Qual é a consequência da retirada das glândulas paratireoides?

2 respostas
Qual é a consequência da retirada das glândulas paratireoides?
Esté é um quadro que pode surgir como consequencia de tiroidectomia ( retirada da tireoide) , geralmente em casos de cancer, em que a cirurgia precisa ser mais extensa, Se forem retiradas as quatro glândulas , manifesta-se o hipoparatiroidismo , consequentemente calcio baixo no sangue com as manifestações clinicas, sendo as mais comuns caimbras, amortecimentos, fraqueza muscular, podendo levar até a arritmias cardíacas. É uma condição que requer tratamento imediato, em uma crise é necessária hospitalização e reposição do calcio. Depois precisa fazer o ajuste durante o acompanhamento com seu endocrinologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rondinelly Rosa Ribeiro
Cirurgião de cabeça e pescoço
Brasília
As glândulas paratireóides produzem um hormônio chamado Paratormônio (PTH). Esse hormônio tem como ação o estímulo à remoção de cálcio dos ossos e enviá-lo à corrente sanguínea na tentativa de reequilibrar alguma alteração dos níveis de cálcio que esteja ocorrendo. São em número de quatro e ficam aderidas às laterais da glândula tireóide (daí o nome para-tireóides). A remoção apenas parcial das glândulas não causa maiores desequilíbrios na produção do PTH e geralmente não há necessidade de tratamento. A remoção de todas as quatro paratireóides (geralmente por doença secundária à insuficiência renal), este sim, causa desequilíbrio permanente nos níveis de cálcio e fósforo, necessitando de tratamento também permanente. Há, ainda, os casos em que, durante uma cirurgia de tireóide, as paratireóides, ainda que não sejam removidas, param de funcionar, o que pode ocorrer em cerca de 1% dos casos, e gera os mesmos distúrbios.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Jairo Maropo de Alencar

Jairo Maropo de Alencar

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Rebeca Bandeira de Melo Cavalcante

Endocrinologista

Manaus

Monica Thimoteo

Monica Thimoteo

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Vivianne Carvalho

Vivianne Carvalho

Endocrinologista

Parnaíba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 92 perguntas sobre Distúrbios das glândulas paratireóides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.