Qual o melhor profissional para tratar o TOC?

14 respostas
Qual o melhor profissional para tratar o TOC?
Sugiro que você consulte um(a) psicólogo(a) especialista em TCC (Teoria Cognitiva Comportamental) e faça uma avaliação e também um(a) psiquiatra para tratamento medicamentoso. O melhor profissional é aquele que você confia nele(nela). Estimo melhoras. Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma patologia que pode variar muito a forma e intensidade como se manifesta, por isso é muito importante que se consulte, ao menos, profissionais de Psicologia e Psiquiatria.
A medicação geralmente é necessária para o tratamento, mesmo que por um período, e a Psicoterapia Comportamental ou Cognitiva favorecerá no controle e alívio do quadro.
Procure um profissional da Teoria Cogntivo Comportamental.
trabalhamos com sessões, visando cessar os sintomas e fazer você ter novos pensamentos funcionais para o seu bem estar
Olá!

O profissional capacitado para atender pacientes que apresentam transtorno obsessivo compulsivo, primeiramente sugiro que procure um psiquiatra é o médico que vai dar o diagnóstico, e faça acompanhamento com psicoterapeuta. seguindo o tratamento terá melhor bem estar pessoal.
Bem eu posso comentar sua pergunta a partir da minha prática profissional. A psicanálise oferece seu saber e sua técnica de trabalho ao sofrimento psíquico. O TOC é um dos sofrimentos psíquicos onde a angústia , pela persistência e intensidade interferem de forma considerável na vida do seu portador. O psicanalista orientará o tratamento para o paciente ter o direito de conduzir a sua vida. Um abraço.
O TOC é normalmente tratado com psicoterapia e com medicação. A medicação só pode ser prescrita pelo médico, mas você pode começar procurando um psicólogo que irá orientá-la sobre como funciona esse tratamento em conjunto. Com o tratamento você se sentirá bem melhor.
Os especialistas mais indicados para tratamento do TOC, sao o psiquiatra junto ao Psicólogo na abordagem Cognitivo Comportamental.
Temos excelentes resultados na remissão do TOC.
Bom dia. Seria interessante procurar um psiquiatra e um psicólogo, independente da linha de abordagem, ambos os profissionais contribuirão para diagnóstico e tratamento, que depende da intensidade do Transtorno.
Dois profissionais são necessários para quem sofre de TOC: o psiquiatra e o psicólogo. O tratamento, via de regra, é conjunto. Se o nível do transtorno estiver muito elevado a medicação, via psiquiatra, será necessária para que o paciente possa se reequilibrar; é a partir deste reequilíbrio que a psicoterapia, via psicólogo, vai ajudá-lo a encontrar as respostas pelo que desencadeou o problema. Embora todas as abordagens em Psicologia trabalhem de maneira eficiente o TOC, a Cognitivo-Comportamental é a mais adequada a solucioná-lo com mais rapidez.
Os profissionais ideais são: psiquiatra e psicólogo na linha cognitivo comportamental.

Espero ter esclarecido sua dúvida, abraços.
O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) traz grandes transtornos no cotidiano do indivíduo. Portanto sugiro que busque ajuda com um psicólogo preferencialmente da abordagem cognitivo comportamental, se houver outras comorbidades esse lhe indicara a um psiquiatra. Essa abordagem psicológica é de grande eficácia no tratamento de TOC.
É importante que você procure um/a psicoterapeuta, na Psicologia há diversas abordagens. Você relatou sintomas relacionados a um sofrimento psíquico profundo. Se você tiver plano de saúde, pode pesquisar pelo seu plano uma clínica credenciada. Se for particular, você pode pedir indicação de familiares, amigos e médicos de confiança. É importante também que você procure um psiquiatra para ambos os profissionais atuarem em conjunto para sua melhor qualidade de vida. Abraços.
Os profissionais mais indicados são: o psiquiatra e o psicólogo.
A eficácia do tratamento independe da linha que o psicoterapeuta segue. Ele pode ser gestaltista, junguiano, psicanalista, behaviorista ou comportamental.
O mais importante é que o profissional seja idôneo, responsável e comprometido com seu caso.
Procure ajuda imediatamente, pois a evolução costuma ser limitadora.
Boa sorte!
Sugiro que você procure um bom psicólogo da Gestalt-Terapia e um psiquiatra. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma forma de lidar com uma emoção que não tem outro jeito de ser descarregada que não seja através de um ritual. A obsessão caracteriza-se por um pensamento aflitivo, aparentemente sem razão e intrusivo. Já a compulsão, consiste em um comportamento repetitivo, cuja função principal é tentar diminuir o desconforto de um pensamento obsessivo.O objetivo da Gestalt-terapia não é desfazer o ritual em si, pois ele é a única forma atual que a pessoa tem de lidar com uma sensação bastante desconfortável. E sim, a descoberta de outras formas de dar vazão a esta sensação, pois é através dessa construção que o ritual passa a não ser necessário e exclusivo podendo ser abdicado em prol de um jeito mais satisfatório de lidar com esse desconforto. O terapeuta gestáltico junto com o cliente trilhará um caminho de descoberta dos desejos e anseios, buscando a construção de um projeto próprio de vida, baseado na suas reais necessidades e não como forma de agradar ao meio, a construção da autonomia e da integração pessoal, ou seja, desenvolveram a capacidade de estarem no mundo sem dependerem tanto da aprovação do outro,
como também estarem aptas a selecionarem no meio o que realmente lhes interessa. É necessário entender que os sintomas (pensamentos e comportamentos) são ajustamentos criativos, sendo assim, a única forma conhecida de lidar com pensamentos intrusivos, ansiedade e angústia. Há uma tendência para fixação no fechamento e na abertura das fronteiras do Self, descritas pela Gestalt-terapia.