Quando a ENMG aponta neuropatia do nervo supraescapular e a RM não mostra nenhuma causa evidente de compressão nele, ainda é indicada a liberação do lig transverso? (perda de rot. externa, atrofia do infraespinhal, limit. na amplitude de movimento e dor entre o ombro e as costas abaixo do trapézio)
Dr. Thiago Agostini Pereira Albeny
Dr. Thiago Agostini Pereira Albeny
Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista
Brasília
A ressonância pode estar normal em algumas doenças associadas a compressões de nervos porque é uma exame estático (parado, sem movimento) enquanto a compressão do nervo ocorre muitas vezes de forma dinâmica (durante o movimento). Isto também pode ocorrer com a eletroneuromiografia.
O diagnóstico de compressão do nervo supraescapular é difícil e inicialmente baseado na anamnese e exame físico, suplementado por exames. A cirurgia pode ser indicada por falha do tratamento conservado e/ou do grau de acometimento do nervo e da musculatura por ele invernada

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Samuel Ximenes Feijão
Dr. Samuel Ximenes Feijão
Ortopedista - traumatologista
Fortaleza
A compressão do nervo supraescapular pelo ligamento transverso superior ou inferior é um diagnóstico difícil, pois os exames de imagem costumam dar todos normais, já que não dá para ver compressão de nervo periférico através da ressonância. Os estudos de imagem, ajudam a definir possíveis etiologia para a compressão, como tumor, cistos, fraturas, displasia óssea, mal-formações vasculares, entre outras possíveis causas. A ENMG é um exame muito bom, com alta especificidade e sensibilidade, o que diminui os casos de falso-positivo e falso-negativo. Uma maneira de tentar prever o resultado da cirurgia de liberação dos dois ligamentos pode ser feito com o teste terapêutico da infiltração de anestésico local no nervo supra espinhal.

Dr. Luiz Felipe Thomé Azevedo Marques
Dr. Luiz Felipe Thomé Azevedo Marques
Ortopedista - traumatologista
São José do Rio Preto
Quando se apresenta um quadro clínico (perda de força, atrofia muscular e dor) de um território inervado por um nervo específico, e o exame de ENMG evidência alterações deste nervo, significa que algo realmente está errado com ele. Os diagnósticos mais prováveis no seu caso são sindrome de Parsonnage-Turner ou compressão do n. Supraescapular. Discuta com o seu médico quais os benefícios e riscos tanto de realizar a cirurgia quanto de deixar como está. Ele vai levar em consideração características pessoais suas para determinar o tratamento.

Especialistas em Neuropatias Do Plexo Braquial

André Eiras

André Eiras

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Bruno Veronesi

Bruno Veronesi

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Samai Ferrarezi

Samai Ferrarezi

Especialista em medicina física e reabilitação

São Paulo

Tiago Salati Stangarlin

Tiago Salati Stangarlin

Ortopedista - traumatologista, Cirurgião da mão

Joinville

Marcelo Jose da Silva de Magalhães

Marcelo Jose da Silva de Magalhães

Neurocirurgião, Neurologista

Montes Claros

Sarah Ribeiro Issy

Sarah Ribeiro Issy

Especialista em medicina física e reabilitação

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Neuropatias Do Plexo Braquial

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.