Quando as fezes estão escura devido ao tratamento via oral do ferro, devo diminuir a dose para que h

2 respostas
Quando as fezes estão escura devido ao tratamento via oral do ferro, devo diminuir a dose para que haja um melhor aproveitamento?
Dra. Cláudia Velloso
Geriatra, Médico clínico geral
Brasília
O escurecimento das fezes durante a suplementação com ferro é um efeito natural e inofensivo, acontece por causa da oxidação do ferro não absorvido no trato gastrointestinal.
Esta alteração na coloração não indica problemas como má absorção, toxicidade ou qualquer complicação. É simplesmente parte do processo fisiológico normal do tratamento, e você pode ficar tranquilo(a) quanto a isso.
A absorção intestinal do ferro possui limites fisiológicos naturais. Aumentar a dose não resulta em maior aproveitamento pelo organismo - pelo contrário, pode intensificar alguns efeitos adversos como desconforto abdominal, náuseas e mal-estar, constipação ou diarreia e intolerância gastrointestinal. Para esse tipo de problema, aí sim temos estudos que mostram que doses menores ou administração em dias alternados frequentemente proporcionam melhor absorção e tolerabilidade, otimizando os resultados terapêuticos.
Importante: O escurecimento das fezes, isoladamente, nunca é indicação para ajuste de dose.
Para qualquer dúvida sobre seu tratamento ou necessidade de reavaliação, é fundamental manter diálogo aberto com seu médico assistente, que poderá personalizar a abordagem terapêutica conforme suas necessidades individuais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Valmir Machado de Melo Filho
Médico clínico geral, Geriatra
São Paulo
Não, a presença de fezes escuras faz parte do tratamento e não quer dizer que este está sendo ineficiente. Mas hoje em dia, sabe-se que o uso do ferro em dias alternados, é mais eficaz na sua absorção intestinal do que ele realizado diariamente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.