qual dieta alimentar devemos seguir quem fez gastrectomia?
É necessário a avaliação de um profissional nutricionista para traçar um plano adequado e individualizado para um paciente pós gastrectomia. A alimentação deverá ser restrita em alguns nutrientes como gorduras e açúcares, porém caso esta restrição não seja acompanhada de perto por um profissional, há riscos de desenvolvimento de desnutrição proteica e calórica.Procure um nutricionista na sua cidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dieta para quem faz cirurgia bariátrica passa por alguns estágios de adaptação que vão desde a fase liquida, até a fase de alimentação, com consistência normal, que tem por objetivo: evitar vômitos, plenitude, distensão do estômago, alargamento da bolsa gástrica superior, diminuir as chances de complicações mecânicas e garantir o sucesso do tratamento.
A evolução entre as fases varia entre os pacientes, e por isso a dieta deve ser individualizada, com suplementação nutricional, complementação ou suplementação de proteína, isenta de lactose nas primeiras semanas ou por toda a vida, em casos de intolerância à lactose, e necessita de módulo calórico em alguns casos.
Tão importante quanto a dieta é o acompanhamento com equipe multiprofissional para uma avaliação e acompanhamento completo do quadro clínico para analisar cicatrização, deficiências nutricionais, dificuldades de mastigação, digestão, absorção, ansiedade, dentre outros fatores.
A Cirurgia Bariátrica bem planejada deverá contar, com o acompanhamento de um profissional de Nutrição(dentre outros de uma equipe multidisciplinar), antes e após a cirurgia. Este acompanhamento deverá ser por um período em torno de um a dois anos, Logo após a cirurgia a dieta será líquida e bem restrita.Durante as primeiras semanas pós-cirúrgica, o volume de refeições varia de 30 a 100 ml. A consistência e o volume vão depender da evolução da recuperação de cada paciente.Busque a orientação de um(a) Nutricionista.

Especialistas

Juan Távora Mello

Juan Távora Mello

Cirurgião do aparelho digestivo

Niterói

Agendar uma visita
Fernando Furlan Nunes

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Eduardo Vilela Lacerda

Eduardo Vilela Lacerda

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Goiânia

Agendar uma visita
Fernando de Alencar Carvalho

Fernando de Alencar Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Feira de Santana

Agendar uma visita
Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Virgínia Campos Dalmaso

Virgínia Campos Dalmaso

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Gastrectomia subtotal com ou sem vagotomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.