Teste vocacional - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em teste vocacional

Encontre um especialista em Teste Vocacional na sua cidade:

Perguntas sobre Teste vocacional

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Teste vocacional

Olá, compreendo sua preocupação. A Orientação Vocacional (O.V) pode variar bastante em termos de método e preço dependendo de cada profissional. Eu, por exemplo, não cobro um valor específico…
10 respostas

 Cristiano Luis
Cristiano Luis
Psicólogo
Rio de Janeiro
Entendo como sinônimos. Importante é o paciente expor bem sua demanda para que o psicólogo posso contribuir esclarecendo as dúvidas do mesmo.
9 respostas

Dra. Vanessa Perez
Dra. Vanessa Perez
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!

Entre no site da associação brasileira de orientação profissional, pois existe cadastro de profissionais do país todo. Muitas centrais de estágio como CIEE, Mudes costumam…
10 respostas

Especialistas falam sobre Teste Vocacional

Esta avaliação é realizada para fundamentar a escolha de carreira ou para realocação profissional. É realizado um estudo, por meio de entrevista e da aplicação de 10 testes psicológicos, sobre as habilidades cognitivas (atenção, memória operacional e q.i.), áreas de interesse e personalidade do paciente, para que ele seja capaz de perceber quais carreiras se encaixam melhor com seu perfil e preferências. Esta avaliação elucida quais são as habilidades latentes do indivíduo, assim como destaca quais competências devem ser melhor desenvolvidas para que este seja capaz de desempenhar a carreira desejada. Duração: a avaliação é realizada entre 3 e 5 sessões. Idade: a partir de 15 anos.

A orientação vocacional é um processo breve com duração em média de dez sessões, compondo-se pela análise de fatores como; maturidade para escolha profissional, autoconhecimento, levantamento do perfil pessoal (valores e aspectos da personalidade), identificação das influencias externas, identificação da área de conhecimento e conhecimento do mercado de trabalho. Para tanto, aplica-se diversos testes de uso exclusivo do psicólogo e realiza-se tarefas de pesquisa, dialogando com o orientando sobre os resultados obtidos, de modo que o mesmo sinta clarear aquilo que realmente toca seu coração. Uma boa escolha precisa estar pautada naquilo que possa trazer realização pessoal e profissional.

A orientação vocacional é realizada através de vários encontros ( dependendo do caso pode variar de 5 a 10 sessões) onde são feitos além de uma entrevista detalhada sobre a vida familiar, social e financeira outros 4 testes voltados a vocação e personalidade de uso exclusivo do psicólogo. Com o resultado de todo material é realizado um cruzamento de dados onde, em parceria com o cliente, são definidos de 3 a 4 áreas de atuação onde o avaliado pode se destacar e seguir uma carreira de sucesso.

Tatiana Otilia Pereira

Psicólogo

Blumenau


Antes do teste, propriamente dito, é feita avaliação vocacional, com entrevista, visto que grande parte das pessoas que buscam por teste vocacional está sob pressão da família, da mídia, da sociedade e, também, de uma idealização da vida profissional, a primeira intervenção, após escuta e acolhimento, é identificar as pressões e dar voz às possibilidades do testando. São aplicados testes, no segundo momento, com objetivo de aproximar quais as áreas nas quais a pessoa tem afinidade, mais chances de sucesso e tornando, desta forma, a escolha mais segura e menos "pesada". O sigilo psicoterapeuta/paciente é respeitado em todos os atendimentos.

Marcia Kelen Moscatelli

Psicólogo, Psicopedagogo

Sorocaba

Agendar uma visita

A Orientação Vocacional é um processo diagnóstico cujo objetivo é colaborar para que o paciente possa desenvolver o máximo de conhecimento possível relativo a suas características e projeto de vida e integrar este conhecimento com seu processo de escolha de profissão. A Orientação Vocacional é realizado em 4 a 5 sessões e engloba entrevista psicológica, testes e atividades de autoconhecimento. Ao final, uma entrevista devolutiva é realizada para indicação das áreas de atuação de acordo com o perfil do paciente.

Gislaine Chaves

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


Com duração média de 6 a 8 sessões, a Orientação Vocacional/Profissional auxilia o adolescente na busca e compreensão de si mesmo para uma melhor escolha na carreira através de questionários e autoconhecimento. A avaliação consiste numa análise de interesses, aptidões e personalidade do sujeito, permitindo-nos traçar um perfil que auxilie no seu processo de escolhas acadêmicase/ou profissionais de forma mais consistente e informada. A orientação também auxilia adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo progredir na profissão.

Alessandra Datto

Psicólogo

São Paulo


Trabalhando com o processo de orientação vocacional,busca-se auxiliar o futuro profissional a escolher uma carreira que se encaixe no seu perfil; o processo envolve a aplicação de testes e algumas consultas, visando uma escolha mais assertiva.

O processo de Orientação Profissional (OP) tem sido considerado relevante diante das dificuldades de decisão profissional, uma vez que uma de suas finalidades é acolher os indivíduos em suas inquietações com relação à sua carreira profissional, avaliando suas características pessoais, além de auxiliá-los na tradução dessas informações em boas escolhas profissionais. O processo utiliza testes psicológicos padronizados e aceitos pelo conselho de psicologia junto à técnicas especificas. É um trabalho padronizado e científico com começo, meio e fim.

A decisão de qual carreira seguir exige do indivíduo amplo conhecimento das inúmeras possibilidades que o mercado oferece, além de conhecimento sobre suas próprias habilidades, valores, desejos, traços de personalidade, bem como de suas dificuldades e características que precisam ser aprimoradas. O processo de Orientação Vocacional e Profissional atende adolescentes e jovens adultos que querem definir o início de sua vida profissional com maior assertividade. Para atingir este objetivo, são realizadas entrevistas, aplicados questionários e testes psicológicos. O paciente recebe um laudo psicológico com a análise e combinação de todos os dados coletados durante as testagens.

Cronograma de 8 Sessões: 1.Contato inicial: Diagnóstico - Aplicação EMEP - Modelando a mim mesmo com massinha. 2.Autoconhecimento: Dinâmicas reflexivas. 3.Aplicação do Quati: teste de personalidade voltado para escolha profissional. 4.Autoconhecimento: Dinâmicas reflexivas. 5.Aplicação do TDP: Levantamento de interesses profissionais. 6.Auxiliar no processo de imersão no mercado de trabalho. (Montagem de Currículo, onde buscar trabalho) 7.Conversa sobre as profissões e realidades profissionais. Reaplicação do EMEP. 8.Devolutiva com família Caso seja observado algum ponto que precise de aprofundamento o cronograma pode ser extendido.

Samara Lopes Ninahuaman

Psicólogo

São Paulo

Quais profissionais realizam Teste vocacional?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.