Qual o melhor anticoncepcional a ser usado para não aumentar as varizes ?
3
respostas
Qual o melhor anticoncepcional a ser usado para não aumentar as varizes ?
É sabido que a maioria dos anticoncepcionais orais sao a base se estrogeno e progesterona ou progesterona isoladamente.
Claro que a escolha do "melhor" metodo contraceptivo deve basear em uma entrevista bem realizada com o ginecologista.
No entanto, é sabido, que caso o único metodo possivel seja o hormonal, o uso dos contraceptivos hormonais a base de progesterona ( somente) têm um efeito pro trombótico menor e poderiam ter menor influencia na formacao das varizes (telangectasias, etc)
Claro que a escolha do "melhor" metodo contraceptivo deve basear em uma entrevista bem realizada com o ginecologista.
No entanto, é sabido, que caso o único metodo possivel seja o hormonal, o uso dos contraceptivos hormonais a base de progesterona ( somente) têm um efeito pro trombótico menor e poderiam ter menor influencia na formacao das varizes (telangectasias, etc)
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os anticoncepcionais hormonais realmente influem na formação de teleangectasias (vasinhos) e também produzem um estado de aumento de fatores da coagulação com possível aumento de risco de trombose venosa. Sabe-se também que as respostas adversas a qualquer medicação depende de fatores genéticos, meio ambiente, associação com outros medicamentos, estilo de vida e tabagismo. Para prevenção o melhor é evitar o uso de qualquer tipo de hormônios. Porém, se inevitável for, quanto menor a dosagem melhor na teoria. No entanto, até mesmo o Mirena (DIU com hormônio), não é isento de influência no sistema venoso, apesar de afirmarem que a ação hormonal é mais local (útero) e pouca repercussão sistêmica. De qualquer forma nunca associar anti-concepcionais hormonais ao fumo.
É de conhecimento na comunidade científica, que anticoncepcionais (orais, injetáveis ou transdérmicos) com elevadas concentrações de estrógenos estão mais relacionados ao surgimento de varizes. No entanto, é preciso reconhecer que, mesmo em doses mínimas, como nas chamadas "micropílulas", há um potencial considerável para surgimento de varicosidades e que este potencial pode se manifestar conforme a predisposição genética da usuária a formação de varizes. A escolha pelo melhor método contraceptivo e pelo melhor anticoncepcional hormonal é de responsabilidade do(a) ginecologista e de sua paciente. Se esta já apresenta predisposição para varizes e o método contraceptivo escolhido foi o anticoncepcional, recomenda-se acompanhamento com angiologista ou cirurgião vascular para receber orientações de como evitar ou controlar a doença varicosa.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz cirurgia de varizes a 17 dias. O inchaço diminui. Estou usando a meua de compressão e só tiro para tomar banho e dormir, porém tenho impressão que algumas, veias abaixo do joelho estão altas , é normal ? Também sinto os nódulos repuxando e fazendo uma pressão na perna.
- Olá sou auxiliar na educação infantil, e vou fazer a cirurgia dó síndrome túnel do carpo, quanto tempo vou ficar afastada será? Eu cuido de bebês entre 4meses a 1ano de idade
- Fiz uma cirurgia de varizes método convencional há 20 dias veias mais superficiais não tirei a safena, onde tinha a veia calibrosa ficou vários vasos que não tinha e a área ainda está roxa e sinto mais quente que as outras partes, é normal?
- Fiz cirurgia de varizes faz 15 dias e minha panturilha dói muito posso usar gelo?
- Fiz cirurgia de varizes faz 17 dias depois do quinto dia começou a doer a panturilha já tomei anti-inflamatório e não está passando oque devo fazer ?posso usar gelo para ver se alivia?
- Com quantos dias pode voltar a trabalhar após cirurgia convencional de retirada de safena e varizes ?
- Tenho vasculite leucocitoclastica e hipotireoidismo, posso usar o DIU de cobre e prata?
- O remédio venaflon de 900+100mg, pode ocasionar a presença de sangue na urina?
- Boa tarde, gostaria de saber se pode retirar as safenas das duas pernas na mesma cirurgia?
- Fiz cirurgia de varizes, ao 3o dia começou a inchar muito a minha perna, ficou preta dos hematomas, na panturrilha surgiu um alto, devo me preocupar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 551 perguntas sobre Varizes
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.