Quando a ansiedade social e genética e mais difícil controlar ou tratar ?

15 respostas
Quando a ansiedade social e genética e mais difícil controlar ou tratar ?
Olá. Independente de ter fatores genéticos associados ou não, a ansiedade social é um transtorno possível de ser tratado. Aconselho que não foque no que possa dificultar o tratamento a fim de evitar que prejudique sua adesão. Busque um psicólogo para que possa avaliar: o quanto essa questão tem afetado seu dia a dia? Quando surgiram os sintomas e o diagnóstico? Por quê acredita ter relação com questões genéticas? E a partir dessas e outras investigações seja definido se há necessidade de trabalhar em conjunto com psiquiatra. Caso queira marcar uma entrevista para iniciar seu processo de autorreconhecimento estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

É possível tratar com acompanhamento médico e Psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 360
Ansiedade social pode ser tratada com psicoterapia, a genética não vai influenciar o tratamento. O que vai influenciar é experiência, técnica do profissional que você vai escolher. Na psicologia junguiana e hipnose priorizamos o tratamento pela causa e inconsciente, para resultados duradouros.
A ansiedade faz parte de todos, porém em nível acentuado precisa de cuidados especiais e se necessário ainda medicamentos para seu controle e manejo terapêutico necessariamente com um psicólogo. A ansiedade sempre traz um sinal para enxergarmos além daquilo que estamos acostumados a perceber.
Não. A genética só te dá uma predisposição para que desenvolva a ansiedade e juntamente com fatores emocionais, ambientais, psicológicos essa predisposição aumenta.
Uma notícia boa para você é que a ansiedade tem tratamento e tem cura. Qualquer psicoterapia que você se identifique fará bem a você, mas, a baseada em Terapia cognitiva comportamental, psicologia positiva, técnicas de mindfulness, tem apresentado ótimos resultados nesses casos. Qualquer dúvida fico a disposição!
É importante compreender que a ansiedade faz parte da existência de todo ser. Mas quando passa a ser muito intensa, chamamos de transtorno e sim é possível ser tratado através da Psicoterapia e alguns casos com o acompanhamento de um médico psiquiatra.
Boa noite!
O mundo constrói ansiedade, a sua família é ansiosa e carga genética pode interferir. Contudo acredito que a terapia oferece estratégias de superação, autocontrole e desenvolve a capacidade de identificar os apelos e convites para ansiedade. Busque também exercício físico, boa alimentação e meditação, podem ajudar nesse processo de recuperação . Um forte abraço! Conte comigo
Olá! A ansiedade social, como muitos traços psicológicos, pode ter raízes tanto genéticas quanto ambientais. Quando há uma predisposição genética, alguns indivíduos podem achar mais desafiador gerenciar seus sintomas, mas isso não torna o tratamento menos possível ou eficaz. Algumas terapias e estratégias de enfrentamento são amplamente utilizadas e podem ser adaptadas às necessidades individuais. Independentemente da origem genética, o passo crucial é buscar apoio profissional personalizado. Um terapeuta ou psicólogo pode trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento que reconheça suas experiências únicas e promova maneiras de gerenciar e superar a ansiedade social. Atenção para duas abordagens específicas que podem fazer uma grande diferença: EMDR + Pain Management. Tudo de melhor!
Boa tarde,
Respondendo a sua dúvida: não.
Indico a terapia cognitivo comportamental por ser a psicoterapia com melhores resultados e indicada pela OMS.
A reação de antecipação aos eventos, medo diante de novos desafios, fuga ou luta com situações ameaçadoras, entre outros , são respostas comuns as quais nomeamos ansiedade. Caso os sintomas decorridos desta resposta comecem a surgir fora destes contextos, pode trazer muito desconforto. Então é importante iniciar com tratamento psicológico e se for o caso encaminhamento para avaliação médica. Cada caso é um caso, mas de modo geral, há tratamento.
Ola boa tarde, como vai? A possibilidade de ansiedade social ser genética indifere na possibilidade de tratamento, sendo possivel e indicado o tratamento com psicologo e psiquiatra, e você pode ter otimos resultados e uma vida social mais leve
Olá, espero que fique bem.
Nada e dificil de tratar quando você tem interesse e esforço em ficar bem. A ansiedade e um fator tratavel e tem como ter esse equilibrio, procure um profissional para te acompanhar e entender melhor essa ansiedade, tenha a a certeza que ficará bem melhor.
Abraços
A ansiedade social pode ter múltiplos fatores, incluindo influências genéticas e ambientais O tratamento eficaz geralmente envolve uma abordagem interdisciplinar que combina Psicólogo e Psiquiatra e também suporte social, práticas de relaxamento e mudanças no estilo de vida.

A ansiedade social pode causar muito sofrimento e prejuízos para a vida de quem possui essa condição. Isso pode levar a pessoa a crer que é algo muito difícil de ser tratado. Essa crença pode estar impedindo você de acreditar em um tratamento ou de reconhecer a gravidade do seu caso. Felizmente, a ansiedade social é tratável com ótimos resultados através da psicoterapia cognitivo-comportamental.

Quanto à questão genética, é verdade que a ansiedade pode ter uma componente genética, com certas características de temperamento, como a tendência à introversão e o alto neuroticismo, contribuindo para uma maior predisposição à ansiedade. No entanto, é importante ressaltar que a genética não é o único fator determinante e que o ambiente e as experiências de vida também desempenham um papel importante no desenvolvimento da ansiedade.
A ansiedade social pode ter várias causas e não deve ser vista de forma isolada (apenas genética). É importante entender o transtorno como um quadro biopsicossocial. Independentemente da origem da ansiedade social, é essencial buscar acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico para lidar com essa situação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!