Qual é a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional?

24 respostas
Qual é a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional?
Orientação vocacional e orientação profissional acabam sendo usados como sinônimos, mas existem sim diferenças entre eles. A vocação indica uma tendência ou habilidade que leva alguém a exercer uma determinada carreira. Na orientação vocacional, o psicólogo auxilia com ferramentas específicas, a descoberta dessa vocação.
A orientação profissional está mais relacionada ao mundo profissional.E cada um acaba usando o termo que acha mais adequado.
No meu ponto de vista, acredito que seja um processo conjunto e acabo utilizando o termo Orientação Vocacional e Profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O teste é o mesmo. O termo foi colocado de forma comercial.
Entendo como sinônimos. Importante é o paciente expor bem sua demanda para que o psicólogo posso contribuir esclarecendo as dúvidas do mesmo.
É a mesma coisa, cada profissional utiliza o que mais lhe agrada.
A orientação vocacional está relacionada ao lado comportamental da pessoa, enquanto que a orientação profissional está associado ao aspecto mais técnico.
A orientação vocacional e profissional caminham juntas e trabalham questões como autoconhecimento e realidade profissional para que o indivíduo tome sua decisão de forma mais segura e confiante, sendo considerado aspectos pessoais, familiares e sociais.
A orientação vocacional objetiva auxiliar a pessoa a compreender o seu perfil e identificar quais são as suas áreas de interesse. E diante de tantas posssibilidades de escolha, a orientação profissional se torna necessária detalhando informações sobre o mundo do trabalho, ocorrendo um alinhamento dos talentos e características com a realidade cultural e profissional.
Para realizar uma orientação vocacional e profissional adequadamente, é necessária a ajuda de um psicólogo que através de técnicas específicas dão suporte e auxiliam o processo da tomada de decisão do indivíduo.

Penso que ambos os termos estão relacionados aos talentos que cada um desenvolve dentro da sua história, relações e experiências.
A orientação vocacional/profissional, dentro do trabalho terapêutico, passará por aspectos como a compreensão a respeito da sua forma de funcionar no mundo, os lugares que lhe nutrem/ lhe tocam de alguma forma, onde faz sentido estar.
Vocacional é um termo que surge a partir da palavra vocação, que vem do latim "vocatione" e significa predestinação. O termo orientação vocacional foi muito utilizado pela psicologia na orientação de jovens a encontrarem uma profissão que tenha sintonia com eles. Porém hoje se sabe, que embora algumas pessoas já nasçam com mais facilidade para dominar certas habilidades, a maior parte de suas competências são apreendidas em seu processo de socialização. A partir dessa reflexão começaram a surgir, no meio científico e profissional, críticas a esse termo "vocacional", como se ele desse a entender que a pessoa já nasce com uma vocação e precisasse "descobrir" qual é. Ele vem sendo substituído pelo termo profissional que entende que na verdade a escolha da profissão não é uma descoberta e sim uma construção.

