Qual é o tratamento para quem tem nefrite lupica?
Boa noite. Lupus ‘e uma doença auto imune onde o paciente desenvolve anticorpos contra células e partes do núcleo da células . E uma doença complexa que pode acometer somente a pele ou ser sistêmico ( LES) e nesse caso o rim pode estar envolvido. No caso de acometimento renal, o tratamento vai depender da gravidade da lesão , e pode ser com corticoesteroides e /ou imunossupressores. Isso é definido pelo nefrologista, que muitas vezes pode solicitar uma biópsia renal para essa definição. Um abraço

A nefrite lupica é uma condição que merece total atenção e deve ser tratada pelo reumatologista em conjunto com o nefrologista.

Dr. Egivaldo Fontes
Dr. Egivaldo Fontes
Nefrologista
Rio de Janeiro
A nefrite lúpica é o acometimento renal do lúpus eritematoso sistêmico, uma complicação relativamente frequente, ocorre em variados graus, desde uma inflamação leve até formas mais graves, podendo levar até a necessidade de diálise, notadamente em casos não tratados. Essa doença precisa ser identificada, poderá necessitar de uma biópsia renal e o tratamento é feito à base de corticoide associado a outros imunossupressores, na maioria das vezes, podendo recuperar bem o paciente. Procure um nefrologista e um reumatologista.

Especialistas em Nefrite Lúpica

Maurilo Leite Jr.

Maurilo Leite Jr.

Nefrologista

Niterói

Victor Miguita Okada

Victor Miguita Okada

Nefrologista

Amanda Mara Callejas de Souza

Amanda Mara Callejas de Souza

Nefrologista

Cuiabá

Thalita de Oliveira Matos

Thalita de Oliveira Matos

Médico clínico geral, Nefrologista

Goiânia

Luciana Sampaio de Barros

Luciana Sampaio de Barros

Nefrologista

Maceió

Selma da Costa Silva Merenlender

Selma da Costa Silva Merenlender

Reumatologista

Rio de Janeiro

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Nefrite Lúpica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.