Qual exame é necessário fazer para saber se a pessoa tem ACIDOSE TUBULAR RENAL?

2 respostas
Qual exame é necessário fazer para saber se a pessoa tem ACIDOSE TUBULAR RENAL?
Acidose tubular renal é caracterizada pela incapacidade do rim (túbulo renal) em eliminar ácidos através da titulação urinária ( eliminação do íon hidrogênio), produção de amônio ou regeneração de bicarbonato. Existem basicamente três tipos de acidose e a mesma está associada ao desenvolvimento de litíase renal de repetição, nefrocalcinose, distúrbios do crescimento e desenvolvimento ósseo e insuficiência renal crônica. Para o diagnóstico é necessário a realização de avaliação com o médico nefrologista que solicitará exames para avaliar a presença de acidose, bem como estabelecer qual o tipo da doença e sua repercussão no indivíduo. Em geral utilizamos exames como dosagem de íons na urina e sangue, além da realização da gasometria arterial e fórmulas matemáticas para o cálculo do "anion gap" sanguineo e urinário.

Não apenas exames são indicados! é imprescindível uma consulta com uma história bem feita, um exame físico minuscioso e a partir daí iniciar a investigação com exames laboratoriais e de imagem! consulte seu nefrologista.