Qual é a diferença da angústia para a depressão?

10 respostas
Qual é a diferença da angústia para a depressão?
Olá! Angustia é uma sensação que na maioria das vezes não conseguimos expressar exatamente o que estamos sentindo. A angustia pode estar relacionada por diversos fatores, como a ansiedade ou até a depressão. Porém a depressão é algo mais complexo, faz com que a pessoa não tenha vontade de fazer as coisas do dia-a-dia na maior parte do dia, muitas das vezes não tem vontade de comer, de falar com as pessoas, sente muito sono, tem pensamentos ou comportamentos suicidas. Aconselho a procurar um psicologo para entender exatamente o que está sentindo. Fico a disposição!

Angustia é um sentimento que envolve ansiedade e inquietação, uma sensação de que algo pode estar por acontecer ou de necessidade que algo aconteça, mesmo que a pessoa não consiga identificar exatamente o quê.
Já os sintomas depressivos em geral envolvem tristeza, falta de vontade de fazer as coisas, falta de prazer atividades que antes proporcionavam essa sensação boa, vontade de ficar sozinho, falta de vontade de cuidar de si mesmo, falta de perspectiva em relação ao futuro...
Importante lembrar que pessoas com diagnóstico de transtorno depressivo podem sim ter sentimentos de angústia associados ao quadro.
Espero ter ajudado. Um abraço.
A angustia é um sensação que pode se sentida nos casos de quadros depressivos e ansiosos. Ou seja, ela é uma característica que pode aparecer na depressão.

Ela é caracterizada por uma forte sensação de ausência, carência, pressão, insegurança, ressentimento e dor. Alguns paciente descrevem uma pressão no tórax, sentida junto com uma falta de ar e um desespero.
A angústia normalmente é uma sensação de pressão no peito e/ou frio no estômago, que pode estar associada com uma ansiedade. A angústia é algo que pode estar dentro da normalidade. Por exemplo, você pode estar angustiado (a) ao pensar em uma prova que vai ser feita, ou em um evento de grande importância, ou uma preocupação com uma doença ou mudança.
A angústia é um sintoma que deve ser acolhido para ser melhor compreendido. Muitas vezes ao conseguir expressar o que traz a angústia, ou o que você está vivendo, já traz um certo alívio.
A depressão já é um quadro mais complexo. É quando falta energia, ânimo, entusiasmo para fazer as coisas. A depressão pode ser confundida com uma tristeza que é esperada em certos momentos. Também pode estar associada com muitos outros sintomas.
Do ponto de vista simbólico, podemos entender que a depressão pode ser resultado de algum acontecimento que não foi bem elaborado.
Por isso é muito importante consultar um bom profissional para ser bem orientado.
Olá, na pressão no peito e sensação de inquietação, pode estar associada a uma angustia que no tratamento psicológico utilizamos como predisposição de estar precisando entrar mais em contato consigo mesmo para resolver emoções e saber como administrá-las melhor, e com conhecimento e identificação destas emoções, poderá ir ressignificando esses conteúdos e diluindo essas sensações construindo um melhor perfil de atuação para sua vida.Já na depressão as emoções são maios densas e por ocasião de estar se isolando ou retraindo sua vida cada vez em menor ação produtiva, poderá ir se agravando mais e mais, sendo que nos dois casos com o processo terapêutico a abordagem ajudará em muito a desenvolver uma melhora gradual e considerável, também apoiada por profissionais da psiquiatria. Estou à disposição. Abraços.
Angústia é diferente de depressão, irmão,normalmente gera um desconforto físico, sem causa aparente, é atrelada a um sufoco semelhante a uma compressão no peito, conhecida como dor sem nome. A angústia é um sofrimento relacionado ao presente. Optar por um caminho significa correr riscos, abrir mão das alternativas, isso é angustiante por exemplo.
A depressão apresenta a tristeza, desanimo, entre outros sintomas como: apatia, angústia, ansiedade, sentimentos de desesperança.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
A angústia é um sintoma, e depressão é uma doença, assim como a febre é um sintoma que pode surgir na gripe (doença)
A depressão se apresenta como um patologia que possui diversas características; sendo que uma delas pode ser o sentimento de angustia.
Angústia é uma sensação que pode ser definida como pressão / opressão, e mesmo pela sensação física de nó na garganta e pressão no tórax, além de uma inquietação que acompanha uma sensação de vazio com decisões do dia-a-dia, por exemplo.

Ela é um sentimento, não necessariamente um diagnóstico, que pode surgir de situações específicas ou momentos de vida, e quando está presente por um período longo, associada a outros sintomas, sem um evento causador ou algo específico, é comum que seja um sintoma de um transtorno depressivo ou ansioso.

A depressão já é uma patologia caracterizada por um período, de no mínimo duas semanas, com humor entristecido e/ou perda de prazer nas atividades do dia-a-dia, podendo estar presentes a sensação de perda de energia ou fadiga, alterações de apetite, sono e desejo sexual, alteração na capacidade de pensar e concentração, sensação de inutilidade ou culpa excessiva e inadequada e pode ter como sintomas mesmo pensamentos de morte e suicídio.
Olá, bom dia. A angústia é uma sensação que pode estar associada a casos depressivos e ansiosos, a angústia é um sintoma. Já a depressão uma doença caracterizada pelo fato da pessoa estar com uma tristeza profunda que não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!