Em síntese, os dois nomes se referem ao mesmo processo, e cada vez mais psicólogos substituem o termo orientação vocacional por orientação profissional. Essa orientação pode ser realizada tanto ainda na adolescência, quanto em qualquer fase da vida adulta, quando o sujeito se sentir perdido sobre que rumos profissionais a tomar. Na fase adulta normalmente chamamos de "reorientação profissional". Muitos psicólogos fazem esse serviço e pode ser muito útil na escolha de seu caminho profissional. Espero ter ajudado.
Orientação Vocacional, como disseram os especialistas anteriores, está ligada aos aspectos que mais dizem respeito a vocação, ou seja, ao que a pessoa gostaria de fazer em determinada profissão, no futuro. Como gostaria de trabalhar, em que ambiente, com o público ou de uma forma mais individualizada, e principalmente quais interesses essa pessoa tem. E quais as características de seu comportamento. Gosta de cuidar dos outros, dos animais? Ou é uma pessoa mais prática, mais técnica, que gosta de fazer e realizar projetos? Gosta da rotina, ou de situações que possa ser mais criativa? É uma pessoa mais independente, ou prefere receber ordens a serem realizadas?
Tudo isso e muito mais deve ser considerado numa Orientação Vocacional para que a pessoa escolha a profissão que mais se adapta à sua maneira de ser e a seus interesses, além de serem analisadas suas habilidades intelectuais.
A Orientação Profissional talvez seja mais ligada a uma situação em que a pessoa já exerce uma profissão, mas precisa de um aconselhamento para conseguir alavancar sua carreira.
Orientação vocacional ou profissional são usados como sinônimos. Muitos autores deixaram de usar o termo "vocação" por entender que a escolha profissional não está relacionado somente a vocação ou um chamado.
Quando escolhemos uma profissão estamos diante de várias questões, nossos interesses, valores pessoais e, principalmente, nossa capacidade de escolher e nos responsabilizar por aquilo que acreditamos.
Existem dois tipos de orientação, a Psicométrica que vai trabalhar com o uso de testes e pontos fortes e fracos do cliente. O seu objetivo é delinear uma tendência a certas áreas ou profissões.
E, contamos também, com a orientação Psicodinâmica que pode ser explicada como uma psicoterapia focada, diferente de uma terapia tradicional, aqui vamos trabalhar com um tema específico - a escolha profissional - e a quantidade de sessões são de 08 a 12. Diferente da abordagem que utiliza testes, a proposta psicodinâmica está ligada ao autoconhecimento, pedindo do cliente uma postura mais ativa, uma vez que, ele será o protagonista no processo de investigação, reflexão e aceitação de suas escolhas. E, ao psicólogo cabe o papel de auxiliar esse jovem nessa jornada, pontuando questões críticas, obstáculos e potências desse cliente, buscando encorajar e estimular o seu desenvolvimento.
Orientação Profissional ou Vocacional em linhas gerais, definem o mesmo processo, cada psicólogo utiliza a linguagem que mais se familiariza, os testes, técnicas, entrevista, são utilizados da mesma forma, independente do nome usado, pois o objetivo das duas é o mesmo.
Na minha concepcao a orientação vocacional e profissional seguem os mesmos princípios, que são auxiliar os jovens e adultos nas tomadas decisões importantes sobre o seu futuro profissional, alem disso tem um papel fundamental no autoconhecimento e do mercado de trabalho.
Olá, a orientação profissional Ou vocacional segue o mesmo princípio que é o de avaliar as habilidades e competências do indivíduo verso profissão e mercado de trabalho.
Todas essas análises é realizada psicologo em conjunto com a pessoa através de entrevistas, testes e outras ferramentas.
Ou seja, a orientação profissional ou vocacional deve ocorrer sempre considendo as competências x mercado de trabalho. Assim a pessoa terá uma maior acertividade nas suas decisões profissionais.
Orientação vocacional está ligada a busca de uma profissão, a orientação profissional está ligada ao direcionamento da possível profissão escolhida ou exercida.
É a mesma coisa.
Orientação Vocacional é voltado para VOCAÇÃO, o profissional deve auxiliar no encontro da vocação do indivíduo. Já orientação Profissional, o profissional deve auxiliar através de testes também, a pessoal encontrar qual profissão ela deseja seguir/ escolher.
Brevemente, orientação VOCACIONAL relaciona-se com pré determinismo, o que já é nato do sujeito enquanto que orientação PROFISSIONAL é um campo mais amplo, trata-se da construção de uma identidade profissional.
Enquanto a palavra vocação nos remete à uma espécie de "chamado" ou predestinação, levando em conta sua origem do latim "vocatione", a palavra profissional já faz referência a uma atividade de trabalho, com um sentido mais técnico. Contudo, quando pensamos a orientação vocacional ou profissional, podemos, informalmente, juntar as duas em "orientação ocupacional" :) na intenção de esclarecer que nesse tipo de trabalho trata-se de, através de atividades de autoconhecimento, contribuir para que o orientando possa entender, a partir de seu universo particular, aquilo que lhe interessa encontrar no mundo das profissões. Em meus processos, que nomeio de Orientação Profissional, gosto de promover a seguinte reflexão em uma das atividades do programa: de que tipo de problemas você gostaria de se OCUPAR em sua atividade profissional? Porque é disso que se trata, correto? Em nossas atividades profissionais nos ocupamos de resolver problemas - entendendo por problema não necessariamente algo ruim, mas aquilo que demanda uma solução. Então, posso me ocupar de problemas relacionados à saúde, à educação,à comunicação, à cálculos, à estética... Um processo bem estruturado contribuirá para que o orientando reúna informações relativas às suas vocações para que, a partir delas e, também, de suas expectativas e desejos, possa ter clareza daquilo que busca encontrar no universo profissional.
A orientação vocacional é usada, geralmente, para auxiliar adolescentes que buscam escolher a profissão que tem mais afinidade com as atividades a serem desempenhadas. E a orientação profissional pode ser aplicada a quem quer mudar de carreira. Ambas são mais acertivas com utilização de testes psicologicos.
Mesma coisa, orientação profissional é um termo usado mais atualmente, vocacional termo mais antigo. Referem-se ao processo de duração limitada, com o objetivo de levar o individuo a se conhecer, possibilitando uma escolha mais lúcida, madura, ajustada e de acordo com as habilidades de cada indivíduo. O processo pode ser em grupo ou individual é composto por entrevista estruturada; -aplicação de testes psicológicos e devolução.
Olá!

Os dois termos definem o mesmo processo.

Em minha opinião, o termo "vocacional" é equivocado, pois remete a vocação, que é algo inato, ou seja, uma inclinação natural que a pessoa teria para trabalhar em uma determinada profissão.

Porém, isso nem sempre se aplica, pois, mesmo não tendo uma habilidade natural para realizar uma atividade, é possível desenvolver essa habilidade. Portanto, o termo orientação profissional tem sido mais utilizado atualmente.

Espero ter colaborado!
Olá, a Orientação vocacional é um processo, conduzido por profissionais de psicologia, que através da pesquisa e análise de provas de interesses, aptidões e personalidade, dá algumas orientações sobre o percurso académico e profissional indicado, bem como estratégias de autoconhecimento e pesquisa.
Orientação profissional ou vocacional tem o mesmo objetivo, apenas nomes diferentes.
São sinônimos.
Diferença nenhuma, o processo é o mesmo. Só inventaram outro nome pra dificultar a vida das pessoas. Se aplica teste e é feito por psicólogo, é a mesma coisa.

Especialistas

Olga Santos Anacleto de Oliveira

Olga Santos Anacleto de Oliveira

Psicólogo, Terapeuta complementar

Recife

Agendar uma visita
Louise Mustafá

Louise Mustafá

Psicólogo, Psicopedagogo, Psicanalista

Recife

Agendar uma visita
Magali Carmelo

Magali Carmelo

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita
Ana Paula Silva Fontes

Ana Paula Silva Fontes

Psicólogo

Lauro de Freitas

Agendar uma visita
Lindamar Zilio

Lindamar Zilio

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Teste Vocacional
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.