Qual melhor tratamento para fobia social?

30 respostas
Qual melhor tratamento para fobia social?
A fobia social é um transtorno ansioso severamente incapacitante e pode ter comodidade com outras perturbações psiquiátricas. Vários estudos mostram que, geralmente, está associada à distúrbios de ansiedade generalizada, obsessivo compulsivo e stress pós-traumático. Portanto, identificar a causa disparadora da fobia é de suma importância. Seria necessário um tratamento em paralelo com medicação e terapia para que a pessoa possa amenizar os sintomas e aprender estratégias de lidar com essa dificuldade.

O melhor tratamento a ser feito é através da psicoterapia. Em casos em que o sofrimento e os custos são muito intensos, é aconselhável o trabalho terapêutico do psicologo e psiquiatra com o uso de medicação, amenizando assim os sintomas para que consiga realizar o tratamento terapêutico. A abordagem da terapia cognitivo comportamental mostram excelentes resultados para os casos de fobia social, ansiedade e depressão. Através dela o terapeuta trabalha com técnicas que vão desde o treino de habilidades sociais até de relaxamento para amenizar os efeitos da ansiedade na fobia.
Qualquer abordagem psicológica pode ser eficaz no tratamento, desde que o paciente desenvolva confiança e estabeleça vínculo com o terapeuta. A terapia terá sucesso no momento em que o paciente se comprometer com o processo terapêutico. O terapeuta poderá ajudar a pessoa a desenvolver autoconfiança, a aprender a se relacionar e manifestar seus afetos de maneira mais assertiva e autêntica. Na minha prática clínica percebo o quanto o uso abusivo da internet, redes sociais e jogos de vídeo game têm causado prejuízo nas interações sociais. A medicação pode ser indicada para aliviar os sintomas mais agudos. Mas o foco da terapia será fortalecer junto com o paciente sua permissão e capacidade de estabelecer vínculos, interagir, confiar, e viver no mundo das relações.
Na busca de dar a pessoa com sintomas de fobia social mais qualidade de vida, é necessário uma prática psicoterapêutica que auxilie em sua autoavaliação, para que tenha a possibilidade de rever seus medos irracionais e passe a adotar comportamentos de enfrentamento que a leve a um novo patamar de qualidade de vida. A Terapia Cognitiva Comportamental vem demonstrando excelentes resultados com a utilização de técnicas, tais como reestruturação cognitiva, treinamento de habilidades sociais, técnicas de relaxamento e exposição imaginária e ao vivo.
Olá, boa tarde! O tratamento para fobia social pode ser feito tanto por psicoterapia ou farmacoterapia, quando acompanhado por um psiquiatra, sendo que quando associados produzem resultados muito melhores. Ademais, o tratamento psicoterapêutico para fobia social envolve uma combinação de métodos cognitivos e comportamentais, por isso recomendo um psicólogo que trabalhe pelo viés cognitivo-comportamental. Contudo, cada caso é um caso, com especificidades e graus diferentes e podendo ser acompanhado de comorbidades, como depressão. Minha sugestão seria para procurar primeiro um psicólogo e, dependendo do caso, ele indicaria um psiquiatra, caso necessário.
A fobia social é um transtorno psicológico comportamental, os sintomas que caracterizam predominantemente são a ansiedade e o medo.
Nesse caso é de fundamental importância fazer um trabalho multidisciplinar, ou seja, passar com um psiquiatra e paralelamente fazer uma psicoterapia com o objetivo de se aprofundar nas questões geradoras de conflitos.
Boa sorte!
Olá, a abordagem que apresenta maior eficácia é a TCC, mas isso não quer dizer que outras abordagens não funcionem. Paralelo à terapia, seria legal consultar um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicamentos ou não. Boa sorte
...cada um aqui pode dizer que 'sua técnica' é a melhor solução, mas só você poderá identifica-la. Assim como as pessoas, as reações a cada método são singulares.
Procure um psicólogo cognitivo-Comportamental.
aA terapia cognitivo comportamental é indicada .Mas o importante é você se identificar com o profissional.
Sugiro que procure um profissional da área da psicologia habiltado em EMDR, um trabalho de reprocessamento e dessensibilização de fobias, pontual para psicotraumas.

Atenciosamente,
Terapia cognitivo comportamental.
Olá. É importante você procurar ajuda profissional, psicólogo e/ou psiquiatra. Independente da abordagem do psicólogo é necessário que você se identifique com o profissional que atende. Se você não gostou do atendimento, procure outro. Espero que tenha ajudado.
Olá, minha sugestão é que procure um psicanalista. Procure alguém que você se sinta a vontade e acolhida. A análise é um processo é só você poderá descobrir as causas do que acontece contigo.
Espero ter ajudado!
Há casos em que o tratamento necessita da atuação conjunta de dois profissionais: psiquiatra (medicação) e o psicólogo (psicoterapia). Pode iniciar o tratamento com o psicólogo e se este julgar necessário estará encaminhando ao psiquiatra. A terapia cognitiva comportamental tem demonstrado resultado rápido e duradouro.
Olá, o melhor tratamento para fobia social é a junção da psiquiatria e psicologia cognitivo comportamental. O psiquiatra irá ajudar inicialmente com a psicofarmacologia para lidar com a necessidade do quadro clínico, geralmente usados inibidores de receptação de serotonina ou betabloqueadores e inibidores de ansiedade. Já na psicologia é realizado treinos de habilidades sociais e treinos de assertividade, ensinado também relaxamento e manejo do estresse, entre outras competências da abordagem. Este tratamento tem grandes chances de sucesso. Espero ter ajudado.
Também denominado transtorno de ansiedade social. Não só pode, como deve ser tratado com a psicoterapia com psicólogo(a), através da terapia cognitiva comportamental,o que seria mais eficaz e eficiente. Busque ajuda. Importante para saber o quanto você está adoecido, só assim, saberá se necessita de acompanhamento também psiquiátrico para iniciar ansiolítico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
O melhor tratamento para fobia social é uma psicoterapia bem acompanhada. Em casos mais graves, que acabam impossibilitando o paciente de realizar suas tarefas cotidianas, possa ser necessário a entrada de um psiquiatra para o acompanhamento. Mas essa é uma avaliação só possível via uma primeira entrevista.
Neste caso aconselho você a buscar por Psicoterapia. Existem diversas formas de psicoterapia, sendo a mais estudada e com melhores resultados para a fobia social a Psicoterapia Cognitiva Comportamental. É um tipo de tratamento que costuma surtir muito efeito na qualidade de vida das pessoas com fobia social, diminuindo seus sintomas. Bem como a abordagem Sistêmica também costuma ser eficaz, só depende de você querer e estar aberta a compreender o que acontece , podendo assim aprender a lidar com as crises, desta forma amenizar os sintomas, penso ser importante você buscar uma avaliação psiquiátrica também, talvez juntamente com a terapia ter um tratamento através de medicação específica. Espero ter ajudado... Boa sorte!
Olá.
Indico a Terapia Cognitiva Comportamental desenvolvida por um ótimo Psicólogo Clínico.

