Qual é a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional?

24 respostas
Qual é a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional?
Orientação vocacional e orientação profissional acabam sendo usados como sinônimos, mas existem sim diferenças entre eles. A vocação indica uma tendência ou habilidade que leva alguém a exercer uma determinada carreira. Na orientação vocacional, o psicólogo auxilia com ferramentas específicas, a descoberta dessa vocação.
A orientação profissional está mais relacionada ao mundo profissional.E cada um acaba usando o termo que acha mais adequado.
No meu ponto de vista, acredito que seja um processo conjunto e acabo utilizando o termo Orientação Vocacional e Profissional.

O teste é o mesmo. O termo foi colocado de forma comercial.
Entendo como sinônimos. Importante é o paciente expor bem sua demanda para que o psicólogo posso contribuir esclarecendo as dúvidas do mesmo.
É a mesma coisa, cada profissional utiliza o que mais lhe agrada.
A orientação vocacional está relacionada ao lado comportamental da pessoa, enquanto que a orientação profissional está associado ao aspecto mais técnico.
A orientação vocacional e profissional caminham juntas e trabalham questões como autoconhecimento e realidade profissional para que o indivíduo tome sua decisão de forma mais segura e confiante, sendo considerado aspectos pessoais, familiares e sociais.
A orientação vocacional objetiva auxiliar a pessoa a compreender o seu perfil e identificar quais são as suas áreas de interesse. E diante de tantas posssibilidades de escolha, a orientação profissional se torna necessária detalhando informações sobre o mundo do trabalho, ocorrendo um alinhamento dos talentos e características com a realidade cultural e profissional.
Para realizar uma orientação vocacional e profissional adequadamente, é necessária a ajuda de um psicólogo que através de técnicas específicas dão suporte e auxiliam o processo da tomada de decisão do indivíduo.

Penso que ambos os termos estão relacionados aos talentos que cada um desenvolve dentro da sua história, relações e experiências.
A orientação vocacional/profissional, dentro do trabalho terapêutico, passará por aspectos como a compreensão a respeito da sua forma de funcionar no mundo, os lugares que lhe nutrem/ lhe tocam de alguma forma, onde faz sentido estar.
Vocacional é um termo que surge a partir da palavra vocação, que vem do latim "vocatione" e significa predestinação. O termo orientação vocacional foi muito utilizado pela psicologia na orientação de jovens a encontrarem uma profissão que tenha sintonia com eles. Porém hoje se sabe, que embora algumas pessoas já nasçam com mais facilidade para dominar certas habilidades, a maior parte de suas competências são apreendidas em seu processo de socialização. A partir dessa reflexão começaram a surgir, no meio científico e profissional, críticas a esse termo "vocacional", como se ele desse a entender que a pessoa já nasce com uma vocação e precisasse "descobrir" qual é. Ele vem sendo substituído pelo termo profissional que entende que na verdade a escolha da profissão não é uma descoberta e sim uma construção.

