Quando devo suspeitar que posso ter TDAH?

9 respostas
Quando devo suspeitar que posso ter TDAH?
Oi, são sintomas do TDAH quando a pessoa tem dificuldade de se concentrar, não consegue manter a atenção em algo ou alguém por muito tempo, possui um comportamento de inquietação e/ou irritabilidade, entre outras características.
Se você se identifica tendo essas características é aconselhável procurar um profissional psiquiatra ou psicólogo para que este possa lhe diagnosticar e orientar corretamente quanto às características que apresenta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Às queixas que podem levar ao entendimento de que alguém tem TDAH são relativos a incapacidade em manter a concentração, irritabilidade em situações que demandam atenção, dentre outros.

Vale lembrar que os mesmos sintomas que se relacionam ao TDAH podem estar presentes em outros transtornos.

Nesse sentido, o melhor seria procurar um especialista para te auxiliar a compreender melhor as suas dificuldades.

Se tiver mais dúvidas, fico à sua disposição.
Boa tarde.A pessoa com TDAH apresenta dificuldades de concentração ,inquietação ,irritabilidade ,dificuldades de aprendizado desde a infância e relacionadas a várias situações do cotidiano.O diagnóstico é feito através de consulta médica com neurologista ou psiquiatra,além de avaliação com neuropsicólogo.Ou seja ,o ideal é uma consulta médica para avaliar minuciosamente o caso .
Prezado!
A partir do momento que começar a prejudicá-lo em sua vida diária.
Procure um neuropsicólogo para investigar todas as funções cognitivas cerebais através das baterias específicas e terá o diagnóstico preciso e seus encaminhamentos.
Atenciosamente!
Você pode apresentar cansaço por esforço mental ao estudar ou concentrar, agitação inquietante ou não, alguns tem intolerâncias, varia entre pessoas . Em alguns momentos pode se concentrar mais, ora menos de acordo com o interesse.
Pode ser avaliado com psicodiagnóstico clínico do psicólogo.
Trata-se para aproveitar melhor seu potencial.
Olá. É preciso perceber um sofrimento no que tange a concentração. Manter um determinado foco é totalmente inquietante para o sujeito. As funções executivas ( memória de trabalho, atenção e percepção sofrem maiores prejuízos. Para um diagnóstico mais preciso é necessário procurar um neuropsicologo para que seja feita uma avaliação com testagem padronizada. Lembrando que muitos critérios que se encontram no transtorno de ansiedade aparecem nas condições de TDAH ou TDA. Só uma avaliação minuciosa trará ao sujeito um esclarecimento. Abraços
O TDAH caracteriza-se pela dificuldade de concentração e foco em um determinado assunto por um determinado tempo. É importante saber se isso é uma coisa constante em sua vida, ou se apenas em momentos de estresse e cansaco, o que pode ser momentâneo, temporário. Mas acredito que o mais importante é saber se isso está prejudicando sua vida e o quanto. Para o TDAH é excelente a meditação e o Yôga. Também recomendo análise ou terapia.
Os sintomas mais característicos de quem tem o funcionamento mental acelerado são: atenção seletiva, impulsividade e hiperatividade mental e/ou física.

Sujeitos com esta condição são muitas vezes perfeccionistas e criativos, e, no consultório, se queixam de cansaço e baixa autoestima.

Quando os sintomas são vários, intensos e frequentes causando disfuncionalidade e/ou sofrimento nos âmbitos seja afetivo, familiar, profissional, acadêmico ou social é necessário buscar ajuda especializada de um(a) psicólogo(a) e médico(a) para diagnóstico.

Se a suspeita se confirmar, o portador deverá submeter-se a um tratamento psicológico e/ou medicamentoso que reduza de forma significativa o grau de incômodo apresentado.

Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
Os sintomas de TDAH envolvem sintomas de desatenção, Inquietude, hiperatividade e impulsividade, prejuízo escolar ou no trabalho por conta da falta de foco, alta dissociabilidade, irritabilidade, agressividade verbal e até física. O diagnóstico deve ser feito por psiquiatra através de consulta médica e avaliação neuropsicológica.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.