Espero ter ajudado.
Fico à sua disposição.
Grato.
Olá! Felizmente, o Transtorno de Ansiedade Social tem tratamentos disponíveis com resultados muito satisfatórios. Diversos estudos comprovam que a Terapia Cognitivo-Comportamental é bastante efetiva. Algumas pessoas, no entanto, podem necessitar fazer uso de medicações ansiolíticas e/ou antidepressivas em combinação com a psicoterapia. Vale ressaltar que o uso exclusivo de medicações não se mostra efetivo para a remissão duradoura dos sintomas, sendo as mudanças cognitivas promovidas em terapia a grande chave para melhor qualidade de vida a longo prazo. Procure ajudar de um Psicólogo e um Psiquiatra. Fico à disposição! Abraço!
Boa noite ! Fazer terapia é um tratamento muito eficaz. Busque ajuda .
Olá! A junção da psicoterapia com um psiquiatra.
Olá! Veja, as abordagens terapêuticas adotadas no tratamento da fobia social são a farmacoterapia e a terapia. Ao longo das sessões, é comum que o paciente seja exposto, psicologicamente, aos seus medos, fazendo com que ele os encare e consiga reagir positivamente. As técnicas utilizadas variam desde exposição, reestruturação cognitiva, manejo de estresse e relaxamento, até a um treinamento de habilidades sociais. Cada uma utiliza um método diferente, mas todas objetivam auxiliar o indivíduo a se adaptar às situações que desencadeiam a fobia, reduzindo para níveis mínimos a interferência delas na vida do paciente. Por isso, se possível, procure terapia.
A fobia social é um transtorno de ansiedade social, que tem como sintomas e características predominantes a ansiedade e o medo. Portanto em casos de ansiedade social é fundamental o inicio da psicoterapia com o objetivo de se aprofundar nas questões geradoras de conflitos e trabalhar esse medo e insegurança constante. Qualquer duvida estou a disposição

Há diferentes tratamentos e metodologias sendo estudados no campo. No entanto, não há uma resposta unânime sobre qual é o melhor de todos os tratamentos. É de comum acordo que um acompanhamento tanto psiquiátrico quanto psicoterapêutico demonstram melhoras significativas. Além da psicoterapia individual, há pesquisas promissoras com grupos de psicoterapia, em que o indivíduo pode praticar a exposição e interação com os demais em ambientes controlados com o auxílio de terapeutas. Caso tenha interesse em saber mais, fico à disposição :)
A fobia social é a incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.

O tratamento assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social pode ser tratada através da psicoterapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos, com o acompanhamento do psiquiatra.
O tratamento para a fobia social geralmente envolve uma abordagem combinada, incluindo terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, em alguns casos, o uso de medicamentos ansiolíticos. A TCC pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento negativos, enfrentar gradualmente situações sociais temidas e desenvolver habilidades sociais mais eficazes. Além disso, a exposição sistemática a situações sociais, acompanhada de técnicas de relaxamento, é uma parte crucial do tratamento. Medicamentos, como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), podem ser prescritos em casos mais graves. A escolha do tratamento depende da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais do paciente, sendo essencial uma avaliação por um profissional de saúde mental.
Olá. O tratamento da fobia social é feito por um psicologo ou por um psiquiatra. Existem casos em que a fobia social tem cura se o tratamento for feito regularmente e de forma adequada. Em algumas situações, o psiquiatra pode prescrever o uso de medicamentos.O diagnóstico é realizado após a análise dos sintomas e baseado no fato de a pessoa sentir medo ou ansiedade com duração de seis meses ou mais.Os sintomas da fobia social são avaliados pelo comportamento do indivíduo em determinadas situações. Pessoas com fobia social vão além do desconforto de se expor ou falar com outras pessoas, tendo seu dia a dia afetado, pois sofrem com o nervosismo de conviver socialmente. Algumas pessoas podem apresentar sintomas como:

Desconforto ao falar em público ou por ter outras pessoas observando;
Voz trêmula e gagueira;
Pessimismo;
Medo em situações sociais;
Ansiedade excessiva.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Hoje o tratamento de primeira linha para ansiedade social (fobia social) é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). E pode ser necessário tratamento medicamentoso em alguns casos.

Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150