Qual o tratamento adequado para ovários policísticos? Tem algo mais a se fazer além de anticoncepcional

3 respostas
Qual o tratamento adequado para ovários policísticos? Tem algo mais a se fazer além de anticoncepcional Yas? Para prevenir uma futura infertilidade?
Olá. A síndrome do ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de causa genética e hereditária. Por ser genética, não tem cura mas controle. Ela cursa com irregularidade menstrual, sintomas androgênicos como acne, excesso de pêlos e oleosidade excessiva da pele e cistos nos ovários, dificuldade em engravidar, aumento de doenças cardiovasculares (infarto e AVC) e até alguns tipos de câncer. Você poderá ter um controle da síndrome se controle e perda de peso, se realizar atividades físicas e tiver uma dieta pobre em gordura e carboidratos. O anticoncepcional não trata a síndrome do ovário policístico mas promove o controle dos sintomas como irregularidade menstrual, acnes, pêlos e os cistos nos ovários. Quando você parar a medicação os sintomas poderão voltar.
Algumas mulheres podem ter dificuldade para engravidar por esta síndrome gerar falta de ovulação. Algumas medicações podem ser usadas para ajudar a paciente. Converse com o seu médico.

A síndrome dos ovários policísticos é uma doença metabólica então existem outros tratamentos que ajudam tanto para os sintomas da SOP como para melhora da ovulação como atividades físicas regulares e medicações que melhoram a resistência insulinica! Procure seu ginecologista para otimizar seu tratamento.
O tratamento da Síndrome dos ovários policísticos acaba sendo muito individualizado, de acordo com os sintomas ou objetivos de cada paciente. Não existe maneira de "prevenir uma futura infertilidade", porém a manutenção já precoce de hábitos de vida saudáveis com atividade física, alimentação adequada e peso dentro do recomendado podem facilitar no futuro planejamento da gestação. Apesar da SOP poder cursar com dificuldades para engravidar ou até infertilidade, isso nem sempre acontece. Mesmo nessa situação existem opções de tratamento caso seja necessário. O acompanhamento individualizado e direcionado para o seu caso por um médico capacitado pode lhe esclarecer muito bem a questão e te ajudar com seu planejamento reprodutivo.