Qual o procedimento cirúrgico que se usaria numa senhora de 81 anos, com marcapassos, stent e hipertensão,

3 respostas
Qual o procedimento cirúrgico que se usaria numa senhora de 81 anos, com marcapassos, stent e hipertensão, para uma fractura da cabeça do fémur?
Depende de vários fatores, precisamos examinar a paciente.

Fraturas do 1/3 proximal do fêmur raramente serão tratadas de forma não cirúrgica , mas cada caso necessita de uma análise individual.
As fraturas do fêmur são, a princípio de tratamento cirúrgico, principalmente em pacientes idosas. O intuito principal é deixar o paciente acamado o menor tempo possível, porque os riscos de mantê-lo desta forma é, muitas vezes, maior que o risco cirúrgico.
A fratura da cabeça do femur não é comum nesta faixa etária, sendo mais comuns as fraturas do colo do fêmur e transtrocanterianas. Dependendo do tipo da fratura do colo pode-se realizar a cirurgia para fixação da fratura ou pode-se realizar a artroplastia, que é a substituição por uma prótese. As fraturas transtrocanterianas (mais comuns nesta faixa etária) podem ser fixadas com placas ou com haste, dependendo do tipo da fratura e da experiência do cirurgião com esses materiais. Em relação a parte clínica deve-se ter o respaldo de um cardiologista, para melhor compensação da paciente para que seja feita a cirurgia o quanto antes, porém com segurança do melhor quadro clínico possível.