Em síntese, os dois nomes se referem ao mesmo processo, e cada vez mais psicólogos substituem o termo orientação vocacional por orientação profissional. Essa orientação pode ser realizada tanto ainda na adolescência, quanto em qualquer fase da vida adulta, quando o sujeito se sentir perdido sobre que rumos profissionais a tomar. Na fase adulta normalmente chamamos de "reorientação profissional". Muitos psicólogos fazem esse serviço e pode ser muito útil na escolha de seu caminho profissional. Espero ter ajudado.
Orientação Vocacional, como disseram os especialistas anteriores, está ligada aos aspectos que mais dizem respeito a vocação, ou seja, ao que a pessoa gostaria de fazer em determinada profissão, no futuro. Como gostaria de trabalhar, em que ambiente, com o público ou de uma forma mais individualizada, e principalmente quais interesses essa pessoa tem. E quais as características de seu comportamento. Gosta de cuidar dos outros, dos animais? Ou é uma pessoa mais prática, mais técnica, que gosta de fazer e realizar projetos? Gosta da rotina, ou de situações que possa ser mais criativa? É uma pessoa mais independente, ou prefere receber ordens a serem realizadas?
Tudo isso e muito mais deve ser considerado numa Orientação Vocacional para que a pessoa escolha a profissão que mais se adapta à sua maneira de ser e a seus interesses, além de serem analisadas suas habilidades intelectuais.
A Orientação Profissional talvez seja mais ligada a uma situação em que a pessoa já exerce uma profissão, mas precisa de um aconselhamento para conseguir alavancar sua carreira.
Orientação vocacional ou profissional são usados como sinônimos. Muitos autores deixaram de usar o termo "vocação" por entender que a escolha profissional não está relacionado somente a vocação ou um chamado.
Quando escolhemos uma profissão estamos diante de várias questões, nossos interesses, valores pessoais e, principalmente, nossa capacidade de escolher e nos responsabilizar por aquilo que acreditamos.
Existem dois tipos de orientação, a Psicométrica que vai trabalhar com o uso de testes e pontos fortes e fracos do cliente. O seu objetivo é delinear uma tendência a certas áreas ou profissões.
E, contamos também, com a orientação Psicodinâmica que pode ser explicada como uma psicoterapia focada, diferente de uma terapia tradicional, aqui vamos trabalhar com um tema específico - a escolha profissional - e a quantidade de sessões são de 08 a 12. Diferente da abordagem que utiliza testes, a proposta psicodinâmica está ligada ao autoconhecimento, pedindo do cliente uma postura mais ativa, uma vez que, ele será o protagonista no processo de investigação, reflexão e aceitação de suas escolhas. E, ao psicólogo cabe o papel de auxiliar esse jovem nessa jornada, pontuando questões críticas, obstáculos e potências desse cliente, buscando encorajar e estimular o seu desenvolvimento.
Orientação Profissional ou Vocacional em linhas gerais, definem o mesmo processo, cada psicólogo utiliza a linguagem que mais se familiariza, os testes, técnicas, entrevista, são utilizados da mesma forma, independente do nome usado, pois o objetivo das duas é o mesmo.
Na minha concepcao a orientação vocacional e profissional seguem os mesmos princípios, que são auxiliar os jovens e adultos nas tomadas decisões importantes sobre o seu futuro profissional, alem disso tem um papel fundamental no autoconhecimento e do mercado de trabalho.
Olá, a orientação profissional Ou vocacional segue o mesmo princípio que é o de avaliar as habilidades e competências do indivíduo verso profissão e mercado de trabalho.
Todas essas análises é realizada psicologo em conjunto com a pessoa através de entrevistas, testes e outras ferramentas.
Ou seja, a orientação profissional ou vocacional deve ocorrer sempre considendo as competências x mercado de trabalho. Assim a pessoa terá uma maior acertividade nas suas decisões profissionais.
Orientação vocacional está ligada a busca de uma profissão, a orientação profissional está ligada ao direcionamento da possível profissão escolhida ou exercida.
É a mesma coisa.
Orientação Vocacional é voltado para VOCAÇÃO, o profissional deve auxiliar no encontro da vocação do indivíduo. Já orientação Profissional, o profissional deve auxiliar através de testes também, a pessoal encontrar qual profissão ela deseja seguir/ escolher.
Brevemente, orientação VOCACIONAL relaciona-se com pré determinismo, o que já é nato do sujeito enquanto que orientação PROFISSIONAL é um campo mais amplo, trata-se da construção de uma identidade profissional.
Enquanto a palavra vocação nos remete à uma espécie de "chamado" ou predestinação, levando em conta sua origem do latim "vocatione", a palavra profissional já faz referência a uma atividade de trabalho, com um sentido mais técnico. Contudo, quando pensamos a orientação vocacional ou profissional, podemos, informalmente, juntar as duas em "orientação ocupacional" :) na intenção de esclarecer que nesse tipo de trabalho trata-se de, através de atividades de autoconhecimento, contribuir para que o orientando possa entender, a partir de seu universo particular, aquilo que lhe interessa encontrar no mundo das profissões. Em meus processos, que nomeio de Orientação Profissional, gosto de promover a seguinte reflexão em uma das atividades do programa: de que tipo de problemas você gostaria de se OCUPAR em sua atividade profissional? Porque é disso que se trata, correto? Em nossas atividades profissionais nos ocupamos de resolver problemas - entendendo por problema não necessariamente algo ruim, mas aquilo que demanda uma solução. Então, posso me ocupar de problemas relacionados à saúde, à educação,à comunicação, à cálculos, à estética... Um processo bem estruturado contribuirá para que o orientando reúna informações relativas às suas vocações para que, a partir delas e, também, de suas expectativas e desejos, possa ter clareza daquilo que busca encontrar no universo profissional.
A orientação vocacional é usada, geralmente, para auxiliar adolescentes que buscam escolher a profissão que tem mais afinidade com as atividades a serem desempenhadas. E a orientação profissional pode ser aplicada a quem quer mudar de carreira. Ambas são mais acertivas com utilização de testes psicologicos.
Mesma coisa, orientação profissional é um termo usado mais atualmente, vocacional termo mais antigo. Referem-se ao processo de duração limitada, com o objetivo de levar o individuo a se conhecer, possibilitando uma escolha mais lúcida, madura, ajustada e de acordo com as habilidades de cada indivíduo. O processo pode ser em grupo ou individual é composto por entrevista estruturada; -aplicação de testes psicológicos e devolução.
Olá!

Os dois termos definem o mesmo processo.

Em minha opinião, o termo "vocacional" é equivocado, pois remete a vocação, que é algo inato, ou seja, uma inclinação natural que a pessoa teria para trabalhar em uma determinada profissão.

Porém, isso nem sempre se aplica, pois, mesmo não tendo uma habilidade natural para realizar uma atividade, é possível desenvolver essa habilidade. Portanto, o termo orientação profissional tem sido mais utilizado atualmente.

Espero ter colaborado!
Olá, a Orientação vocacional é um processo, conduzido por profissionais de psicologia, que através da pesquisa e análise de provas de interesses, aptidões e personalidade, dá algumas orientações sobre o percurso académico e profissional indicado, bem como estratégias de autoconhecimento e pesquisa.
Orientação profissional ou vocacional tem o mesmo objetivo, apenas nomes diferentes.
São sinônimos.
Diferença nenhuma, o processo é o mesmo. Só inventaram outro nome pra dificultar a vida das pessoas. Se aplica teste e é feito por psicólogo, é a mesma coisa.