Qual o diâmetro normal dos dutos biliares e pancreático? Tenho pedras na vesícula que ocupam 1/5 desta,
3
respostas
Qual o diâmetro normal dos dutos biliares e pancreático? Tenho pedras na vesícula que ocupam 1/5 desta, sendo que a maior mede 11mm. Um cálculo de 11mm. pode sozinho obstruir algum destes dutos ou somente o acúmulo de várias pedras poderá causar alguma obstrução?
Por menor que seja o cálculo pode haver migração e obstrução da via biliar. Aliás, cálculos menores que 1cm tem chance ainda maior. Em geral a via biliar principal tem cerca de 5 a 7mm em pessoas abaixo dos 65 anos. Procure um cirurgião do aparelho digestivo para ser avaliada.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O diâmetro normal do colédoco é 4,6 +-2,6 mm. O ducto pancreático (Wirsung) varia bastante (as vezes ele não existe só o Santorini ex. pâncreas divisum). O ideal é passar em consulta porque nem toda a pedra na vesícula é cirúrgica. Tem de ver se o sr(sra) tem sintomas, se já teve crise, seus antecedentes familiares, tamanho da pedra. E sim, uma pedra pode ficar encravada no colédoco mas é menos comum. As complicações mais comuns da colelitíase é ela ficar presa no infundíbulo e dar cólica biliar, inflamar violentamente a vesícula e dar colecistite aguda e ou síndrome de Mirizzi (daí é cirurgia de urgência). Pode ir e passar perto pâncreas e dar pancreatite (risco de uti), pode virar uma pedra grande e obstruir o colédoco (colangite), a pedra pode ir ao duodeno (síndrome de Bouveret) ou descer e trancar no íleo(Íleo biliar). Ainda empiema de vesícula, colecistite enfisematosa (diabéticos) e outros. Consulte um cirurgião experiente isso faz a diferença.
Sim somente um calculo pequeno pode obstruir parcial ou totalmente o coledoco que é canal da bile que sai do figado, podendo causar obstrucao e colangite que é infecção da via biliar.
Problema maior em si é risco de pancreatite aguda que em alguns casos a pedra migra e obstrui ducto pancreático podendo ter gravidade alta com risco até de morte
Por isso necessidade urgente de operar e resolver logo antes que tenha complicações descritas acima
Problema maior em si é risco de pancreatite aguda que em alguns casos a pedra migra e obstrui ducto pancreático podendo ter gravidade alta com risco até de morte
Por isso necessidade urgente de operar e resolver logo antes que tenha complicações descritas acima
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz a cirurgia da retirada da vesícula biliar há 3 anos , porém agora estou sentindo dor parecida com a que tinha antes da retirada da vesícula , oque pode ser isso ?
- Boa tarde , fiz uma cirurgia de visícula aberta já faz 53 dias posso voltar ao trabalho de servente de pedreiro usando cinta elástica abdominal ?
- descobri gordura na vesícula não tenho sintomas e vou fazer lipo abdominoplastia isso pode cancelar minha cirurgia ?
- Tenho pedra na vesícula posso comer bolacha creme crack
- Descobri a uma semana que tenho múltiplos cauculos na visícula sinto fortes dores nas costas,o médico me informou que só vai me operar aproximadamente em junho de 2026 0 que fazer, não estou conseguindo trabalhar por causa da dor nas costas e no estômago
- Meu exame constou que estou com pedra na vesícula mas não tenho sintomas, é normal?
- Existe a possibilidade de realização da cirurgia para a retirada apenas da pedra na vesícula, caso o paciente faça essa opção e o tamanho do cálculo viabilize a manutenção da vesícula biliar? Sei que existe uma recomendação para o procedimento padrão (de retirada da vesícula completa). No entanto, gostaria…
- Tenho uma pedra na vesícula Medindo 1,3 cm É preciso fazer cirurgia?
- Olá ! ! ! Fui detectado com pedra na vesícula, após uma crise de dor, através de ultrassom, colecistite aguda. Fiquei internado, tomando ciprofloxacina e metronidazol. Fiquei bom, sem dores, agora vou providenciar marcar a cirurgia. Pergunto se posso usar a bolacha água e sal integral com gergelim…
- Minha mãe tem litíase biliar há muitos anos e começou a usar o Wegovy para perder peso, é muito arriscado ela usar este medicamento sendo portadora da disfunção orgânica supracitada ou é seguro?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1624 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.