Qual o sintoma mais grave da doença?
2 respostas
Qual o sintoma mais grave da doença?
Existem subtipos diferentes da doença, sendo os principais os tipos 1, que tem mais sintomas de pele e nervos periféricos, e o tipo 2, que pode ter lesões tumorais intracranianas, podendo ter entre seus sintomas crises convulsivas, e outros subtipos seriam variantes mais raras do tipo 1.

É importante saber até onde já se estendeu a investigação para diferenciar os subtipos, e que sintomas já se apresentaram, antes de estimar piores prognósticos, pois muitos sintomas são exclusivos de um ou outro subtipo da doença que pode não ser o caso da paciente.

Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os pacientes portadores de neurofibromatose I (NF 1) cursam com uma gama muito grande de sintomas. Os tumores dos nervos localizados no tecido subcutâneo podem crescer e produzir abaulamentos na pele que em alguns casos pode acarretar dor. Quando esses tumores acometem alguns nervos espinhais (nervos que estão saindo da coluna) por exemplo, podem levar ao paciente a desenvolver um quadro de dor, fraqueza muscular e hipotrofia da musculatura. A NF1 pode levar em alguns casos ao surgimento de tumores intracranianos. Nesses casos, o paciente pode desenvolver cefaleia, alterações da cognição, déficits motores, déficits sensitivos entre outros. Por isso tudo, esses pacientes devem realizar um acompanhamento também com um cirurgião de nervos para acompanhar a evolução das lesões tumores dos nervos periféricos.

Especialistas

Diogo Cordeiro de Queiroz Soares

Diogo Cordeiro de Queiroz Soares

Geneticista

São Paulo

Raquel Germer

Raquel Germer

Geneticista

Rio de Janeiro

Clarissa Habekost

Clarissa Habekost

Geneticista, Neurologista

Porto Alegre

Maria Aparecida Magriñá

Maria Aparecida Magriñá

Geneticista

Niterói

Thereza Loureiro

Thereza Loureiro

Geneticista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Neurofibromatoses

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.